sexta-feira, 10 de agosto de 2012

BDpress # 363: ARRANCA HOJE O IX LUANDA CARTOON 2012 + INICIA-SE AMANHÃ A EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM A FRANCO CAPRIOLI EM VISEU



LUANDA CARTOON ABRE HOJE
COM MOSTRA DE CARICATURAS 

Adriano de Melo 

Jornal de Angola, 10 Agosto 2012 

O Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, Luanda Cartoon 2012, arranca hoje, às 19h00, no Belas Shopping, em Luanda, com uma exposição de cartoons e caricaturas.

O festival, que decorre até ao dia 24, criou este ano maior abertura aos autores de outros países, convidando sete cartoonistas internacionais para apresentarem, através das obras, cenas dos seus quotidianos e caricaturas de pessoas públicas.

Este ano, segundo o cartoonista Lindomar Sousa, o festival conta com a presença inédita de autores africanos, com realce para Zorito, de Moçambique, e Jérémie Sing, da República Democrática do Congo, que abrem o festival para o resto do continente. 

Outra presença internacional de realce é a do famoso autor franco-brasileiro Eduardo Pinto Barbier, desenhador e editor da revista “A Boca do Mundo”, que recebe trabalhos de autores de todo o mundo e os divulga em festivais. O cartoonista chegou ontem a Luanda. Entre o programa das actividades dos criadores internacionais convidados destacam-se lançamentos de livros de banda desenhada e várias maratonas de criação de caricaturas ao vivo, de forma a transmitirem os seus conhecimentos aos jovens talentos nacionais.
Na grelha de artistas nacionais, destacam-se Horácio Dá Mesquita e Abraão Eba, o cartoonista com mais de 22 anos de carreira que é o homenageado nesta edição. Além destes, foram ainda convidados os cartoonistas Nelo Tumbula, Hermenegildo Pimentel, Horácio Gilberto, Zix Comics, Machai, Altino Chindele, Vává, Armando Pululo, Carnott, Gabito, Olímpio de Sousa e Tché Gourgel. “São, no total, 30 autores angolanos que vão expor os seus trabalhos ao longo do festival e 11 estrangeiros. Pela primeira vez temos também dois países africanos a participar na actividade: Moçambique e a República Democrática do Congo”, esclareceu Lindomar Sousa. A escolha do Belas Shopping para a exposição deveu-se, especialmente, ao facto de ser um lugar amplo, onde a organização do festival vai poder expor à vontade os trabalhos de banda desenhada nacionais e os autores aumentarem, sem dificuldades, as suas possibilidades de intercâmbio com o público e com potenciais parceiros. 

Presentes no Festival estarão também os autores Eduardo Barbier (França), Hugo Teixeira, João Mascarenhas, João Amaral, Nuno Saraiva e Teresa Pestana (Portugal) e Makhmud Eshonkulov (Uzbequistão).

“É uma forma de facilitarmos a proximidade entre os criadores e o público. Como as pessoas ainda não têm o hábito de ir às galerias, esta actividade, com entrada livre, vai permitir aos autores irem ao encontro dos visitantes. Teremos ainda sessões de caricaturas amanhã e domingo, das 15h00 às 18h00”, adiantou.

Na visão de Lindomar Sousa, um dos principais promotores do evento, o festival é a grande montra da banda desenhada angolana, onde os autores podem encontrar-se, falar dos seus projectos e apresentarem-nos a possíveis patrocinadores. 


 Corrigi o texto do Jornal de Angola (onde se lê "autores" estava a palavra "artistas") porque já enjoa esta cretinice (americanista) de chamarem "artistas" aos autores de BD. Mas aqui no cartaz com os nomes dos ditos, deixei ficar, só para se aperceberem do ridículo dessa palavra no contexto da banda desenhada - parece o anúncio de um espectáculo de "variedades" musicais e não de BD, ou não vos parece? Quem escreve sobre BD em Angola deveria corrigir esta questão antes que toda a gente se habitue a tratar os autores como se fossem os "artistas da rádio, TV e disco"...



 Aspecto da exposição de caricatura no Belas Shopping do ano passado e, em baixo, aspecto do interior daquele shopping.



_______________________________________________________

AMANHÃ INAUGURA A EXPOSIÇÃO
DE HOMENAGEM A FANCO CAPRIOLI PELO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO 
EM VISEU 

A exposição que esteve em Moura em Junho/Julho é inaugurada amanhã em Viseu.



_______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page