domingo, 26 de janeiro de 2020

O PACTO DA LETARGIA O NOVO LIVRO - DE MIGUELANXO PRADO


O PACTO DA LETARGIA
O NOVO LIVRO 
DE MIGUELANXO PRADO 



O Pacto da Letargia
Miguelanxo Prado
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 104, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-54171-8-6
PVP: 24,90€ 

Um jovem assistente universitário encontra por acaso algumas notas de um professor aposentado que parecem remeter para uma antiga ordem de anjos e demónios e para um tríscelo envolto em mistério.

É este o ponto de partida para que Miguelanxo Prado construa uma história que nos faz questionar o frágil equilíbrio entre o homem e a natureza: uma fragilidade exagerada para o insaciável apetite da humanidade pelo poder e pela auto-satisfação.

Uma viagem por um mundo de mistério e magia, enquanto antigos poderes ocultos procuram recuperar a harmonia na Terra. Mas, como em todos os equilíbrios de forças, existem factores que os podem alterar – especialmente quando a própria humanidade é vista como uma ameaça.

Através da sua reconhecida e premiada arte, Miguelanxo Prado apresenta-nos uma visão própria da natureza do ser humano e do seu impacto sobre o
nosso planeta.

Miguelanxo Prado nasceu em La Coruña (Espanha), em 1958. Enquanto estudante de arquitetura, publicou o seu primeiro trabalho de banda desenhada no fanzine ‘Xofre’. Colaborou na década de 80 com diversas publicações e revistas espanholas como ‘Creepy’, ‘Comix Internacional’, ‘Zona 84’, ‘El Jueves’, ‘Cairo’ e ‘Cimoc’. Estes trabalhos viriam posteriormente a ser compilados em álbum. Tendo por base um herói radiofónico, constrói com Fernando Luna o detctive privado Manuel Montano. Publicada pela primeira vez na revista ‘Cairo’ , e posteriormente em álbum com o título “O Manancial da Noite”, seria com esta comédia policial que Prado viria a obter o seu primeiro ‘Alph’Art para Melhor Álbum Estrangeiro’ no Festival Internacional de Angoulême, em 1991. Mas foi com "Traço de Giz" (1992), uma experiência de uma realidade impossível, com narrativa intimista e coloração magnífica, que Prado alcançou o maior reconhecimento pelo seu trabalho, obtendo um segundo ‘Alph’Art’ (1994) e inúmeros prémios a nível internacional.

Miguelanxo Prado

Das suas inúmeras obras, espalhadas entre outras, pela ilustração, pintura ou cinema de animação, destacamos “Carta de Lisboa” (obra de 1995, que em Portugal conheceu 3 versões bilingues), a qual resulta de uma viagem a Portugal com o escritor Éric Sarner, a adaptação a BD de “Pedro e o Lobo” de Prokofiev (1996), ou, em 1996, a ilustração do livro “A Lei do Amor” de Laura Esquível. Refira-se ainda, em 1998, uma participação na série animada ‘Men in Black’, para a qual desenhou os personagens.

Em 2003, colaborou com Neil Gaiman em “The Sandman: Endless Nights – Dream: The Heart of a Star”. O seu filme de animação ‘De Profundis’, no qual trabalhou durante quatro anos, estreou em 2007 e foi seleccionado para os prémios Goya.

Prado é desde 1998 director do Salão de BD “Viñetas desde el Atlântico” (A Coruña) e em 2009, ingressa na Real Academia Galega de Belas Artes.

A sua banda desenhada ‘Ardalén’, publicada em 2012, volta a granjear-lhe vários prémios. Ardalén é, até à data, a sua obra mais extensa e, segundo o próprio, “é uma história sobre a memória pessoal. A memória como essência da nossa existência, da percepção da nossa própria vida.”

“O Pacto da Letargia” (2020), cuja edição portuguesa da Ala dos Livros é publicada simultaneamente com a edição francesa, é a sua mais recente obra de BD.

VER TAMBÉM ENTREVISTA COM MIGUELANXO PRADO – NO BLOGUE BANDAS DESENHADAS conduzida por Nuno Pereira de Sousa – AQUI: https://bandasdesenhadas.com/2020/01/21/entrevista-a-miguelanxo-prado-o-pacto-da-letargia/


INTRODUÇÃO –  AS PRIMEIRAS PÁGINAS:









Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page