segunda-feira, 2 de setembro de 2019

MISTÉRIO NA ALDEIA À ESPERA DE - A FILHA DE VERCINGÉTORIX

MISTÉRIO NA ALDEIA

À ESPERA 
DE 

Esta mini aventura, Mistério na Aldeia, foi imaginada pela dupla Jean-Yves Ferri e Didier Conrad em antecipação do lançamento do 38º livro da série Astérix, A Filha de Vercingétorix (Edições ASA), que irá para as livrarias portuguesas a 24 de Outubro, no mesmo dia em que é lançada a edição original em francês. 

BDpress #512 – Recorte de imprensa sobre Banda Desenhada – no Público • Domingo, 1 de Setembro de 2019

Faltam menos de dois meses para o lançamento mundial de A Filha de Vercingétorix, quarto livro que Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, actuais argumentista e desenhador da série Astérix, fazem em comum. O álbum, será publicado em Portugal pela Asa e irá para as livrarias a 24 de Outubro. Enquanto se espera, Ferri e Conrad criaram a mini-história Mistério na Aldeia para apresentar o livro e algumas das novas personagens.

São seis tiras que aqui divulgamos.

A heroína deste novo livro de Astérix tem 17 ou 18 anos e "é uma adolescente difícil", desvendou Ferri no Le jornal du Dimanche. A personagem herdou alguns traços psicológicos do pai, Vercingétorix, que foi um dos líderes da revolta gaulesa contra Júlio César e que já figura noutros livros de Astérix.

É a quarta vez que uma mulher tem um papel importante na série, depois das protagonistas de Astérix e Cleópatra (1965), A Rosa e o Gládio (1991) e Astérix e Latraviata (2001). "Esta é uma mulher mais jovem do que as anteriores, uma adolescente que não é da aldeia e vai dar uma visão mais moderna deste mundo. A dificuldade é que temos de escolher personagens fortes, mas que não devem ofuscar Obélix e Astérix", explicou Ferri.

A heroína de A Filha de Vercingétorix, explica Didier Conrad ao Le Jornal du Dimanche, também não podia ser parecida com Falbala, a mulher de Agecanonix; ou com Zaza, a adolescente que tenta seduzir Obélix em Astérix e o Presente de César (os autores não contam com Rahàzade que deu nome a um álbum mas só aparece no final da história). E lembra que além de Goudurix no álbum Astérix e os Normandos, nunca um adolescente foi personagem central.

Do leque de novas personagens fazem parte os dois jovens que aparecem nesta pequena história que se antecipa ao livro, Selfix (à direita) e Blinix, amigos da heroína. Também aparecerá o irmão de Blinix, Surimix, de quem já se falava no livro Astérix na Córsega. Entre as personagens inéditas que acompanham a filha de Vercingétorix à aldeia, uma parece-se com Churchill e outra com De Gaulle.

Ferri vive em França e Conrad nos Estados Unidos. Nunca se encontram, mas os oito mil quilómetros que os separam não os impedem de trabalhar em conjunto. "Entre nós, não há nada de físico, é tudo cerebral", brincou Ferri na conversa: com o Le Jornal du Di manche.

São os sucessores de René Goscinny e Albert Uderzo, que revelaram Astérix pela primeira vez na revista Pilote, a 29 de Outubro de 1959, embora o primeiro álbum, Astérix, o Gaulês, só tenha sido publicado em 1961. A parceria terminou em 1977 com a morte de Goscinny, mas o nome do argumentista foi sempre mantido na assinatura das histórias. Albert Uderzo, de 88 anos, retirou-se em 2011, alegando cansaço.

E Jean-Yves Ferri e Didier Conrad ficaram com a tarefa de criar as aventuras.



O original da primeira prancha de A Filha de Vercingetórix...

Juntamente com o argumentista Jean-Yves Ferri e o desenhador Didier Conrad (à direita), Uderzo, aos 86 anos, co-organiza a capa deste 35º álbum.



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page