sábado, 9 de março de 2013

TERTÚLIA BD DE LISBOA - 345º ENCONTRO - ANO XXVII - 5 DE MARÇO DE 2013



TERTÚLIA BD DE LISBOA
345º ENCONTRO - ANO XXVII
5 DE MARÇO DE 2013

Faltou aqui a referência ao mais importante: ao BDjornal!!!

Bem... lá me calhou ser o homenageado na Tertúlia. Muito a contragosto, diga-se em abono da verdade, porque não gosto mesmo nada de ser centro das atenções - fico inibido, desconfortável, mesmo muito pouco à vontade, enfim... mas Geraldes Lino, depois de quase cinco anos de insistência, em que consegui tornear a intenção dele e adiar a coisa, acabou por levar a melhor. Veremos se, quando se “reformar” (como tem dito ultimamente), conseguimos homenageá-lo a ele, que o merece, muitíssimo mais do que eu. Mais que não fosse, por manter esta Tertúlia durante 28 anos, ininterruptamente, todos os meses (tempos houve em que havia um Encontro extra - o de Natal) - 13 Encontros por ano, o que é obra - com enchentes constantes dos restaurantes em que decorreu. Mas houve muito mais iniciativas de Geraldes Lino que merecerão atenção, quando chegar a altura.

A única coisa que me foi útil nisto tudo, foi que tive de escrever a minha biografia e... havia coisas que já estavam sossegadamente arquivadas e das quais já nem me lembrava. Tive portanto que desenterrar o passado, no que resultou uma prosa cronológica de quase dez páginas e depois abreviar para as três páginas e meia, mais consentâneas com a paciência dos eventuais leitores.


 Quem quiser ler a Biografia, terá de clicar em cima das imagens e, depois de abertas no visualizador do blogue, clicar de novo, com o botão direito do rato e escolher "abrir imagem num novo separador".

Felizmente houve um Manchester United-Real Madrid, que pude ir vendo, porque, sorte a minha, a mesa do “homenageado” fica quase de frente para a televisão da Gina. No meu lugar habitual, fico de costas para o aparelho e raramente consigo ver alguma coisa quando há transmissões de jogos às terças.

 Geraldes Lino ofereceu-me estes dois livros: o da colecção Vampiro, por saber da minha "queda" por policiais e o Jim del Mónaco, por ser onde ele aparece como "Abdalino" - ver prancha abaixo.


Este foi o que me saiu em rifa - oferta de Horácio...

E este foi o boneco que fiz para oferta (todos os homenageados e convidados especiais fazem um boneco para oferta em rifa especial). Este saiu ao Álvaro, que fez o favor de o digitalizar, para sair neste post, porque me esqueci desse pormenor quando o terminei.... Trata-se da primeira vinheta da minha prancha para o novo Efeméride, de Geraldes Lino - Heróis de BD do século XXI.

Aqui fica então a reportagem - os dados e a prancha do Comic Jam foram sacados do blogue de Geraldes Lino, Divulgando Banda Desenhada.

Lista de presenças neste 345º Encontro da TBDL
(Lista elaborada a posteriori e susceptível de ter faltas de nomes; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário):
1. Afonso "Pepedelrey"
2. Álvaro
3. Ana Vidazinha
4. Bárbara Carvalho
5. Catarina Cruz
6. Clara Botelho
7. Filipe Duarte
8. Geraldes Lino
9. Helder Jotta
10. Hugo Teixeira
11. Hugo Tiago
12. Inês Ramos
13. João Leal
14. João Sequeira "JAS"
15. João Vidigal
16. José Abrantes
17. José Pinto Carneiro
18. José Victor
19. Machado-Dias (Homenageado)
20. Margarida Marcos Moura (nascida a 7 Dez. 2012, a mais nova "tertuliana" de sempre, filha da Petra
21. Miguel Ferreira
22. Moreno
23. Nuno Duarte "Outro Nuno"
24. Pedro Bouça
25. Pedro Cruz
26. Pedro Ribeiro Ferreira
27. Pepedelrey
28. Petra
29. Rechena
30. Rui Domingues
31. Sá-Chaves
32. Sandra Oliveira
33. Susana Marinho

Comic Jam (nº 51)

A brincadeira gráfica "cadáver esquisito" em forma de prancha de banda desenhada continua, sempre imprevista, a ser realizada mensalmente na Tertúlia BD de Lisboa.

Claro que as condições em que é efectuado este "comic jam" não é confortável para os seus participantes, de forma alguma, visto que o bloco de desenho formato A4 é, a maior parte das vezes, colocado entre pratos, o que não representa, notoriamente, um exemplo de facilidade para os respectivos colaboradores.

Mas os autores de BD, sempre presentes em grande número nesta tertúlia bedéfila, nunca se esquivam a colaborar. O meu problema, por vezes, é não ferir susceptibilidades na escolha que faço, a qual, incidindo apenas sobre seis dos ilustradores participantes, deixa de fora, forçosamente pelo menos outros tantos.


Desta vez, a colaboração esteve a cargo dos seguintes:

Machado-Dias
Álvaro (2 vinhetas)
Horácio
Pepedelrey
João Sequeira
Pedro Cruz


AS FOTOS

















 Margarida Marcos Moura (nascida a 7 Dez. 2012, a mais nova "tertuliana" de sempre, ao colo da mãe Petra



E pronto!! Mas, já agora, acrescento que, quando Geraldes Lino me entregou o diploma de homenageado, perguntou-me se queria dizer alguma coisa... respondi que sim, levantei-me e disse: "Obrigado pela vossa presença, dou por encerrada esta sessão!" Geraldes Lino esperava debate, discussão académica, qualquer coisa no género e começou a dizer que era da praxe o homenageado iniciar um debate, etc... no que foi imediatamente silenciado quando os presentes se puseram a cantar a Grândola... vá lá saber-se porquê...

___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page