domingo, 1 de setembro de 2019

424º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 3 de Setembro 2019


424º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
3 de Setembro 2019 
CASA DO ALENTEJO 
CONVIDADO ESPECIAL
PEDRO ALVES MARTINS 




Pedro Alves Martins
Lisboa, 1973
Nasceu rodeado de livros de banda desenhada, e cresceu a ver o pai desenhar... esse ambiente nefasto moldou-lhe o gosto irremediavelmente.

Aprendeu a ler com a revista do Tintin, entre outras da escola franco-belga, contaminando ao mesmo tempo o seu imaginário com as edições de super heróis, principalmente oriundas do Brasil.
Desde cedo começou a rabiscar, mas a falta de empenho não permitiu que desenvolvesse qualquer projecto que demonstrasse a qualidade que imagina ter, mas nunca encontrou...

Acabou apaixonado por livros, cinema e música.
Uma licenciatura inacabada em arquitectura, seguida por mais de uma década em que, como desenhador projectista, ajudou a poluir visualmente a grande Lisboa, levaram a que se fartasse dessa vida e procurasse outro caminho. Mas nem tudo foram espinhos... foi nesse período que começou a acumular compulsivamente livros e revistas, primeiras edições e edições autografadas,
a elas juntando, como cereja no topo do bolo, arte original dos autores da sua maior preferência.
A livraria Legendary Books surge como uma forma de estar imerso no mundo que gosta desde sempre e ao mesmo tempo fazer pela vida, junto de quem mais gosta.

Com uma oferta centrada na banda desenhada editada em Portugal, aliada ao merchandising inerente à cultura pop, como t-shirts, figuras de acção e muito mais, destaca-se pela selecção dos chamados back issues, alguns deles com mais de 50 anos e pelas edições autografadas, que fazem a delícia dos coleccionadores mais exigentes.

Com o objectivo base de promover os hábitos de leitura entre os jovens, daí a escolha por uma localização entre duas escolas, preparatória e secundária, rapidamente cresceu e deu os primeiros passos na promoção dos jovens autores portugueses.

Com 2 anos, feitos no mês passado, ambicionamos evoluir na vertente de divulgação educacional, e crescer comercialmente continuando a fazer eventos de promoção, com sessões de autógrafos e exibição de originais publicados, na livraria ou em eventos externos.

Esta aproximação aos autores, culmina agora na edição de um fanzine, que será apresentado em ante-estreia nesta tertúlia.

Esperamos que gostem dele tanto quanto nós!


Legendary Horror Stories

Em 2018, a organização do MotelX comentou que uma ideia interessante seria a publicação de um fanzine de terror... Argumentámos que não havia tempo para tal, nem disponibilidade, nem experiência, nem... talvez para o ano...

Este ano, ainda antes de termos certeza se a Legendary Books iria estar novamente presente, decidimos que desta vez não haveria desculpas e, confesso, não medimos bem as consequências do mal que estávamos a invocar.

Decidimos numerar desde já esta publicação, pois apesar de não termos ainda ideia da sua regularidade (ainda nem sequer temos nas mãos um único exemplar), a resposta dada tanto por quem nele colaborou como por quem não conseguiu participar desta vez, aliada ao prazer e privilégio que foi estruturar e moldar este zine, garantem que mais cedo ou mais tarde irá surgir novo volume.

4 histórias de terror, 4 estilos, 8 autores, 1 elemento comum a todas elas... Esta foi a premissa inicial.
Falámos com autores, uns já nossos conhecidos, outros que nem nos conheciam. Entre sins e nãos, reunimos um grupo heterogéneo de pessoas, que foram incansáveis na entrega e dedicação para que os prazos fossem cumpridos, e nós esperando que a qualidade habitual do seu trabalho não fosse alterada.

Mas foi!

Seja no argumento ou no desenho, todos excederam as nossas expectativas.

Do slasher americano ao terror psicológico e introspectivo, do poema fúnebre à sátira política, estas páginas reúnem um pouco de cada género.

Com curtas das duplas André Oliveira e Pedro Cruz, Aragundes Bicho e Anouk Aukine, Nuno Duarte e Rita Alfaiate, Tiago Cruz e Inês Garcia e capa de Jorge Coelho, 44 páginas a preto e branco numa edição assustadora, ímpar e inesquecível.

Legendary Books
Rua Acácio de Paiva, 7B, 1700-003 Lisboa
2a a Sábado, das 11h às 19:30h
212 488 514 * 963 077 637
Facebook e Instagram: legendarybooksportugal
legendarybooksportugal@gmail.com





Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page