SÉRIES AOS QUADRADINHOS
DA TV PARA A BANDA DESENHADA
Diário de Notícias, 19 de Fevereiro de 2013
Tendência. Já estávamos habituados a ver personagens desenhadas ganharem vida quer no cinema quer na televisão, mas o poder cada vez maior das séries de televisão e dos milhões de seguidores que geram no mundo global leva-nos em sentido contrário: a adaptação de argumentos e passagem de personagens para o mundo da banda desenhada. O êxito é garantido e até os gigantes como a Marvel não o dispensam
Fernanda Mira
Os últimos meses têm sido férteis para quem gosta de ver séries e para quem gosta de ler banda desenhada (BD). Num primeiro olhar, estes dois universos podem parecer distantes, o certo é que o fundamento do seu sucesso é o mesmo: seguidores acérrimos que não perdem um episódio ou uma prancha e que gostam de se rodear de todo o material que diga respeito ao herói ou argumento que mais lhe agrada. Esta fidelidade representa dinheiro. Muito dinheiro. E é isso que as produtoras de televisão e as editoras de BD desejam.
Se a adaptação de grandes sucessos da banda desenhada ao pequeno ecrã não nos são estranhos - Smalville ou Arrow -, no momento a tendência começa a ser a inversa: os personagens de carne e osso ganham o traço e as cores da BD. Não é por acaso que um dos maiores gigantes do mundo 'dos comics - a Marvel - tem agendado para o final deste mês de fevereiro um dos seus maiores eventos do ano: a chegada de Dexter ao mundo da BD. Tudo está a ser feito no maior secretismo e, até ao momento, só sê conhece uma imagem (a que aqui publicamos). O entusiasmo cresce à medida que os fãs fazem perguntas e as respostas não são respondidas. Pegando nos exemplos das produtoras de séries, a Marvel nem sequer revela se o desenho corresponde à transposição para o papel do serial killer mais amado do planeta ou se um dos vilões que lhe vão dar luta. Nas sinergias de Dexter nada é deixado ao acaso: as história são escritas pelo autor da obra original: Jeff Lindsay. Também o efeito de exclusividade é potenciado com a Marvel a garantir que serão feitos apenas cinco álbuns.
Para ler e acima de tudo ver, estão disponíveis no mercado as adaptações de Castle - também pela Marvel e com ilustrações a cargo de Lan Melina - e até a britânica Downton Abbey ganhou a vida em quadradinhos. Curioso é o facto de o autor, o ilustrador Kyle Hilton, ter transformado o mordomo Bates em agente secreto. Sem o apoio dos gigantes dos comics a obra está disponível na Amazon.
Outra ligação original é da produtora AMC ao ilustrador Dan Panosian. Para a aguardada estreia da sexta temporada, Panosian respondeu ao desafio: e se Mad Men fosse uma novela gráfica? O resultado superou as expectativas e os milhões de fãs da série estão rendidos ao talento do ilustrador e exigem que eles se transformem rapidamente numa história. Para aproveitar a tendência, a IDW Publishing, em parceria com a Twentieth Century Fox Consumer Products, prepara para junho a edição da terceira versão de Ficheiros Secretos. Dez anos após a sua "morte", Mulder e Scully voltam para nos fazerem "acreditar".
UNIVERSO 'WALKING DEAD': ANTES DE SER JÁ O ERA
INESPERADO - É a série do momento e já passaram dois anos sobre a sua estreia (31 de outubro de 2010). O que começou por ser uma graphic novel (novela gráfica, em tradução literal) criada por Robert Kirkman e lançada em 2003 pela Image Comics, estava destinada a um público muito restrito, pois surgiu num momento em que os vampiros ganhavam em interesse aos zombies, transformou-se num argumento com personagens de culto que conquistam milhões de seguidores em todo o mundo. O universo do mundo zombie é o tema central e motivo para a luta do polícia Rick Grimes contra o holocausto provocado por estes seres devolveu à banda desenhada inicial um novo fôlego e os verdadeiros seguidores comparam cada cena com cada prancha. Uma interação difícil de repetir.
Em Portugal a Devir já editou os primeiros quatro volumes da série
FICHEIROS SECRETOS
DEXTER
» Primeiro episódio: 1de outubro de 2006 »Número de temporadas: 7 (84 episódios) »Estreia da próxima temporada: junho 2013 > Prémios: 33 vitórias em 109 nomeações para prémios de televisão »Para ver: Fox » Baseada na obra de Jeff Lindsay, Darkly Dreaming Dexter, a série tem como protagonista um especialista forense em amostras de sangue, que trabalha para o Departamento de Polícia de Miami. Mas Dexter esconde um segredo. Ele é um serial killer que mata os assassinos que a polícia não consegue prender. Esta identidade dupla e constante luta entre o bem e o mal é escondida de todos, incluindo da sua irmã, namorada e companheiros de trabalho.
MADMEN
CASTLE
» Primeiro episódio: 9 de março de 2009 » Número de temporadas: 5 (95 episódios) » Final da temporada: verão 2013 » Prémios: 14 vitórias em 29 nomeações para prémios de televisão » Para ver: AXN » Richard Castle é um escritor de livros policiais de sucesso, mas cansado da história decide matar o seu personagem principal. É então que a polícia se depara com vários crimes que imitam na perfeição o enredo dos seus livros, o que o transforma no principal suspeito. Chamado a depor, começa a ajudar a polícia na resolução dos crimes. Aqui conhece a detetive Kate Beckett, uma mulher dura, mas muito sensual. A tensão sexual, nunca assumida, entre os dois é dos garantes de sucesso da série [já assumida entretanto e se calhar a série perdeu algum interesse por causa disso]*.
DOWNTOW ABBEY
» Primeiro episódio: 26 de setembro de 2010 » Número de temporadas: 3 (25 episódios) » Estreia da próxima temporada: setembro 2013. » Prémios: 26 vitórias em 70 nomeações para prémios de televisão » Para ver: DVD, não está em exibição na televisão » Passada numa imponente casa no início do século XX, não só retrata a vida da família Crawley como a dos criados, mostrando a grande diferença entre estes dois grupos sociais. Mas os criados sabem muitos dos segredos mais obscuros da família, enquanto a família pouco sabe sobre a vida deles.
O argumento é muito marcado pelas figuras femininas muito fortes que nos guiam peta luta de direitos para as mulheres.
(*) Nota do Kuentro
___________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário