quarta-feira, 23 de outubro de 2019

O PRINCÍPIO DO FIM - Y O ÚLTIMO HOMEM


O PRINCÍPIO DO FIM
Y
O ÚLTIMO HOMEM
BDpress #518 – jornal Público de 19 Out. 2019 

O PRINCÍPIO DO FIM - Y, O ÚLTIMO HOMEM
Vol. 9: Mãe Terra
Edição Levoir
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos – Pia Guerra, Goran Sudzuka e José Marzan Jr.
Por+12,90€



BDpress #518 – Artigo de João Miguel Lameiras, publicado no jornal Público de 19 Outubro 2019. 

Praticamente dois anos depois da publicação do 1º o volume, em Outubro de 2017, a edição nacional da série Y, o Último Homem chega ao fim com a publicação dos volumes 9 e 10 daquela que Stephen King considera como a melhor série de banda desenhada que já leu. E se para os leitores habituados ao ritmo de publicação semanal ininterrupta que o PÚBLICO e a Levoir têm como regra nas suas colecções a espera, pode ter sido dificil de suportar, convém recordar que para o público americano que seguiu a edição original essa espera foi muito maior. Mais exactamente quase seis anos, pois o nº 1 da série mensal foi publicado originalmente em Setembro de 2002, tendo sido preciso esperar até Março de 2008 pela publicação do nº 60, que encerrou a série, posteriormente recolhida em dez volumes, à semelhança da edição portuguesa. Embora os leitores fiéis já o saibam, nunca é demais lembrar que a série criada por Brian K. Vaughan e pela desenhadora Pia Guerra explora, com minúcia e rigor, todas as possibilidades do que aconteceria à humanidade se, de repente, todos os mamíferos detentores do cromossoma Y morressem.

Mas neste caso há uma excepção, a do jovem Yorick e do seu macaco Ampersand, que, por razões misteriosas, sobreviveram à praga que dizimou instantaneamente 48% da população global.

Mas, na verdade, como iremos descobrir neste penúltimo volume, existe outro homem sobre a Terra e esse homem teve uma responsabilidade directa no aparecimento da pandemia que aniquilou todos os mamíferos portadores do cromossoma Y. Mas até chegarem todas as respostas pelas quais o leitor anseia nos últimos dois anos, o destino das personagens desta série viciante ainda vai ser posta à prova ... Tanto as personagens principais Yorick, a Dra. Mann, a Agente 355, Hero, a irmã de Yorick, Rose, a agente infiltrada israelita e Toyota, a misteriosa (e mortífera) ninja que parece estar sempre um passo à frente dos nossos heróis, como outras com uma presença mais episódica, mas que regressam neste volume, como Waverly, a caveira que conhecemos no primeiro volume, ou Cayce Sheldon e Henrietta Spencer, as responsáveis pela peça O Último Homem, a que pudemos assistir no volume 3 e que, depois do teatro e do cinema, descobrem na BD a linguagem ideal para contar histórias.

E esta, mais do que uma história sobre uma epidemia, é uma história sobre gente. Mesmo que no final da história todas as respostas sobre a origem da epidemia sejam dadas, para Brian K. Vaughan essas explicações não são o mais importante. Como o próprio referiu numa entrevista: a epidemia "não tem a mesma relevância que essas personagens e esses relacionamentos. Acho que isso é algo com o qual todos podemos identificar-nos. Esta é muito mais uma história sobre pessoas do que sobre o enredo”.

João Miguel Lameiras







Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page