segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TERTÚLIA BD DE LISBOA – ANO XXVII - 343º ENCONTRO DE 1 DE JANEIRO DE 2013



TERTÚLIA BD DE LISBOA – ANO XXVII
343º ENCONTRO
1 DE JANEIRO DE 2013

Ora bem, se o extemporâneo Encontro especial da Tertúlia do Fim-do-Mundo, de 21 de Dezembro, correu bem – em número de tertulianos, chegando aos 38 convivas – já o Encontro normal seguinte, de 1 de Janeiro de 2013, correu francamente mal. Para mais, tratando-se de uma homenagem a esse grande e prolífico autor da banda desenhada portuguesa, Eduardo Teixeira Coelho, assinalando-se o 8º ano da sua morte. Este Encontro de 1 de Janeiro teve apenas a presença de indefectíveis onze convivas e, assinale-se, nem a filha do Homenageado compareceu. Obviamente que, em tempos de crise e coincidindo este Encontro com o primeiro dia do ano (embora já tenha havido outros na mesma data que correram francamente bem), realizar dois Encontros com dez dias de intervalo, foi um bocado arriscado. Embora tempos houve em que se realizava uma Tertúlia de Natal – a meio de Dezembro – onde havia sempre muitos tertulianos presentes e não falhava ninguém ao primeiro Encontro do ano seguinte. Mas os tempos eram outros, ainda sem os credores internacionais a apertarem as carteiras de – quase – toda a gente.

Mas pronto, a coisa fez-se, o convívio, reduzido, realizou-se e a homenagem, mesmo à míngua de participantes, não deixou de se assinalar. E, coisa inédita, o próprio Geraldes Lino teve tempo para jantar...

_______________________________________________________________

EDUARDO TEIXEIRA COELHO VAI SER ALVO DE UMA HOMENAGEM PÓSTUMA NA TERTÚLIA BD DE LISBOA, NO DIA 1 DE JANEIRO DE 2013, COM A PRESENÇA DE SUA FILHA MARINA TEIXEIRA COELHO

Eduardo Teixeira Coelho no Monumento aos Descobrimentos em Belém, por altura do lançamento do seu livro A Arte de Bem Navegar, lançamento este integrado no XI FIBDA'2000,
De costas em primeiro plano, podem ver-se A. Dias de Deus e Leonardo De Sá

Autor de BD de prestígio internacional, Eduardo Teixeira Coelho (nascido em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, a 4 de Janeiro de 1919, falecido em Florença, Itália, em 31 de Maio de 2005) foi galardoado no estrangeiro e em Portugal como reconhecimento da qualidade excepcional na generalidade da sua participação na banda desenhada. 

Em Itália, quando já residia em Florença, foi distinguido em 1973 com o troféu Yellow Kid pelo júri do Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Illustrazione, de Lucca (Itália), o evento de BD pioneiro na Europa.

A partir dessa primeira distinção, Eduardo Teixeira Coelho (ou Eduardo Coelho, ou E.T.Coelho, ou simplesmente ETC) teve o seu talento também reconhecido em França (onde em muitas bandas desenhadas para a revista Vaillant usou o pseudónimo Martin Sièvre) em que foi nomeado no Festival International de Bande Dessinée d'Angoulême para atribuição, no ano de 2005, do prémio "Património da BD".

Em Portugal, em 1986, foi galardoado com o troféu "O Mosquito" pelo Clube Português de Banda Desenhada (Lisboa), e em 2005 foi-lhe atribuído o Prémio Especial pelo portal de internet Central Comics (Porto).

Em 2013, em Janeiro, mês do seu nascimento, é-lhe atribuído o Diploma de Honra, a título póstumo, pela Tertúlia BD de Lisboa, galardão entregue a sua filha Marina Teixeira Coelho.

Texto de Geraldes Lino in "Divulgando Banda Desenhada"

Assim como as imagens que se seguem: as páginas do Catálogo do XVI Festival Internacional de BD da Amadora, de 2005, com um texto de Geraldes Lino sobre Eduardo Teixeira Coelho.


Para se poder ler o texto das imagens, recomendamos que se clique em cima das mesmas e, quando estas abrirem no visualizador do blogue, se clique de novo em cima da imagem, com o botão direito do rato, escolhendo a opção “abrir imagem num novo separador”. Aí pode ser usada a lupa para ampliar mais as imagens. Mas atenção que o novo separador abre por trás dos outros – ver a barra no topo do monitor.


Na sequência da foto anterior, aqui, Eduardo Teixeira Coelho fala com Pedro Massano, na presença de José Ruy...
_________________________________________________

AS FOTOS

 Este 343º Encontro da TBDL resumiu-se portanto ao que se vê nesta foto!
Nem a capicua da numeração de Encontros ajudou...

Fernando Martins, Helder Jotta e António Isidro

 Sá-Chaves, Pedro Bouça e Carlos Moreno

  
E cá está, Geraldes Lino, numa imagem inédita na Tertúlia, a... jantar...
Da esquerda para a direita: Álvaro, Pedro Massano, Geraldes Lino e Inês Ramos
O 11º tertuliano - que obviamente não se vislumbra nas fotos - foi este fotógrafo, ao vosso serviço.

Enfim... tanta carniça desperdiçada...

_______________________________________________________________

2 comentários:

  1. Eu Cristina Teixeira Coelho, sou a filha do segundo casamento de meu pai ETC. Vivo em Florença e estou muito triste ao ler que o certificado não foi retirado da minha irmã e ainda mais pena de não ter conhecido. Eu ficaria muito grata se eu poderia conseguir uma cópia para guardar com o material do meu pai.
    Agradecendo a manter viva a sua memória
    saudações
    Cristina Teixeira Coelho
    lemongreenhouse@virgilio.it

    ResponderEliminar
  2. Cristina Teixeira Coelho
    Sou o organizador da Tertúlia BD de Lisboa. Conheci pessoalmente Eduardo Teixeira Coelho, seu pai, em Itália, primeiro no Salone Internazionale dei Comics, em Lucca, depois estive em casa dele em Florença, e mais tarde, quando ele veio ao Festival da Amadora, com sua esposa Dº Gilda, mãe da Cristina, estivemos juntos de novo. Aliás, cheguei a conhecer em Lisboa a Cristina e seu marido. Mas nunca se proporcionou ter a presença de seu pai na Tertúlia BD de Lisboa para ser homenageado.
    Até que, em meados de Dezembro, soube que sua irmã, Marina Teixeira Coelho, actualmente a viver no estrangeiro, viria a Lisboa. Estabeleci contacto com ela, e convidei-a para estar presente na TBDL, em representação de vosso falecido pai.
    Por dificuldades pessoais, ela afinal não esteve presente na homenagem, e eu não pude entregar-lhe o Diploma de Honra da Tertúlia BD de Lisboa.
    Irei contactar a Srª Dª Cristina pelo e-mail que indica, para combinarmos uma forma de satisfazer o seu pedido, perfeitamente legítimo.
    Saudações cordiais.
    Geraldes Lino

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page