quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO 80º ANIVERSÁRIO D’O MOSQUITO – CLUBE PORTUGUÊS DE BANDA DESENHADA



EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA 
DO 80º ANIVERSÁRIO D’O MOSQUITO
CLUBE PORTUGUÊS DE BANDA DESENHADA 
Amadora, 16 de Janeiro de 2016

Porque é que a Câmara não manda limpar este passeio das ervas que por ali crescem e não manda concertar o topo amachucado do gradeamento superior à entrada? 

Não vou repetir aqui as minhas apreciações sobre estas iniciativas do CPBD, já expressas noutros posts. Continuo apenas a frisar que não é com “exposições” deste género – mesmo com originais ou reproduções impressas, mas muitas vezes e o pior de tudo com fotocópias, afixados em cartolinas pretas e com um acetato por cima – que atrai novas gerações. A malta nova está habituada a exposições montadas profissionalmente (ou não) com outro requinte, seja de emolduramento ou outros enquadramentos expositivos. Enquanto o CPBD não perceber isto, o resultado será sempre a “excelente afluência de jovens” nas suas iniciativas, como se pode comprovar pelas fotos de Dâmaso Afonso que pulicamos abaixo.

Entretanto tenho recebido emails de Geraldes Lino, dando conta de uma série de exposições, colóquios e debates sobre O Mosquito, como este:

A antiga revista "O Mosquito" (1936-1953) é um caso raro de popularidade na sua área. Sucedem-se as homenagens. Na 4º feira, dia 17, entre as 17h e as 20h, na Biblioteca Nacional de Portugal-BNP (em parceria com o Clube Português de Banda Desenhada-CPBD) haverá palestras por José Ruy, António Martinó Coutinho, Carlos Gonçalves e João Manuel Mimoso, com visita guiada à respectiva exposição.
Mais pormenores e imagens em http://divulgandobd.blogspot.pt

Saudações mosquiteiras,
Geraldes Lino

 Nossa Senhora...






 Repare-se nos reflexos do acetato e no "embarrigamento" do suporte...

 Os reflexos, ai os reflexos (até fazem um efeito dinâmico mas... não era necessário).












A melhor coisa que tem a sede do CPBD é uma herança do CNBDI: este chão do piso -1 (cave), com a grande ampliação de uma capa d'O Mosquito.


Geraldes Lino entrevistado para a RTP2 sobre o evento...


_______________________________________________________________

 
Locations of visitors to this page