quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CAMPANHA ELEITORAL – BLOGUES DO ANO 2012


BLOGUES DO ANO 2012

Não me recordava já que o site Aventar havia organizado, no ano passado, um consurso de blogues para apurar o “Blogue do Ano”. Este ano volta a fazê-lo e, para ser sincero, soube disso pela “campanha eleitoral” do Nuno Amado e do Pedro Cleto nos respectivos blogues. Acabei por inscrever o Kuentro (Kuentro2 – o blogue do BDjornal) já no prazo dos atrasados, depois de começarem as votações para a primeira fase.

Não que esta coisa de escolher “Blogues do Ano”, ou qualquer outra do género, seja relevante, senão apenas, como os próprios organizadores dizem no Aventar, pelo objectivo de promover e divulgar o que de mais interessante se faz na blogosfera portuguesa e de língua portuguesa, e demonstrando a sua diversidade.

As votações estão distribuídas por 4 “urnas”, sendo que as duas primeiras agrupam os blogues por 20 categorias na primeira (de “Actualidade política – blog colectivo” a “Erotismo") e 21 na segunda (de “Escolares e jornais de escola” a “Transportes”), contendo a 3ª “urna” os candidatos a “Blog Revelação” e a 4ª os candidatos a “Blogger do Ano”.

O concurso é organizado em duas fases de apuramento, sendo a primeira aberta a todos os que queiram participar, com votações até dia 19 de Janeiro e a segunda constituída pelos 5 mais votados de cada categoria. Os resultados da votação podem ir sendo acompanhados, clicando em “View Results” no final de cada “urna” ao lado do botão “Vote”.

Devo chamar a atenção para o ponto 2 da secção Regras, do Regulamento: Cada leitor pode votar em todas as categorias a concurso, em cada categoria uma vez. O controlo da votação é o do WordPress/PollDaddy , impedindo a repetição do uso do mesmo IP no espaço de 24h. Sim, toda a gente pode votar uma vez por dia.

É uma “regra” curiosa e que retira alguma, se não mesmo toda, a relevância que o concurso possa ter. Também nada diz se o próprio pode votar no seu próprio blogue. Portanto, tendo 3 ou 4 computadores em casa, pode-se votar 3 ou 4 vezes por dia...

Refira-se já agora, que a Categoria Banda Desenhada se encontra bem recheada por 28 blogues, embora lá faltem bastantes para o universo bloguista português da BD estar todo representado.

Como curiosidade e... protesto, da nossa parte, o Kuentro aparece mal grafado na “urna” da Categoria Banda Desenhada: “Kentro2 – o blogue do BDjornal” – será que o nome correcto do blogue sofreu algum tipo de “sensura prévia”?

Podem aceder AQUI ao Aventar. Basta clicar no círculo branco à esquerda de cada título e depois em “Vote” no final da caixa de Categoria.


__________________________________________________________________

____    ____    ____

2 comentários:

  1. Olá Machado
    A minha "campanha" teve como objectivo a criação da categoria BD neste concurso e que passe a ser uma categoria Oficial para sempre. A BD é sempre esquecida neste tipo de coisas e de uma vez por todas há que lhe dar a visibilidade que merece. Houve bloggers que na altura crítica (um dos organizadores disse-me que abriria a categoria se houvesse pelo menos 7 blogues) não compreenderam a boa divulgação que isto iria originar e que resumiram aquilo a uma competição de "pilas", recusando-se a participar com os seus blogues alegando que não precisam daquilo, que apenas servia para alimentar umbigos... também ouvi essa. Felizmente não foram muitos e os amantes da BD que têm blogue aderiram e provaram aquela gente que a BD até tem bastante representação na internet! O organizador até ficou admirado com o tamanho da lista (das maiores do concurso).
    É uma excelente divulgação, descobri 4 blogues de BD que não conhecia e estou farto de visitar outros blogues noutras categorias que estão lá listados.
    Só por isto já valeu muito a pena! Pena que outros não o entendam.
    Quanto à votação... bem se tiveres 4 computadores em casa continuas a só poderes votar uma vez visto que o IP é o mesmo. Na minha empresa deve haver mais de 10 mil computadores e eu só consigo votar uma vez!
    :P
    A questão das se poder votar a cada 24 horas deve ser para compensar as pessoas que têm IP fixo (a maior parte) em relação aquelas que têm IP dinâmico... estes sim conseguiriam votar mais vezes, pois quando desligam o PC e ligam novamente o IP pode já ter mudado! Assim fica tudo em pé de igualdade. (Mais ou menos...) lol

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, eu sabia – mais ou menos – que tinhas lançado essa “campanha” (sim, eu de vez em quando também leio o teu blogue) e percebi logo que a coisa tinha de ser mesmo aproveitada, no sentido em que tu o dizes. Daí ter inscrito logo o Kuentro (com Kapa U e não Kentro como eles lá puseram) no prazo dos “atrasados”. Mas claro que todos nós sabemos que há os elitistas esquisitos – o que é um bocado estúpido num veículo da cultura popular como o é a BD. A coisa até está bem construída, porque dá a possibilidade de se poder apreciar o blogue, linkando no título, o que é excelente. Também descobri coisas que desconhecia e se calhar, haverá muita gente a quem isso vai acontecer, o que serve perfeitamente o propósito da divulgação.
      E essa questão de se poder votar todos os dias acaba por ser irrelevante.

      Um abraço,

      Eliminar

 
Locations of visitors to this page