quarta-feira, 4 de novembro de 2015

BDjornaleco #8: HUGO PRATT VINTE ANOS DEPOIS – LANÇADO NA TERTÚLIA BD DE LISBOA DE ONTEM

BDjornaleco #8
HUGO PRATT VINTE ANOS DEPOIS
LANÇADO NA TERTÚLIA BD DE LISBOA DE ONTEM 

O BDjornaleco #8 foi lançado ontem durante o 377º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa e está à venda através do Kuentro. Para o adquirirem, os interessados têm apenas de fazer a transferência de €5,00 para o NIB 0035 0020 0000 3539 9308 1 e indicar, pelo email bdjornal@gmail.com, o nome e o endereço para o envio do(s) exemplare(s) adquirido(s).

Do EDITORIAL

Escrevi no BDjornal #5, de Setembro de 2005, sobre os dez anos passados desde a morte de Hugo Pratt. Agora passaram vinte anos e não vi em qualquer lado referência alguma ao facto. Isto porque, tendo sido Hugo Eugenio Pratt o autor que mais me marcou em toda a banda desenhada que li até hoje, gostaria que alguém se tivesse lembrado da data – 20 de Agosto de 1995.

Felizmente vai aparecer uma edição de um novo Corto Maltese realizado por outras mãos, Sous le soleil de minuit que se tornou no trigésimo livro de banda desenhada protagonizado pelo personagem criado por Pratt, a ser lançado no dia 30 de Outubro. Os autores são o argumentista castelhano Juan Díaz Canales – criador da série Blakcsad – e o desenhador catalão Rubén Pellejero – que ilustrou Dieter Lumpen. Os autores vão estar em Portugal, em Dezembro, durante o 2º Comic Con de Matosinhos. O livro será editado em França (Casterman), Itália (Rizzoli) e “Espanha” (Norma). Em Portugal, parece que as Edições Asa (que detêm os direitos sobre as obras de Pratt) adormeceram à sombra da bananeira do grupo Leya e não se fala sequer da hipótese de edição portuguesa, tal como já o não fizeram quanto ao Sandokan inacabado do mestre veneziano.

Para esta edição do BDjornaleco recorro ao texto que escrevi para o BDjornal #5 (cuja capa se pode ver aqui ao lado, no topo da coluna da direita) – onde apenas modifiquei “dez anos” por “vinte anos” – uma vez que não terei muito mais a acrescentar àquele texto. Depois, uma série de recortes de artigos de jornais, sobretudo do jornal Público: A Morte de Hugo Pratt, de Pedro Rosa Mendes, Viagem ao Fim da Memória – Entrevista com Hugo Pratt, de Carlos Pessoa – publicada no Público em 2 de Agosto de 1992, ou A Última Entrevista de Hugo Pratt, pelos autores italianos Graziano Origa (ilustrador e jornalista de fumetti) e Bepi Vigna (argumentista) para o Centro Internazionale del Fumetto, etc…

AS 20 PÁGINAS DESTE BDjornaleco #8:


  
  
  

  
  
  
  
  

Hugo Pratt, visto por Muñoz, 1962

_________________________________________________________________

 
Locations of visitors to this page