domingo, 15 de novembro de 2015

EDIÇÃO ACTUALIZADA DE “OS DOZE DE INGLATERRA” DE EDUARDO TEIXEIRA COELHO – GRADIVA 2015

EDIÇÃO ACTUALIZADA DE 
“OS DOZE DE INGLATERRA” 
DE EDUARDO TEIXEIRA COELHO
GRADIVA 2015

 Capa de O Mosquito, de 22 de Setembro de 1951

Capa da edição da Gradiva, 2015

Aqui fica o texto de José Ruy:

Os Doze de Inglaterra em quadrinhos

A grande novidade deste final de ano e início de 2016 é a brilhante iniciativa da editora Gradiva ao publicar uma obra notável, Os Doze de Inglaterra, adaptada por Eduardo Teixeira Coelho em quadrinhos a partir de um opúsculo atribuído a Campos Júnior. A história, com 112 páginas primorosamente desenhadas e inicialmente publicada n’ O Mosquito entre 1950 e 1951, foi agora recuperada numa edição de luxo e insere-se na comemoração dos 80 anos da saída do primeiro número deste mítico jornal, a 14 de Janeiro de 1936.

Aquando da primeira publicação no jornal O Mosquito, devido ao texto excessivo, embora muito bem escrito, de Raul Correia, partes importantes dos desenhos foram lamentavelmente amputadas e a sua composição gráfica alterada devido a esse facto.

Apresenta-se-nos agora a ocasião única de podermos pela primeira vez observar os desenhos completos do grande ilustrador E. T. Coelho.

O aspecto de cada página, embora muito melhorado pelas novas tecnologias ao nosso alcance, mantém as características da publicação no jornal O Mosquito, com a sua textura peculiar.

É uma edição a não perder, por todos os que mantêm a recordação desse tempo, e pelos que tomem agora contacto pela primeira vez com a obra, descobrindo a mestria deste exímio e consagrado autor de histórias em quadrinhos, reconhecido não só em toda a Europa como além dela.

Deixo aqui um conselho, se me permitem: façam já a sua reserva de um exemplar na editora (www.gradiva.pt), pois a edição será limitada.

O editor da Gradiva, Guilherme Valente, está por isso de parabéns, por esta preciosa edição.

Destaco a dedicação dos técnicos especializados da casa impressora, a Multitipo, e do arranjo da capa sobre um desenho de E. T. Coelho, pelo gráfico Armando Lopes, ele também autor de histórias em quadrinhos.

Compete-nos a todos, admiradores da Arte de Teixeira Coelho, acarinhar esta heróica iniciativa, adquirindo exemplares e divulgando-a como merece.

Se um livro é sempre uma boa prenda para alguém que estimamos, este fará sem dúvida a felicidade de quem gosta de ler e que aprecie as histórias em quadrinhos de qualidade.

José Ruy



À esquerda, página de O Mosquito, à direita a mesma página na edição da Gradiva.

_____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page