terça-feira, 14 de março de 2017

Gazeta da BD #70 – Exposição de Originais de Mosi em Caldas da Rainha

Gazeta da BD #70
Exposição de Originais de Mosi 
em Caldas da Rainha
a BD na “Taberna do Antero”

Gazeta da BD #70 - 10 de Março 2017
Jorge Machado-Dias

Joana Simões, que assina “Mosi” (anagrama do seu apelido), é uma das jovens autoras emergentes da nova geração na BD portuguesa. Licenciada em Pintura, a autora participou, na fase final do seu curso, numa “residência artística” do RÉSVÉS (programa de residências artísticas transdisciplinares da FBAUL), na aldeia algarvia de Alte, perto de Loulé, durante duas semanas. O programa pedia o desenvolvimento de um projecto, enquadrado nos objectivos do Curso, que envolvesse a comunidade local. Mosi decidiu que o seu projecto se compusesse de pequenas histórias em banda desenhada. Assim nasceu a narrativa Altemente, posteriormente publicada pela Comic Heart, em três cadernos de dezasseis páginas cada.

Em 2014 Mosi ganhou o 1º prémio do Concurso de Banda Desenhada do Amadora BD, escalão A, e foi selecionada para a categoria de BD na Mostra Nacional de Jovens Criadores, do CPAI - Clube Português de Artes e Ideias.

Para além da série Altemente, premiada com o Galardão de Excelência na Execução de Curtas na Comic Con Portugal em 2016, também participou na antologia Sobressaltos e publicou vários Fanzines. Desenvolveu trabalhos na área da ilustração, destacando-se a capa do nº10 da revista “Estante” da Fnac. Em Junho de 2016 foi Convidada Especial no 376ª Encontro da Tertúlia BD de Lisboa.

Distribuído, como já escrevi, por três cadernos, Altemente mantém uma narrativa bastante aberta e solta. Segundo as palavras da autora: “procurei que tivesse um espírito livre e descontraído, de forma a condizer com o ambiente e com as pessoas fantásticas que fizeram parte destas histórias. Devido à espontaneidade dos acontecimentos, não existe uma sequência fixa, há apenas um tema que liga os vários momentos que foram vividos ao longo da estadia”.

Segundo Pedro Vieira Moura, esta obra “(...) é característica da pós-modernidade o “fortuitamente heterogéneo, o fragmentário, o aleatório”, e temos bastas vezes visitado autores que transformam essas características numa estrutura, em simultâneo, angustiante e fundadora dos seus gestos artísticos – apenas para citar alguns nomes de autores portugueses contemporâneos da banda desenhada, pense-se em Marco Mendes, Jucifer, Miguel Carneiro, André Lemos, entre outros (...)”

Actualmente Joana Simões é professora de desenho no curso de Concept Art na ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação. Foi fundadora da associação cultural EriceiraBD, onde promove actividades relacionadas com banda desenhada, ilustração e afins.

Esta breve apresentação da autora serve também como introdução alargada à notícia de que originais da sua referida BD Altemente, estiveram em exposição na antiga “Taberna do Antero” (actual “Pachá-Casa Antero”), no Beco do Forno em Caldas da Rainha, entre 14 de Fevereiro a 9 de Março.

Com isto, tenho que referir brevemente a Casa Antero, considerada a mais antiga “casa de pasto” de Caldas da Raínha. A propósito do 57º aniversário desta casa, o cartoonista caldense Bruno Prates realizou uma pequena banda desenhada com a história da mesma, em duas pranchas. Os originais do Bruno estiveram em exposição na mesma parede que acolheu agora os originais de Mosi e serviram depois como fundo para os toalhetes de mesa usados na restauração, postais, canecas, t-shirts e livros que foram oferecidos aos clientes. Passou a ser uma imagem de marca da casa, digamos assim.

Paulo Feliciano, filho do fundador da Casa Antero, referiu-me que o estabelecimente já tem uma certa tradição em diversos eventos, exposições e workshops, extra restauração, que pretende continuar. Penso que é uma “janela de oportunidades” para autores de BD que queiram divulgar o seu trabalho junto do público.

Já agora, os responsáveis por esta pequena exposição foram José de Freitas, ligado actualmente à Salvat Editores e vivendo em “part-time” em Caldas e Bruno Caetano, o dinâmico editor da Comic Earth.


Mosi no Anicomics 2016



______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page