quinta-feira, 22 de agosto de 2019

COLECÇÃO NOVELA GRÁFICA V com o jornal Público VOLUME 8 DIAS SOMBRIOS


COLECÇÃO NOVELA GRÁFICA V

com o jornal Público
VOLUME 8
DIAS SOMBRIOS


UM MERGULHO NO PASSADO
Novela Gráfica V - Vol. 8 
Dias Sombrios 
Argumento - Lluís Ferrer Ferrer (a partir do seu próprio romance) 
Desenho - Juan Escandell 
Quinta-feira, 22 de Agosto 
Por+10,90€ 

Se o leitor for de uma geração que cresceu com as revistas da colecção Falcão, título mítico das décadas de 60, 70 e 80 do século XX, que publicou séries como o famoso Major Alvega. Dias Sombrios, o oitavo volume da colecção Novela Gráfica de 2019 vai despertar em si uma certa nostalgia, pois esta história, que começa com um combate aéreo, tanto em termos gráficos como de narração, evoca precisamente essas leituras. Mas a forma como a história viaja entre diferentes períodos temporais, através de flashbacks e flashforwards, e a amoralidade das principais personagens (não me parece que lhes possamos chamar heróis) que não hesitam em matar inocentes, seja por amor, seja por vingança, mostra que estamos bem longe dos maniqueísmos das histórias da revista Falcão

Dias Sombrios nasceu como um romance, publicado originalmente em 2015, inspirado num acontecimento real, ocorrido em 10 de janeiro de 1944, durante uma batalha aérea sobre a ilha de Ibiza, em que um avião britânico Bristol Beaufighter derrubou uma aeronave alemão Junkers Ju 88, que finalmente caiu na costa ao norte de Portinatx. Partindo deste facto real, noticiado na imprensa da época, o escritor Lluís Ferrer Ferrer construiu uma história de ficção. Mas como grande coleccionador e especialista em banda desenhada, com livros publicados sobre o tema, decidiu, anos mais tarde, convidar o desenhador veterano Juan Escandell para a adaptar à banda desenhada nesta novela gráfica. 

Um dos nomes mais relevantes da escola da editora Bruguera, editora espanhola cuja história foi evocada no livro O Inverno do Desenhador, de Paco Roca, publicado na colecção de 2016, Juan Escandell cumpre este ano 60 anos de carreira. É este nome incontornável da BD espanhola do século XX que este livro dá a descobrir aos leitores. 

João Miguel Lameiras 
Bdpress #509 – Texto de João Miguel Lameiras sobre banda desenhada no Público 


Lluís Ferrer Ferrer (Ibiza, 1971)

Chegou à cena literária em 2008, com a publicação em catalão da primeira parte de uma trilogia de
caracter histórico, que posteriormente seria traduzida em castelhano e compilada num volume integral intitulado El Hondero (2013). Em 2015, publica o romance de guerra/costumes Días Oscuros. A Apache Libros foi a responsável pelo seu salto para o panorama nacional espanhol com a publicação do monumental ensaio 100 Comics!!! (2016), que recolhe os seus artigos publicados na imprensa. A paixão de Ferrer pela banda desenhada vem de longe, e não é em vão que é proprietário de uma colecção que hoje em dia ronda os 20.000 títulos.


Juan Escandell (Ibiza 1937)

Lendário desenhador-ilustrador de banda desenhada ligado à escola da Bruguera, de cujo longo trajecto profissional vale a pena destacar o seu trabalho com Víctor Mora em Capitán Trueno e Aventura en El Fondo del Mar; a série de criação própria Sargento Fúria (com Cassarel); Antares para o mercado francês (saga que publicou ininterruptamente durante catorze anos); ou a adaptação de He-Man and the Masters of the Universe para a Alemanha. Para além de ter trabalhado para a Disney e para editoras de diversos países através de agências, Escandell realizou dezasseis adaptações para a colecção Joyas Literarias Juveniles. O seu traço e o seu estilo são reconhecíveis em quase todas as publicações da idade de ouro da banda desenhada espanhola.












Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page