terça-feira, 13 de março de 2012

NOTA DE IMPRENSA: SEGUNDA EDIÇÃO DE O AMOR INFINITO QUE TE TENHO E OUTRAS HISTÓRIAS DE PAULO MONTEIRO – DA POLVO


O AMOR INFINITO QUE TE TENHO 
 E OUTRAS HISTÓRIAS 

 PAULO MONTEIRO 

 2ª Edição – Nova Capa 

O LIVRO 
Este é o primeiro livro de banda desenhada de Paulo Monteiro. Reúne um conjunto de histórias curtas efectuadas entre 2005 e 2010 e mostra de forma clara e concisa o percurso de maturação de um autor que vive intensamente as histórias que conta e desenha.

DISTINÇÕES 
Melhor Álbum Português, atribuído pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 2011.
Melhor Publicação Independente, atribuído pela Central Comics, em 2011.

DA IMPRENSA ESCRITA 
(...) embora estas histórias tenham a forma de um livro, elas são definitivamente o rosto de um homem. 
João Morales, Os meus livros
(...) um labor de figuração que alcança a excelência em vários momentos (...) 
Sara Figueiredo Costa, Ler
Uma bela surpresa (...) 
João Ramalho Santos, JL
Uma obra visceralmente sentida? Sem dúvida alguma. 
Luiz Beira, Diário do Alentejo

DA BLOGOSFERA 
(...) uma sensibilidade e uma capacidade de transmitir aos seus relatos um tom poético, íntimo, frágil, que raras vezes tenho encontrado em BD. 
Pedro Cleto, As Leituras do Pedro
 (...) uma obra comovente, que ultrapassa os limites da banda desenhada (...) 
Artur, Intergalacticrobot
 (...) a obra de Monteiro pauta-se por uma genuína entrega (...) 
Pedro Vieira de Moura, LerBD

O AUTOR 
Paulo Monteiro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1967. A partir dos 13 anos fez várias exposições de ilustração, ilustrou fanzines de poesia e desenhou cartazes e murais. Pós-graduou-se em História de Arte em 1993, ano em que foi viver para Beja. Teve (e tem) interesses e ocupações muito diversas: escreveu para a rádio e para os jornais, passou filmes de terra em terra, compôs canções, tocou guitarra em lares, trabalhou nas vindimas, foi professor de Ciências da Natureza e de Geografia, foi agente de campo em muitas vilas e cidades, realizou ateliês de azulejaria, banda desenhada e ilustração, participou em escavações arqueológicas, fez teatro de fantoches, teatro de sombras chinesas, cenografia e figurinos, comissariou dezenas de exposições em vários domínios... Escreveu e editou 3 fanzines de poesia: Poemas, Poemas a andar de carro e Poemas Japoneses. A partir de 2005 passou a fazer a direcção da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Tem percorrido o Alentejo para falar de banda desenhada nas escolas (já visitou perto de 80...). Desde 2005 que se dedica exclusivamente à banda desenhada, como autor. Fez várias dezenas de exposições de pintura, ilustração e banda desenhada, quase todas em Portugal, mas também em Espanha, França e Itália. Tem um filho; Manuel...

EDIÇÃO: Polvo AUTOR: Paulo Monteiro DATA: Janeiro 2012 (2a edição) FORMATO: 165 x 225 mm PAGINAS: 64 PVP (IVA n/incluído): 8,40 euros

Paulo Monteiro em sessão de autógrafos no AmadoraBD 2010

_________________________________________________

Nota do Kuentro: o texto Bio-Bibliográfico de Moebius previsto para hoje só será aqui publicado na quinta-feira, dia 15.

_________________________________________________

 
Locations of visitors to this page