sexta-feira, 6 de novembro de 2015

REPORTAGEM DO 377º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – UMA TERTÚLIA INVULGAR


REPORTAGEM DO 
377º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
3 DE NOVEMBRO DE 2015
UMA TERTÚLIA INVULGAR

Para ser sincero e apesar de a Casa do Alentejo, onde se realiza a Tertúlia BD de Lisboa, me parecer o local mais adequado para estas reuniões da “família” bedéfila, tenho que confessar que o estado de degradação das salas do edifício me faz penar. Tudo aquilo precisa de uma intervenção (especialmente limpeza) a fundo, devolver o branco às superfícies que agora estão amarelas da sujidade da patine secular, estudar uma iluminação mais moderna, ainda que camuflada, para não ser preciso andar quase de lanterna na mão a ver o que estamos a comer. Mas também podia ser aproveitada para realizar ali alguns eventos de BD, como exposições no átrio, etc… Enfim e adiante.

Reproduzo de novo o texto de Geraldes Lino sobre este Encontro:

“… Uma Tertúlia invulgar porque normalmente há um convidado especial, ou homenageado. Desta vez não haverá ninguém com qualquer desses estatutos, apenas irão participar no 377º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa alguns autores que estiveram no Amadora BD/2015 - ainda a decorrer - e que são os seguintes:

Dileydi Florez (colombiana a viver em Lisboa, autora do brilhante "Askar o General"), Fernando Relvas (cuja mais recente obra "Nau Negra. The Black Ship", está à venda no espaço livreiro do festival amadorense), Miguel Montenegro, com os seus "Psicopatos", Geral e Derradé, com a sua "Edição Extra" (uma compilação de bandas desenhadas já editadas anteriormente), e Henrique Magalhães, o conceituado brasileiro estudioso dos fanzines, autor de livros sobre o fenómeno fanzinístico, mas também autor de banda desenhada, cuja obra "Maria" (com o subtítulo "Meu Nome Próprio é Maria, Meu Apelido Lisboa") constitui uma extensa colecção de tiras de BD que acabam de ser publicadas em Portugal pela editora Polvo, com lançamento no Amadora BD.

Fernando Relvas já foi homenageado na Tertúlia BD de Lisboa em Setembro de 2002. Como convidados especiais também Geral, Derradé e Miguel Montenegro já estiveram na TBDL (em Julho de 1997, Setembro de 1997, e Novembro de 1999, respectivamente). E Dileydi Florez certamente será convidada especial daqui a algum tempo. Henrique Magalhães, que me confidenciou que tenciona voltar a Lisboa, também é natural que venha a ser homenageado, como bem merece”.

Texto de Geraldes Lino no blogue http://divulgandobd.blogspot.pt/


COMIC JAM


Autores participantes:
1 - Ricardo Cabral
2 - Joana Afonso
3 - Dileydi Florez
4 - Falcato
5 - Elisabetta Percivati
6 - Tché Gourgel

FOI LANÇADO NESTE ENCONTRO O BDjornaleco #8


AS MINHAS FOTOS



























E eis que de repente, entrou um fantasma de negro na sala...

Zuc, zuc, de um lado para o outro...

Ahhhh! Era o Nuno Saraiva! Porra, o homem vinha numa "saraivada" que nem as máquinas conseguiam captar...






 








AS FOTOS DO ÁLVARO
























_______________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page