terça-feira, 26 de maio de 2015

LANÇAMENTOS POLVO – TEX PATAGÓNIA (MAURO BOSELLI e PASQUALE FRISENDA) – CUMBE (MARCELO D’SALETE) e VOLTA (ANDRÉ OLIVEIRA e ANDRÉ CAETANO)



 

LANÇAMENTOS POLVO

TEX PATAGÓNIA 
(MAURO BOSELLI e PASQUALE FRISENDA)
CUMBE 
(MARCELO D’SALETE)
VOLTA 
O SEGREDO DO VALE DAS SOMBRAS
(ANDRÉ OLIVEIRA e ANDRÉ CAETANO)


TEX – PATAGÓNIA
MAURO BOSELLI e PASQUALE FRISENDA

SOBRE O LIVRO:

Nesta singular aventura, escrita de forma apaixonada por Mauro Boselli e esplendidamente desenhada por Pasquale Frisenda, Tex e o seu filho Kit Willer viajam até à Patagónia, nos confins da Argentina, ao pampa, para participarem numa missão que é, ao mesmo tempo, de resgate de prisioneiros e punitiva, na sequência de sanguinários ataques por parte dos índios. Trata-se de uma movimentada história, cheia de acção, que aborda com singular realismo o genocídio das tribos índias e onde assistimos à luta de um povo pela sua sobrevivência, à custa de muita tenacidade, determinação, heroísmo, vontade de liberdade, sacrifício, sangue e mortos.

O que dizem os especialistas em Tex:

(...) uma bela aventura, épica, histórica, muito bem documentada, com trabalho de casa e com uma grande prestação gráfica de Pasquale Frisenda.
-- Mário João Marques --
É, sem exageros, uma das melhores histórias de Tex de todos os tempos!
-- Pedro Bouça --
É, de muito longe, a melhor história de Tex que já li. (...) alia o exotismo de um cenário pouco habitual para um western, como as pampas argentinas, a um argumento muito bem construído por Mauro Boselli.
-- João Miguel Lameiras --

(...) apresenta páginas notáveis, passíveis de entrar em qualquer galeria de quadradinhos a preto e branco.
-- Pedro Cleto --

OS AUTORES:

PASQUALE FRISENDA (Milão, 1970)

Chega à Banda Desenhada guiado pelo destino, em passos incertos e até casuais. Depois de um curso de banda desenhada que frequentou em Milão e do contacto e troca de experiências com outros artistas do meio entra na equipa de desenhadores de “Ken Parker”. Quando esta série é adquirida pela Sergio Bonelli Editore, está finalmente na mítica editora italiana, desenhando “Mágico Vento”, com argumento de GianfrancoManfredi e, a partir de certa altura, compondo também as capas desta série. Desejando confrontar-se com outras atmosferas, expressa essa sua vontade a Sergio Bonelli, que o convida a desenhar um “Tex Gigante”. O autor não desperdiça a oportunidade, única e irrecusável, e com argumento de Mauro Boselli desenha este “Patagónia”, em 2009, onde reflecte a sua visão do personagem. Voltará a ele mais tarde, já na série regular de “Tex”, com “Il Segreto del Giudice Bean”, novamente com argumento de Boselli.

MAURO BOSELLI (Milão, 1953)

Tem vindo a desempenhar várias profissões ao longo da vida: argumentista, redactor, tradutor, polígrafo... Trabalha há mais de trinta anos no campo da Banda Desenhada. Depois de uma experiência como assistente do criador de “Tex”, Gianluigi Bonelli, entra para a Sergio Bonelli Editore, em 1984, como redactor das revistas “Pilot” e “Orient Express”. Apesar de embrenhado numa série de misteres relacionados com a actividade, vai escrevendo histórias, entre as quais algumas de “Zagor”, personagem de que terá a curadoria editorial durante 10 anos. 1994 marca a sua entrada no reduzidíssimo staff de “Tex”. Em 2000 cria, com Maurizio Colombo, a série de horror “Dampyr”. Até hoje, Boselli já criou mais de 30.000 páginas de Banda Desenhada para a Bonelli e recebeu vários prémios do sector. É da sua pena “Tex Willer. La storia della mia vita”, autobiografia “oficial” de “Tex”.

FICHA TÉCNICA:

Edição da Polvo, com tradução de José Carlos Francisco, que assina também o texto introdutório, e legendagem de Hugo Jesus.
228 páginas a preto e branco, no formato 18,5 x 24,5 cm.
Capa a cores, brochada, com badanas.
PVP (IVA incluído): 16,99 euros.

 __________________________________________________________________


CUMBE
MARCELO D'SALETE

O LIVRO

cumbe, a palavra banto que dá nome a esta obra, é rica em signifi­cados: é o Sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo. É, também, sinónimo de quilombo, a palavra que no Brasil quer dizer "esconderijo no mato onde se refugiavam os escra­vos". São precisamente os escravos negros os protagonistas destas histórias - algumas delas inicialmente inspiradas em documentos históricos - nas suas lutas de resistência contra a opressão esclava­gista no Brasil do séc. XVII, contra o sistema de trabalho forçado, demonstrando as tensões intrínsecas de uma sociedade amplamente pautada pela violência.

Cumbe foi considerada uma das melhores Bandas Desenhadas edi­tadas em 2014 no Brasil.

O AUTOR

Marcelo D'Salete é autor de banda desenhada, ilustrador e profes­sor. Estudou design gráfico no Colégio Carlos de Campos, é gradua­do em artes plásticas e mestre em história da arte pela Universidade de S. Paulo. Tem publicados os livros de bd Noite Luz (2008), En­cruzilhada (2011) e Risco (2014). Participou nas revistas Front, Graf­fiti, Ragu, Stripburger (Eslovénia), Suda Mery k! (Argentina) e em exposições colectivas no Brasil (FIQ, Rio Comicon), Portugal (Ama-doraBD) e Angola (Luanda Cartoon).

EDIÇÃO Polvo
AUTOR Marcelo D'Salete
DATA Maio 2015 FORMATO 165 x 230 mm
PAGINAS 168 ISBN 978-989-8513-41-0 PVP (IVA incluído) 14,90 euros

Páginas das histórias: Cumbe e Sumidouro.

POLVO | Apartado 15097, 1074-004 LISBOA | Web: www.polvo-editora.com | Telem.: 962605195 | Fax: 213883544 | E-mail: polvolivros@gmail.com


____________________________________________________________


VOLTA 
O SEGREDO DO VALE DAS SOMBRAS 
ANDRÉ OLIVEIRA e ANDRÉ CAETANO

O LIVRO

"LES BEAUX ESPRITS SE RENCONTRENT"

Um estranho e misterioso ciclista chega sem saber como a Reste du Monde, uma aldeia parada no tempo e aterrorizada por ameaças tenebrosas. As suas memórias são escassas, não traz consigo muito mais do que a bicicleta, mas com o intuito de colocar as ideias no sítio certo e recuperar parte do que perdeu, aceita ficar e deparar-se com uma sociedade isolada, com regras e leis muito próprias. À medida que os dias passam, o "Campeão", como começam a chamar-lhe os habitantes do vale, percebe mesmo que é em si depositado o peso da salvação, apesar de mal conseguir salvar-se a si próprio. As suspeitas florescem, a morte espreita entre os arbustos, os fantasmas irrompem por cada esquina e algures na floresta... há uma sombra que se move.

OS AUTORES

ANDRÉ OLIVEIRA nasceu em Lisboa, em 1982. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é hoje copywriter na agência Fuel Design. Foi co-editor da antologia Zona, editor de BD da Revista Freestyle e comissário da Trienal Movimento Desenho 2012, tendo organizado o evento BD ao Forte. Escreveu os livros de BD "HAWK" (ilustrado por Osvaldo Medina, Kingpin Books), "Casulo" (ilustrado por vários autores, Kingpin Books), "Tiras do Baralho!" (ilustrado por Pedro Carvalho, El Pep), os quatro primeiros números da série "Living Will" (ilustrados por Joana Afonso e Pedro Serpa, Ave Rara) e o primeiro da série "Gentle­man" (ilustrado por Ricardo Reis, Ave Rara). Actualmente, edita curtas de Banda Desenhada na revista CAIS, faz parte do colec­tivo The Lisbon Studio e está a trabalhar em diversos projectos editoriais com vários ilustradores.

ANDRÉ CAETANO nasceu em Coimbra, em 1983. Licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra, é hoje freelancer em ilustração e design gráfico. Tem ilustrado para editoras como a Porto Editora, Edições Asa, GATAfunho, Calendário de Letras, Minerva Coimbra, Lápis de Memórias entre outras. Destaca-se a obra "Sem Palavras", (escrita por Eugénio Roda, Porto Editora), que foi seleccionada para fazer parte dos "100 Livros do Futuro", em exposição na Feira do Livro Infantil de Bolonha, quando Portugal foi o país convidado. Ilustrou os livros de BD "Trabalhadores do Comér­cio" (co-ilustrado por Pedro Pires, escrito por Hugo Jesus, Tugaland), e a obra "Uma Aventura Estaminal", (escrita por João Ramalho Santos, Imprensa da Universidade de Coimbra). Actualmente, continua a desenvolver projectos na área da ilus­tração, design e banda desenhada para diversos clientes.

EDIÇÃO: Polvo | AUTORES: André Oliveira (argumento) e André Caetano (desenho) | DATA: Junho 2015 | ISBN: 978-989-8513-26-7 FORMATO: 240 x 168 mm | PÁGINAS: 96, a preto e branco | CAPA: a 4 cores, cartonada | PVP (IVA incluído): 12,99 euros


_____________________________________________________________

 
Locations of visitors to this page