domingo, 5 de janeiro de 2020

429º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – RESTAURANTE “CINDERELA” – 7 JANEIRO 2020


429º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
RESTAURANTE “CINDERELA”
7 JANEIRO 2020 

Por motivos de obras na cozinha da Casa do Alentejo a Tertúlia BD de 7 de Janeiro ocorrerá no restaurante A Cinderela.
Av. das Forças Armadas 22, 1600-082 Lisboa (em frente da entrada da antiga Feira Popular).
O jantar será buffet (é bom e recomenda-se) e o valor por pessoa 15.50 euros.





O Convidado Especial este mês é o Juan dos Burgos e o doutor Pedro Mota vai apresentar "Os Desanimados" o seu livro de BD mais recente.

Juan dos Burgos

Tive meus primeiros contactos com o universo das BDs com os “Gibis” do Maurício de Sousa e Disney, quando de férias passava semanas a visitar tios e avós; um excelente passatempo para uma época sem internet, videojogos e poucas opções de canais televisivos à disposição. Já à essa época lia as escondidas as edições de Conan, o bárbaro da colecção de meu tio, onde fiquei fascinado pela temática e desenhos a preto e branco.

Apenas por volta dos 15 anos, quando tomei conhecimento da existência dos mutantes X-Men e Tartarugas Ninjas, tornei-me um leitor aficionado e comecei a sonhar em tornar aquela fantasia um ofício. Não escapei do período praxe de copiar a arte dos painéis que mais agradavam e por sequência arriscar minhas próprias composições e meus próprios personagens.

Escolhi obviamente ingressar em um curso ligado ao desenho e criatividade, o que levou-me também a ter contacto com o universo dos fanzines, autores independentes e festivais; onde foi possível por fim realizar o sonho de ver meus desenhos publicados. Assim, a conjugação do universo académico e dos fanzines foram fundamentais para meu desenvolvimento profissional e pessoal.

Esta foi a bagagem que levei para o Festival de Amadora de 2016, onde tive o prazer de conhecer meu atual editor Bruno Caetano e sua chancela Comic Heart onde publiquei “Tequila Shots”, meu primeiro livro em Portugal. 


MOTA

Nasceu em Lisboa, em 1969. Assina Pedro Mota quando escreve e Mota quando desenha.

No jornal regional Notícias da Amadora, publicou, entre 2 de fevereiro de 1995 e abril de 2000, a BD “A Ave Rara”, de que foi o criador (2 meias-pranchas por número). Em 1997, recebeu o 2º prémio do concurso de banda desenhada promovido pelo Festival Internacional de BD da Amadora.

Publicou BD em diversas revistas e fanzines, a solo ou em colaboração com Pedro Potier, Miguel Imbiriba Jr. ou Álvaro. Em 2015, pelas edições Insónia, publicou o mini-álbum “Ave Rara”, que recolhe algumas das histórias originalmente publicadas no jornal Notícias da Amadora. Integrou exposições coletivas na Amadora e em Beja.

Como especialista, participou em diversas iniciativas, na área da banda desenhada, do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA / Amadora BD), Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, BD Fórum, Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, Encontros de BD de Santo Tirso e Bedeteca da Amadora, com destaque para a apresentação de (e entrevistas públicas a) autores de BD, a elaboração de textos e o comissariado de exposições. Em co-autoria com Maria Teresa Guilherme Santos, publicou o livro “A Linguagem da BD” (edição da CMA/CNBDI). Publicou textos sobre BD em diversos catálogos, em sítios na Internet, em jornais e revistas, e nos livros “Alan Moore – Portrait of an Extraordinary Gentleman” (com André Carrilho, também com edição italiana e espanhola), “Movimento Perpétuo – BD para Carlos Paredes”, “Palavras para Quê? 2” e “A Cidade dos Espelhos”. Em 1999, fundou a APARTE – Academia Portuguesa de Arte Sequencial, associação de facto de autores de BD. Entre 2004 e 2005, coordenou uma equipa de trabalho que avaliou a possibilidade de criação de uma associação de autores de BD, cartoon, caricatura e cinema de animação. Entre 2015 e 2019, foi presidente da direção do Clube Português de Banda Desenhada.

Em 2016, um jogo uniu o mundo real ao mundo virtual. Foi o início do fim de todas as fronteiras entre diferentes dimensões.
Num primeiro momento, as criaturas imaginárias tornaram-se virtuais.
Pouco tempo depois, começaram a invadir o nosso mundo.
Numa primeira vaga, vieram as personagens mais secundárias e esquecidas, à procura de encontrar melhores condições na vida real.
Chamaram-lhes
OS DESANIMADOS

Os Desanimados é um álbum de BD, da autoria de Mota. Auto-edição, indisponível no mercado comercial, apareceu em dezembro de 2019, para assinalar os 50 anos do autor.





Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page