sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

NOTÍCIAS TEXIANAS – PAOLO ELEUTERI SERPIERI DARÁ INÍCIO (EM 2015) A UMA NOVA COLECÇÃO DE TEX WILLER!


Damos hoje início a uma nova rubrica no Kuentro: Notícias Texianas. Isto porque dada a pedalada que já vamos tendo (desde o BDjornal #4, de 2005) sobre as edições da Sergio Bonelli Editore, sobretudo com a personagem de Tex Willer, nos pareceu interessante abrir esta nova rubrica temática. Iremos, sempre que for de interesse para o mundo editorial da Banda Desenhada, reproduzir notícias (seja de blogues, seja de outros meios - sempre com a indicação da origem) que digam respeito às edições bonellianas, com especial incidência na personagem “motora” daquele editor italiano – ou na sua vertente brasileira, a Mythos Editora, a única deste universo que é distribuída regularmente nas bancas portuguesas. 

Iniciamos a rubrica com a notícia dada pelo nosso amigo e colaborador do BDjornal de longa data, José Carlos Francisco, no seu Tex Willer Blog, em 10 de Novembro passado, de que Paolo Eleuteri Serpieri irá desenhar Tex Willer:

PAOLO ELEUTERI SERPIERI 
DARÁ INÍCIO (EM 2015) 
A UMA NOVA COLECÇÃO DE TEX!


Por José Carlos Francisco em http://texwillerblog.com/wordpress/?p=56148

O álbum de Tex com a história de Paolo Eleuteri Serpieri será publicado, na Itália, em Fevereiro e terá o que poderemos chamar de “formato francês”: capa cartonada, papel de alta qualidade e a cores, com o tamanho 24x31cm, contendo 48 páginas, 38 das quais da história em si (as restantes serão ocupadas por páginas redaccionais entre as quais um prefácio de Mauro Boselli), ou seja, uma verdadeira edição de luxo que dará azo a uma nova colecção com periodicidade anual e na qual serão dadas aos autores seleccionados total liberdade gráfica.

Da história sabemos que é violenta mas também romântica. Será uma aventura de um Tex jovem, ocorrida antes da Guerra Civil, mais precisamente em 1850 (e não 1813 como constava neste mesmo texto inicial) e narrará uma história que no ponto de vista da continuidade provavelmente nunca teria acontecido. É uma lenda, um mito sobre Tex, mas que será muito precisa do ponto de vista histórico no que diz respeito a armas e vestuário. O jovem Tex usará uma Colt Walker de 1847 e na história comparecerão os Comanches e os Kiowas.

Serpieri pediu desculpas, mas justificou o contexto para tomar certas liberdades, inclusive na indumentária de Tex: “É uma história que eu tinha em mente há muito tempo e que inclusive tinha proposto a Sergio [Bonelli] mas sobre a qual ele tinha sempre rejeitado. Eu fiz um trabalho de pesquisa e de documentação muito apurado. Tex é muito mais jovem, tem cabelos longos, parecendo essencialmente um trapper, com a casaca em pele, mas inconfundivelmente amarela. O álbum sairá em Fevereiro e agradeço à Sergio Bonelli Editore pela grande liberdade artística dada nesta minha história“.


_________________________________________________________


Paolo Eleuteri Serpieri (Veneza, Itália, 29 de Fevereiro de 1944) é um autor de banda desenhada e ilustrador italiano, conhecido pelo alto nível de detalhes nos seus trabalhos retratando as formas humanas, particularmente imagens eróticas de mulheres. É mais conhecido pelo seu trabalho na série erótica de ficção científica Druuna.

Serpieri mudou-se para Roma quando jovem para estudar pintura e arquitectura na Fine Art Academy em Roma com Renato Guttuso e iniciou a sua carreira como pintor em 1966, mas em 1975 ele transferiu o seu foco para os fumetto ao assumir um cargo na revista italiana Lanciostory. Um grande fã do Velho Oeste americano, com o escritor Raffaele Ambrosio, Serpieri foi co-autor de L'Histoire du Far-West, uma série sobre a história do Velho Oeste que foi publicada nas revistas Lancio Story e Skorpio. Alguns dos títulos foram L'Indiana Bianca E L'Uomo di Medicina. A partir de 1980 Serpieri trabalhou em colecções como Découvrir la Bible, assim como em pequenas histórias para revistas como como L'Eternauta, Il Fumetto e Orient-Express.

Westerns de Serpieri

_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page