segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

ANGOLA JANGA de Marcelo D’Salete UMA BANDA DESENHADA COM AS MARCAS DA NOSSA VIOLÊNCIA



ANGOLA JANGA
de Marcelo D’Salete 

UMA BANDA DESENHADA 
COM AS MARCAS DA NOSSA VIOLÊNCIA 

Sobre Angola Janga já foi publicado no Kuentro, em 15 de Julho de 2019, o BDpress #503, com o recorte de um artigo de João Ramalho Santos, publicado no JL 

Livro de banda desenhada, Angola Janga de Marcelo D' Salete resgata a epopeia dos quilombos de Palpares para iluminar o desejo de liberdade de homens e mulheres. Contra aqueles que os escravizaram no Brasil.


BDpress #526 Recorte do artigo publicado no suplemento Ípsilon do jornal Público de 10/01/2020

Texto de José Marmeleira

Há quatro anos, no Ípsilon, escreveu-se que Cumbe de Marcelo D' Salete (São Paulo, 1979), enfrentava, com a ficção, o regime esclavagista do Brasil do século XVII. Em quatro contos de banda desenhada – recordam-se? –, encontrávamos personagens de uma fragilidade digna, acções e acontecimentos sublimados nas elipses, diálogos que, ameaçados pela crueldade e pela morte, se liam à beira do silêncio. Sobre Angola Janga (edições Polvo) seria pertinente dizer algo semelhante. Lançado em Novembro passado, no Festival de Banda Desenhada da Amadora, conta histórias que ficaram por contar do mesmo período histórico. A diferença reside no encontro assumido pelo autor com a História e no fôlego daí exigido.

Mais de 400 páginas que reinterpretam e re-imaginam os factos na formação dos quilombos de Palmares no Nordeste do Brasil, quando os escravos africanos, em busca de um território de liberdade, resistiram às forças portuguesas. Marcelo D'Salete, vencedor em 2018 de um Prémio Eisner, recorda ao Ípsilon o momento em que se confrontou com uma narrativa de traços épicos e trágicos.

"Em 2004, fiz, na cidade de São Paulo, um curso de História do Brasil com o historiador Petrônio Domingues.

Era muito focado na experiência diaspórica negra e um dos capítulos era precisamente sobre Palmares. Encantei-me pela história e comecei a ler tudo o que havia sobre ela, até que, dois anos depois, concluí: é possível fazer um livro de banda desenhada sobre os quilombos".

Conceber um argumento e aprofundar a leitura da historiografia, para lá das fontes mais conhecidas, foram os passos seguintes. "Comecei a perceber o que representou o quilombo no século XVII no Nordeste brasileiro, no contexto colonial, mas também quis conhecer as culturas, as línguas, as crenças religiosas daqueles povos trazidos à força da região de Angola e do Congo para o Brasil. Queria formar um mosaico do que teria sido Palmares".

E o que foi na Palmares? "Uma grande saga na História do Brasil", responde o artista. "Uma auto-organização de grupos negros que tinham sido escravizados e levados para região da capitania de Pernambuco, forçados a trabalhar nos engenhos do açúcar 14 horas por dia, durante seis ou mais dias por semana.

A esperança média de vida da população escravizada era de 19 anos", sublinha. "A colonização com a escravatura sobreviveu a partir de vários elementos, mas um dos principais foi a sua violência".


Uma narrativa colectiva

Esta realidade levou a que muitos africanos resistissem e criassem em zonas de mata cerrada, longe das vilas, comunidade autónoma e auto suficientes: os mocambos ou quilombos.

"Os primeiros registos de fugas são de 1597 e as primeiras investidas dos luso-brasileiros contra os palmaristas acontecem em 1610. Não conseguem destruí-los. E os palmares vão-se multiplicando".

Anos mais tarde, em plena união ibérica, os holandeses invadem várias regiões do Brasil, incluindo Pernambuco e Recife, e "muitos escravos fogem das fazendas em direcção à serra, fazendo com que os quilombos crescessem ainda mais. Quando os holandeses saem do Brasil em 1650-55, a repressão volta a intensificar-se".

Nesse período, o conjunto de quilombos da região era conhecido como Angola Janga (pequena Angola).

"Correspondia a uma região grande da serra, cerca de 100 km.
Não era apenas um quilombo, mas mais de 10 articulados entre si. No início muito atomizados, vão ficando cada vez mais interligados. Sobreviveram durante muito tempo num vasto território, num terreno hostil, usando a técnica da guerra do mato.

Conseguiram muitas vitórias, quando eram atacados por grupos de 100, 200 soldados, no máximo de dois em dois anos".

Depois de Cumbe, Marcelo D' Salete (São Paulo, 1979) volta a enfrentar, com a ficção, o regime esclavagista do Brasil do século XVII: Angola Janga.

Em Angola Janga desenrolam-se eventos como poderiam ter acontecido, mas de um ponto de vista que privilegia os vencidos. "Grande parte dos testemunhos históricos sobre Palmares são de soldados portugueses.


Procurei imaginar o que foram os quilombos a partir daqueles que os habitaram, recorrendo a outras fontes e às culturas tradicionais de Angola".

Nesse processo, Marcelo D' Salete deu-se conta da marginalidade da narrativa dentro da História do Brasil: "Era vista como protagonizada por corsários, bandidos, marginais. Quem a vai reabilitar é o meio académico e grupos de escritores e intelectuais negros, imaginando o que era a vida dentro de Palmares. Foi o que também tentei fazer, usando a ficção e a banda desenhada, que é um meio de que gosto muito".

Duas estratégias separam Angola Janga não apenas dos livros históricos, mas também das obras que abundam na literatura e que encontramos no cinema (por exemplo, em Quilombo, de Cacá Diegues, filme de 1984), bem como noutros livros de banda desenhada. "[Em Angola Janga] eliminei um pouco o texto, queria que a leitura fosse mais imersiva, com uma maior dinâmica visual.

A narrativa devia ser construída através da visualidade e da diversidade de personagens de Palmares.
Porque há figuras que não aparecem ou aparecem pouco nos outros trabalhos".

O herói de Angola Janga é Zumbi, figura que geralmente as pessoas evocam quando de se fala dos quilombos do Brasil e um dos últimos líderes de Macaco, a capital de Palmares, mas não é propriamente o protagonista. Por assim dizer, há uma pluralidade de personagens que conduzem o leitor para singularidade de cada drama.

"Tentei desvincular-me da figura de Zumbi, tanto que uma das personagens mais importantes é um dos seus braços direitos, o mulato Antônio Soares. Quis pensar em Palmares como narrativa colectiva. Existem estudos que falam de 10 a 30 mil pessoas a viver na região. Só em Macaco terão vivido seis mil. Recife tinha, na época, à volta de 8 mil. Era quase um outro reino."

O direito às histórias 


Zumbi (baptizado Francisco), Antônio Soares, Ganga Zona, Ganga Zomba, Dara, Andala, as índias Avaré e Karií, os paulistas Domingos Jorge Velho e André Furtado. Vencedores e vencidos, quase todos se cruzam na teia que Marcelo D' Salete compôs, sensível às paixões e circunstâncias que influenciam a conduta de cada um. Joaquim, por exemplo, é um jovem brasileiro que, vendo-se órfão, adere à causa de Palmares enquanto a brutalidade de Domingos Jorge Velho esconde sentimentos humanos que infelizmente não consegue ressuscitar. Embora o leitor identifique os algozes e as vítimas, os primeiros não são demonizados.

"Sim, tentei não fazer isso, mas foi difícil", desabafa Marcelo.

"Domingos Jorge Velho foi um dos principais responsáveis pela destruição do quilombo de Palmares. Uma figura muito ambígua. Nasceu em São Paulo, de onde saiu para destruir, no Nordeste, os palmaristas, e, principalmente, para fazer guerra aos índios, que conhecia bem. Certas fontes sugerem que seria um mestiço, que sabia falar guarani. Integrou os bandeirantes que foram e ainda são muito romanceados. Eram uma verdadeira tropa de choque."

A brutalidade dos soldados e dos bandeirantes e a violência dos combates aparecem em Angola Janga, mas não de modo explícito ou gráfico.

Intuem-se, imaginam-se entre as vinhetas. Mais do que a violência são as vítimas das violências (os mortos, os mutilados) que o artista representa.

"Quis explorar a violência pela ausência, pela ideia de elipse. É uma história de guerra, sabemos que está ali, mas não é mostrada em detalhes, visualmente. Faz parte do contexto e isso, às vezes, também, é muito violento. Sugerir pode ser tão terrível quanto mostrar".

Falou-se de fontes históricas. E a BD? Miguelanxo Prado, Peter Kuper, Katsuhiro Otomo, Frank Miller e Hugo Pratt foram referências. Encontramo-los no uso do preto e branco, na multiplicidade de perspectivas, na dinâmica visual das cenas de acção, na exploração poética de símbolos e marcas, como os que nos corpos assinalam sentidos opostos.

"É curioso que refira isso, porque há dois tipos de marcas. Aquelas que identificam um grupo ou uma cultura, com os seus rituais, como as de Isoenga ou de Zumbi, e as que identificam o escravizado e a violência que lhe foi infligida". Umas não se confundem com outras, mas persistem no Brasil contemporâneo.

"Ainda hoje, certos sectores continuam a tentar destruir a história de Palmares. Dizem que foi um refúgio de bandidos. Há algo de novo nisso?

Não, na verdade esse é o discurso colonial do século XIX que reafirma a colonização brasileira como mais tranquila que as outras, quando na verdade não foi. Foi violenta e houve grupos que se opuserem a ela. E persiste até hoje. É directa, conduzida pelo Estado, sobre os corpos negros e índios, e simbólica, pois não dá o direito a esses grupos de terem uma história, para além da oficial e colonial.

Nega-lhes as suas narrativas. E dessa perspectiva, que foi a do Ocidente, os grupos que não tem uma história e uma cultura podem ser violentados, dominados".


Angola Janga, com as suas personagens e enredos, rejeita essa ausência, trazendo para a BD que o foi tomado obscuro. Com um fim que é uma continuação, aberta pela ficção, para o futuro. Afinal, a luta de Angola Janga talvez não tenha ainda terminado.

"A colonização brasileira persiste até hoje. E directa, conduzida pelo Estado, sobre os corpos negros e índios, e simbólica, pois não dá o direito a esses grupos deterem uma história. para além da oficial e colonial".

Miguelanxo Prado, Peter Kuper, Katsuhiro Otomo, Frank Miller e Hugo Pratt foram referências. Encontramo-los no uso do preto e branco, na multiplicidade de perspectivas, na dinâmica visual das cenas de acção, na exploração poética de símbolos e marcas, como aqueles que nos corpos assinalam sentidos opostos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page