quinta-feira, 8 de agosto de 2019

NOVELA GRÁFICA V com o jornal Público – Volume 6 – GORAZDE SONA DE SEGURANÇA – de JOE SACCO

NOVELA GRÁFICA V 
com o jornal Público
Volume 6

GORAZDE ZONA DE SEGURANÇA
de JOE SACCO 

TEXTO DE INTRODUÇÃO DE RUI CARTAXO


BDpress #506 - Recorte de imprensa sobre BD - no jornal Público 

CERCADOS EM GORADZE

Novela Gráfica V - Vol. 6
Gorazde: Zona de Segurança
Argumento e Desenhos- Joe Sacco
Quinta-feira, 8 de Agosto
Por+10,90€

O próximo volume da colecção Novela Gráfica assinala o regresso de Joe Sacco, um dos nomes maiores da reportagem de guerra em banda desenhada, género que praticamente inventou com Palestina, a sua novela gráfica de estreia, publicada em Portugal no início deste século XXI.

Nascido na ilha de Malta, mas residente em Nova Iorque, Sacco é acima de tudo um repórter que escolheu a linguagem da BD para transmitir aquilo que viu. A meio caminho entre a novela (autobio) gráfica e a reportagem pura e dura, as suas obras têm como fio condutor o próprio Joe Sacco.

Ele é o narrador participante, por vezes irónico, por vezes distante, mas cuja presença se apaga gradualmente face à força dramática dos testemunhos que relata. Sacco não chega a grandes conclusões, nem apresenta soluções, limita-se a relatar o que viu. E o que viu não é nada bonito. Um retrato sem concessões, mas cheio de humanidade, dos horrores da guerra e das vidas das gentes que procuram sobreviver e encontrar alguma aparência de normalidade no meio do caos.

No cerne deste livro estão as quatro viagens que o autor fez a Gorazde, entre o final de 1995 e o início de 1996. Um pequeno enclave muçulmano em território sérvio, Goradze foi designado pela ONU como área segura durante a guerra da Bósnia. Uma designação optimista, pois a cidade, cercada pelas forças sérvias da Bósnia, esteve à beira da destruição durante três anos e meio, com o povo de Gorazde a sofrer severas privações para manter sua cidade, enquanto o resto do Leste da Bósnia era brutalmente "purificado" de sua população não sérvia pelas tropas de Slobodan Milosevic.

Após a morte do marechal Tito eclodiu um conflito armado na ex-Jugoslávia. A mão de ferro do marechal conseguira manter artificialmente unida durante quase três décadas a então República Federal Socialista da Jugoslávia, que acabaria, porém, por se dividir numa série de pequenas repúblicas, correspondentes às diferentes comunidades étnicas e religiosas de croatas, sérvios e muçulmanos. O assunto tem sido bastante tratado na BD, mas esses relatos centram-se sempre na cidade de Sarajevo.

Basta pensar em Fax de Sarajevo, de Joe Kubert, publicado na colecção de 2016, ou em Sarajevo-Tango, de Hermann, ainda inédito em português. Esse dado vem tomar mais pertinente o esforço de Sacco, que permitiu alertar o grande público para o drama vivido em Goradze. Para além da força dos relatos e da profunda humanidade com que Sacco os transmite, o livro vive do traço detalhado e expressionista do desenhador.


Um estilo a meio caminho entre o realista e o caricatural, feito de milhares de pequenos traços, numa técnica que se aproxima da gravura e que se revela extremamente eficaz nas cenas de conjunto. Além de um traço muito trabalhado, Sacco é também senhor de uma boa técnica narrativa, patente na forma dinâmica como o texto se espalha pelas páginas, ou como a planificação se vai alterando de acordo com as necessidades de cada capítulo. Desde que foi publicado pela primeira vez em 2000, Gorazde: Zona de Segurança ganhou o Eisner de Melhor Novela Gráfica em 2001 e foi reconhecido como um dos clássicos absolutos da novela gráfica de reportagem. Um clássico que, quase 20 anos depois, chega finalmente a Portugal.

João Miguel Lameiras


Joe Sacco nasceu em Malta em 1960, mas passou grande parte da sua infância na Austrália e a adolescência nos Estados Unidos. Em 1981 graduou-se em jornalismo pela Universidade do Oregón, e dois anos depois voltou para Malta, onde publicou os seus primeiros desenhos. Posteriormente estabeleceu-se em Portland (EUA), onde co-editava e co-publicava uma revista mensal de banda desenhada. Em 1986 mudou-se para Los Angeles, onde começou a sua colaboração para a Editora Fantagraphics Books.

A partir de 1988 se dedicou a viajar pelo mundo, e logo publicou seu primeiro livro de banda desenhada, Yahoo, que abordava diversos temas. De 1993 até 1995 trabalhou no livro Palestina, onde passou para o papel as suas próprias experiências em territórios ocupados na Palestina. Em 1996, Sacco foi muito noticiado devido a esse livro, sendo premiado com o American Book Awards. Em 2000 publicou outra obra prima Área de Segurança: Gorazde, sobre a guerra civil na Bósnia Oriental, e foi premiado pela Fundação Guggenheim. Em 2003, continuando o trabalho anterior publicou O Mediador novamente centrado no conflito da antiga Jugoslávia.

A Guerra da Bósnia durou entre março de 1992 e novembro de 1995, Sarajevo tornou-se o alvo de jornalistas pela tragédia ocorrida lá. Mas a parte oriental do país foi esquecida, o povo muçulmana era vítima de crueldade pelo exército da Sérvia, visto isso a ONU criou as "Área de Segurança" mas estas áreas eram constantemente cercadas e atacadas pelo exército. Sacco contou esta história com muito detalhe nos desenhos e mostrando uma das áreas de segurança. Goražde teve mais de 2.600 pessoas civis mortas de uma população de 37.000 habitantes.

 







Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page