quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

CARLOS BOTELHO EXPOSIÇÃO NA CASA DE ARTES E OFÍCIOS ATELIER CARLOS BOTELHO (07/12/2019)


TERTÚLIA
CARLOS BOTELHO
GRAVURA E BANDA DESENHADA
(07/12/2019 - 16:00h)
e
EXPOSIÇÃO NA CASA DE ARTES E OFÍCIOS
ATELIER CARLOS BOTELHO 
NO 120º ANIVERSÁRIO DO SEU NASCIMENTO 


Casa de Artes e Ofícios – Atelier Carlos Botelho, na Parede, imóvel doado ao município pela família do pintor, ilustrador e caricaturista que ali residiu entre 1949 e 1955.

A casa foi reabilitada no âmbito de uma obra do Orçamento Participativo, não tanto pelo seu valor arquitectónico, mas enquanto testemunho e homenagem a um dos mais ilustres artistas plásticos portugueses.

A gestão da Casa de Artes e Ofícios Carlos Botelho fica a cargo da Associação Arte Urgente que abrirá o espaço ao público em maio, com um Open Day. Neste espaço de homenagem a Carlos Botelho, as artes vão coexistir com a saúde e o bem-estar, estando previstas diversas iniciativas, como ateliers, oficinas criativas, palestras, sessões de mindfulness (meditação), entre outras que a associação pretende dirigir, especialmente, aos jovens. 


Considerado um dos mais marcantes pintores da segunda geração de modernistas portugueses, no seu atelier do Buzano, Parede, as paisagens da sua terra natal, Lisboa, continuaram a inspirar as suas criações, mas na sua obra encontram-se igualmente representadas paisagens de Cascais, como o Farol de Santa Marta e a Casa Santa Maria, entre outras.

Distinguido com vários prémios, Carlos Botelho vence, em 1939, o 1º Prémio na Exposição Internacional de Arte Contemporânea, São Francisco, EUA; em 1940 integra a equipa de decoradores da Exposição do Mundo Português; o Prémio Columbano na V Exposição de Arte Moderna do S.P.N., Lisboa. Em 1955 recebe uma Menção de Honra por ocasião da III Bienal de São Paulo.

Carlos António Teixeira Bastos Nunes Botelho nasceu em Lisboa, em 1899 e faleceu na mesma cidade em Agosto de 1982. 
Casa de Artes e Ofícios
Rua Paul Harris, Buzano, Parede – Cascais

  








Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page