quinta-feira, 26 de setembro de 2019

NOVELA GRÁFICA V (13º e último volume) CAFÉ BUDAPESTE de ALFONSO ZAPICO

NOVELA GRÁFICA V 
(13º e último volume) 
CAFÉ BUDAPESTE 

de ALFONSO ZAPICO

(Com este volume, que fecha a colecção Novela Gráfica V, houve a oferta de um outro volume – ALICE NUM MUNDO REAL, de Isabel Franc e Susana Martín – Editado e distribuído em 30 de Outubro de 2016, no Dia Mundial da Prevenção contra o Cancro de Mama, pela Levoir em conjunto com o jornal Público.)


BDpress #517 Recorte de imprensa do jornal Público de 21/09/2019

BUDAPESTE EM JERUSALÉM
Col. Novela Gráfica V
Café Budapeste, vol. 13
Argumento e Desenhos – Alfonso Zapico
Quinta-feira, 26 de Setembro
Por + 10,90€ 

Na próxima quinta-feira chega ao fim a quinta série da colecção Novela Gráfica, com Café Budapeste, de Alfonso Zapico. Um fecho em beleza, com o regresso do autor de Gente de Dublin que, depois da biografia em BD do escritor James Joyce, retorna a esta colecção com uma história de ficção ancorada na criação do Estado de Israel e nas raízes do conflito israelo palestiniano.

Primeiro trabalho de Zapico publicado directamente no mercado espanhol, Café Budapeste acompanha o destino de Yechezkel Damjanich, um jovem violinista judeu que, juntamente com a sua mãe, uma sobrevivente do Holocausto, abandona uma Budapeste devastada pela II Guerra Mundial para ir viver para Jerusalém, onde vive o seu tio Yossef. Fugindo da miséria, ambos chegam à Palestina num momento político convulsivo, pouco antes de os ingleses deixarem a região. O tio Yosef dirige o Café Budapeste, um lugar pitoresco perto da Cidade Velha, onde judeus, árabes e ocidentais coexistem ... Um oásis efémero de harmonia, onde as notas do violino de Yechezkel vão dar lugar ao estrondo dos obuses de Davidka, bombas árabes, ódio e destruição.

Neste ambiente de intolerância e violência a paixão de Yechezkel por Yaiza, uma jovem de origem árabe, enfrenta ainda maiores desafios. Mas isso não os impedirá de procurarem a felicidade, numa cidade em guerra, onde o Café Budapeste é um dos últimos espaços de paz e tolerância.

Alternando de forma hábil a realidade histórica – e as questões políticas e geoestratégicas inerentes a um dos momentos mais importantes da história do século XX, a formação do Estado de Israel, cujas consequências ainda hoje se fazem sentir na região – com os dramas pessoais de Yechezkel e da sua família, Zapico constrói uma história cativante, que é um hino à tolerância e à paz entre os homens, independentemente da etnia ou credo.

João Miguel Lameiras

Alfonso Zapico (Blimea, San Martín del Rey Aurelio – Astúrias, 1981) é um autor de banda desenhada, que trabalha principalmente para o mercado franco-belga. Em 2012, a sua novela gráfica Gente de Dublin foi premiada com o National Comic Award. Este título foi publicado na colecção Novela Gráfica IV (Levoir/Público), em 2018.

Depois de estudar ilustração e design na escola de artes plásticas de Oviedo, os seus primeiros trabalhos profissionais apareceram em França: A guerra do professor Bertenev (Editions Paquet, 2006), BD passada na Guerra da Crimeia e pela qual recebeu um Prémio no FestiBD Ville de Moulins em 2007 e o volume coletivo Un jour de mai.

Em 2008, publicou o Café Budapest, que aborda o conflito israelo-árabe sendo foi publicado em Espanha pela Astiberri e na Polónia (Timof). Em junho de 2008, alcançaria o Prémio Haxtur para o melhor argumento de BD. Além da banda desenhada, Zapico realiza trabalhos gráficos para diversas editoras. Também colabora com o jornal La Nueva España e outros jornais regionais, tendo publicado iguamente bandas desenhadas na revista asturiana El Gomeru.

Desde outubro de 2008, começou a colaborar com o semanário Les Noticies com uma tira intitulada Les pites de Grau, que substitui o espaço ocupado anteriormente pela autora asturiana Ruma Barbero.

Desde agosto de 2008, recebeu uma bolsa concedida pelo Festival International de la Bande Dessinée d'Angoulême, que lhe permitirá residir na sua famosa Maison des auteurs até 2011. O projecto premiado pelo júri, intitulado Dublinés, é uma biografia do escritor irlandês James Joyce .

Em 2009, participou de outro volume coletivo com os cartunistas Daniel Acuña , Fernando Baldón, Toni Carbós, Carlos Sofía Espinosa, Javier Fernández, Bernardo Muñoz, Javier NB e Rubén e com um roteiro de Javier Cosnava: Um homem bom, sobre a vida diária dos oficiais da SS nos arredores de um campo de concentração.

Em 2010, ganhou o Prémio Josep Toutain de Revelação do Autor, no Barcelona Comic Show pela Guerra do Professor Bertenev , publicado na Espanha por Dolmen. Em seu próximo trabalho, uma biografia de James Joyce intitulada Dublinés , ele recebeu a bolsa Alhóndiga Komik , que lhe permitiu residir por um ano na La Maison des auteurs em Angoulême (França).
______________________________________________














Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page