sábado, 11 de outubro de 2014

AMADORA BD 2014 – O PROGRAMA PARALELO COMEÇOU ONTEM


AMADORA BD 2014
O PROGRAMA PARALELO 
COMEÇOU ONTEM

COMUNICADO OFICIAL

Exposições, concerto, conferência e masterclass

AmadoraBD 2014:
programação satélite tem início esta semana

O AmadoraBD 2014 - organizado pela Câmara Municipal da Amadora, de 24 de Outubro a 9 de Novembro – inaugura, esta semana, a programação satélite, da qual fazem parte diversas iniciativas, em Lisboa e Almada.

Na sexta-feira, dia 10 de Outubro, às 19h, inaugura, no Instituto Francês de Portugal, a exposição “25 Anos do Centro Nacional de Banda Desenhada Belga”, também conhecido como Museu da BD e pode ser visitada até ao dia 19 de Outubro. Inserida na Semana da Bélgica em Portugal, para além da exposição, há ainda, dia 15 de Outubro, às 19h, uma conferência com Jean Auquier, director do museu. Aberto ao público desde 6 de Outubro de 1989, o Centro Belga de Banda Desenhada (CBBD) é, simultaneamente, cenário de grandes exposições, permanentes e temporárias, um centro de documentação e de conservação da banda desenhada e, naturalmente, a casa dos autores. Para celebrar o 25.º aniversário da sua abertura ao público e o 30.º da associação que lhe deu vida, o CBBD escolheu apresentar uma selecção de obras originais criadas especialmente pelo centro nos diferentes períodos da sua história.

Também na sexta-feira, dia 10 de Outubro, a partir das 21h, é inaugurada, na Associação Renovar a Mouraria, a exposição “A Pior Banda do Mundo”, dedicada aos dois volumes deste álbum de José Carlos Fernandes, seguindo-se às 22h30, a Rebaldaria, uma jam session de Jazz que a Renovar a Mouraria realiza às sextas-feiras, quinzenalmente. Esta semana, os músicos são David Neto, na guitarra, Afonso Castanheira, no contrabaixo, e João Barata, na bateria. A exposição pode ser visitada até ao dia 8 de Novembro (de terça a sábado, das 20h à meia-noite) e a entrada é gratuita. José Carlos Fernandes, autor de Banda Desenhada, natural do Algarve, foi galardoado com diversos prémios. Em 2002, o AmadoraBD elegeu o primeiro volume de “A Pior Banda do Mundo (Quiosque da Utopia) como o Melhor Álbum Português. Este álbum foi ainda distinguido como o Melhor Álbum pelo “Diário de Notícias”. Também em 2002, o “La Guía del Cómic” atribuiu ao autor o 3.º lugar no Top dos Melhores Álbuns de BD publicados a nível internacional. Entre outros prémios, José Carlos Fernandes obteve, por três vezes, o Prémio Rafael Bordalo Pinheiro, da Câmara Municipal de Lisboa (1991, 1993, 1995), os primeiros prémios nos concursos de Banda Desenhada de Matosinhos (1995) e Ourense (Espanha, 1995).

A partir de 14 de Outubro e até 14 de Dezembro, o AmadoraBD apresenta na FNAC Chiado, “25 Anos, 25 Autores, 25 Cartazes”, exposição com os cartazes das suas 25 edições. É a oportunidade de ver o trabalho gráfico e cronológico da imagem do Festival, que nestes 25 anos contou com cartazes da autoria de André Carrilho, Henrique Cayatte, João Fazenda, Nuno Saraiva, António Galvão, Ludgero Rolo, José Carlos Fernandes e Ricardo Cabral, entre outros.

 

Com organização da A.C.A.S.O. (Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original) 

Parceriase em parceria com o AmadoraBD e a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada, vai realizar-se a Masterclass de Bandas Desenhadas - Percursos entre Margens, com o formador Nuno Saraiva. Dirigido a jovens entre os 15 e os 21 anos, o objectivo é a rápida construção de um livro/fanzine recorrendo à técnica da imagem/sequência sobre um diário gráfico. A construção da narrativa será realizada, nos dias 18 e 25 de Outubro e 1, 8 e 9 de Novembro, das 14h às 18h, ao longo do percurso que liga a Casa da Cerca ao AmadoraBD, que será feito a pé, de barco e de metro. O resultado será apresentado no AmadoraBD em fanzine fotocopiado, na tarde do último domingo do Festival. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 12 de Outubro. 

Mais informações através do email acaso.3@gmail.com e dos telefones 965758729 ou 962419275.

Moradas:

Instituto Francês de Portugal: Av. Luís Bívar, 91 1050-143 Lisboa

Associação Renovar a Mouraria: Casa Comunitária da Mouraria - Beco do Rosendo, n.º 8 e 10 - 1100-460 Lisboa


FNAC Chiado: Armazéns do Chiado - Rua do Carmo, n.º 2 – Loja 407 1200-094 Lisboa


Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea: Rua da Cerca 2800-050 Almada


____________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page