sexta-feira, 6 de março de 2015

APRESENTAÇÃO DE JOSÉ RUY NA ESCOLA REYNALDO DOS SANTOS – DO LIVRO “A BRINCAR VAMOS ASSOCIAR”

APRESENTAÇÃO DE JOSÉ RUY 
NA ESCOLA REYNALDO DOS SANTOS
DO LIVRO 
“A BRINCAR VAMOS ASSOCIAR”

Por iniciativa da «Fundação Montepio», a «Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto» organizaram um livro para incentivar as crianças e os jovens a associarem-se e assim conseguirem melhores resultados nas suas iniciativas.
Para isso o Dr. Augusto Flor, Presidente da Instituição, juntou três pessoas para colaborarem na realização dessa publicação: O Dr. Barbosa e Costa para criar o argumento, o José Ruy que o transformou em Banda desenhada e o gráfico Carlos Galvão que fez a paginação e preparou o material para a oficina gráfica que o imprimiu.

Com uma tiragem de 20 000 exemplares em excelente papel de alta qualidade e gramagem, a edição tem sido distribuída gratuitamente pelas escolas de todo o país, que se têm mostrado interessadas, e sempre acompanhada de explicações por responsáveis da «Confederação» que se deslocam aos locais.

No dia 11 de fevereiro de 2015 esta publicação foi apresentada na Escola Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, com grande entusiasmo de alunos e alunas.

O Dr. Fernando Vaz, membro da Direção da Confederação e José Ruy projetaram um PowerPoint no grande auditório da Escola mostrando o conteúdo do livro e dando explicações sobre a intenção e a utilidade do Associativismo, para se organizarem num grupo de trabalho na escola ou até numa pequena equipa de desporto.
José Ruy explicou como a história foi concebida, desde os esboços à arte final, mostrando também em PowerPoint as máquinas rotativas de impressão que imprimiram o trabalho.
No final todos os alunos e alunas quiseram autógrafos dos apresentadores da obra, como recordação.

O espaço da Escola Reynaldo dos Santos foi gentilmente cedido pela sua diretora, Dr.ª Vera Lúcia Borges, e estiveram envolvidas no evento as professoras Teresa Pinto, Isabel Plantier e Marília Santos, com o apoio da professora Fátima Coentro (OK! Não é nossa prima, claro).



Aspecto do auditório quando a diretora da Escola Reynaldo dos Santos, Dr.ª Vera Lúcia Borges, apresentava os palestrantes.

O Dr. Fernando Vaz a explicar à assistência muito interessada como utilizar o livro. De seguida José Ruy fez a sua intervenção.

No final, euforicamente, os alunos num gesto espontâneo habilitaram-se a um autógrafo dos apresentadores e todos o conseguiram com êxito.









O livro a partir desta fase da Banda desenhada prossegue com texto e algumas ilustrações, para que o leitor possa apreciar o resto da história, idealizando as novas personagens que vão entrando em cena, criando mais dinamismo à narrativa.


__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page