segunda-feira, 6 de junho de 2016

384ª TERTÚLIA BD DE LISBOA – 7 DE JUNHO 2016 – CONVIDADOS ESPECIAIS: JORGE DEODATO (editor) E SHARON MENDES (autor)


384º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
7 DE JUNHO 2016

31º ANIVERSÁRIO DA TERTÚLIA
INICIADA POR GERALDES LINO A 4 DE JUNHO DE 1985

CONVIDADOS ESPECIAIS 
JORGE DEODATO (editor) 
SHARON MENDES (autor)


ESCORPIÃO AZUL

Criada em 2013 pelo dinamismo empreendedor de Jorge Deodato (editor) e pela criatividade de Sharon Mendes, a Escorpião Azul afirma-se como uma micro editora independente especializada em banda desenhada e pequenos contos ilustrados, que desde o início da sua actividade tem trabalhado no sentido de dar voz a obras e autores exclusivamente nacionais dos mais diversos estilos e origens. “Segunda Oportunidade” de Geral e Derradé foi o seu primeiro livro.

JORGE DEODATO

Jorge Deodato nasceu em Loures em 1968, e tem o Bacharelato em Novas Tecnologias da Produção pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). Participou em diversos concursos e exposições de Banda Desenhada como Amadora BD, Comicarte - Porto, Lisboa e Sobreda da Caparica. Publicou banda desenhada, ilustrações textos da especialidade no Banda (1987-93), de que foi co-editor, no Shock Fanzine, Café no Park (1992-93), Mercantologia, Mesinha de Cabeceira, bem como no álbum coletivo Entroncamento de Bds. Foi um dos sócios fundadores da Associação Jogo de Imagens que publicou a revista Azul BD Três e Azul. Fundou a Edições Polvo, Lda com o Rui Brito e o Pedro Brito (1997-2007). Cria a chancela Escorpião Azul em 2013.

SHARON MENDES

Nasceu em Toronto em 1992. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas- Artes de Lisboa e tem participado desde 2012 em eventos e exposições colectivas. Ultimamente tem feito exposições individuais cujos temas se baseiam na Vida Natural e no Mundo Orgânico. Considera-se artista plástica ou criadora de imagens, num sentido mais amplo, porque o seu gosto e interesse pessoal interliga-se em vários caminhos diferentes dentro do mundo da Artes Visuais considerando-os todos importantes. Por esta razão, devido a uma recolha de “diversas fontes”, são várias os processos e materiais a que recorre para elaborar os seus trabalhos. No seu caminho artístico insere-se a fotografia, gravura, desenho, ilustração, caricatura e pintura. O gosto em explorar e fazer banda desenhada surgiu relativamente há pouco tempo. Em 2014 ilustra o livro juvenil “ A Batalha de Pedra”,seguido de ”Rafael o Montanhês” do escritor Gabriel Raimundo. Em 2015 publica o seu primeiro livro de banda desenhada “As Aventuras da Família de Craig”.

HISTÓRIAS DO OUTRO MUNDO

A ficção científica nasceu como um subgénero literário na década de 1920, cujos conteúdos se baseiam em supostos feitos científicos ou técnicos que poderiam acontecer no futuro.
Com efeito, muitos autores de ficção científica conseguiram antecipar a criação dos mais variados inventos, como foi o caso de Júlio Verne com os submarinos ou as naves espaciais. Com o tempo, foi-se alargando a diferentes formatos como o cinema ou a banda desenhada. Como tal esta obra quer homenagear este género através de um conjunto de histórias desenhadas por novos autores portugueses de banda desenhada com influências que vão desde o franco-belga, passando pelos comics americanos acabando no manga, uma verdadeira identidade lusa.

Contacto: editora.escorpiaoazul@gmail.com

SOBRESSALTOS

Vinte momentos de horror, outros tantos sustos e “sobressaltos”, nesta antologia de contos de terror por alguns dos melhores autores portugueses de banda desenhada.
Sobressaltos nasceu de um pedido por parte da organização do evento Sustos às Sextas para uma exposição ligada à banda desenhada de terror. Comissariada por Geraldes Lino e por Bruno Caetano, da Comic Heart, essa exposição fez nascer a vontade de criar algo que prestasse homenagem às pequenas histórias curtas de duas páginas apresentadas.

Uma co-edição Comic Heart e Europress

SOBRESSALTOS – TERROR POR AUTORES PORTUGUESES DE BD
Vinte momentos de horror, outros tantos sustos e “sobressaltos”, nesta antologia de contos de terror por alguns dos melhores autores portugueses de banda desenhada.
Sobressaltos nasceu de um pedido por parte da organização do evento Sustos às Sextas para uma exposição ligada à banda desenhada de terror. Comissariada por Geraldes Lino, um dos mais entusiastas fãs de BD de sempre no nosso país, e por Bruno Caetano, da Comic Heart, essa exposição fez nascer a vontade de criar algo que prestasse homenagem às pequenas histórias curtas de duas páginas apresentadas. O resultado foi esta antologia que reúne pequenos episódios, momentos de terror, instantes de humor e pausas para reflexão, desenhadas por vinte grandes desenhadores (com apoio de dois argumentistas): um verdadeiro catálogo do que de melhor se faz em banda desenhada no nosso país! O resultado foi esta antologia que reúne pequenos episódios, momentos de terror, instantes de humor e pausas para reflexão, desenhadas por vinte grandes desenhadores (com apoio de dois argumentistas): um verdadeiro catálogo do que de melhor se faz em banda desenhada no nosso país!

Com histórias de Álvaro, André Oliveira, Andreia Rechena, Bruno Caetano, Carlota Borba, Fernando Relvas, Filipe Alves, Joana Afonso, João Sequeira, José Lopes, José Smith Vargas, Luis Cavaco, Mosi, Nuno Rodrigues, Osvaldo Medina, Pedro Brito, Pepedelrey, Ricardo Drumond, Ricardo Santo, Rui Gamito, Rui Lacas, e Tiago Pimentel. Prefácio de António Monteiro.

A antologia “Sobressaltos” nasce da necessidade de publicar os resultados da exposição homónima, comissariada por Geraldes Lino e Bruno Caetano (Comic Heart), a pedido da organização do evento Sustos às Sextas.
A selecção dos artistas presentes, uns a convite de Geraldes Lino e outros a convite de Bruno Caetano, revelou jovens artistas ao mesmo tempo que apresentou novos trabalhos de nomes bem conhecidos no mercado de banda desenhada nacional, fazendo deste projecto algo que permite a descoberta ao mesmo tempo que nos traz um sentimento de familiaridade em algumas obras.

Dada a visível qualidade presente nos trabalhos apresentados, desenvolveu-se o projecto e procuraram-se parceiros, após algumas barreiras de cariz financeiro, o editor José Hartvig de Freitas foi contactado e, através da sua longa experiência, facilitou o desenvolvimento do projecto através de uma sempre presente coordenação.
Foi então que Carlos Vintém (Europress) mostrou interesse e apostou em co-editar este acervo de obras de terror por autores portugueses e, com a entrada de Hugo Jesus na paginação e António Monteiro (Sustos às Sextas) responsável pelo texto introdutório, o projecto ganhou não só asas como um tamanho ímpeto que só parou no Festival de Banda Desenhada de Beja onde teve o seu lançamento.


SOBRESSALTOS: TERROR POR AUTORES PORTUGUESES DE BD
Formato: 23 x 32, capa mole, preto e branco.
Uma co-edição Comic Heart e Europress
ISBN: 978-972-559-347-9
PVP: 11,95€
Distribuição:
Europress Editores e Distribuidores de Publicações
Tel. 218 444 340 - geral@europress.pt
www.europresseditora.pt
Comic Heart: bruno@comicheart.com
www.comicheart.com

________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page