domingo, 31 de março de 2019

PROGRAMA 419º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 2 ABRIL 2019

PROGRAMA 
419º ENCONTRO DA 
TERTÚLIA BD DE LISBOA  
2 ABRIL 2019 


João Monteiro

Chamo-me João Monteiro e desde sempre gostei de desenhar e criar as minhas próprias histórias, com preferência pela ficção científica. O meu trabalho foi influenciado em grande medida pelo cinema norte americano (com as sagas Star Wars, Star Trek e Battlestar Galatica como principais expoentes) mas também é marcado pela manga japonesa e com alguns traços franco-belgas.
Pertenci ao grupo Imaginarte, núcleo de ilustração, argumento, banda desenhada e animação da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Nesse âmbito participei em diversos projectos e exposições e criei as bandas desenhadas O Caso do Lobo Mau (2006), O Sentido da Vida (revista Underworld, Maio de 2007) e ainda Digital Interface (revista BD Voyeur#2, 2007).
Sou autor da webcomic intitulada Protector da Fé, publicada no blog Quadradinhos Ink em 2012.
Ao presente, sou membro do grupo de Ilustração e Banda Desenhada Desenhos, Inks e Rabiscos. No decurso desta colaboração publiquei na revista electrónica do grupo três trabalhos de banda desenhada: Piratas! (2013), Mile High Club (2014) e Pacífica (2015).
Colaborei no livro Histórias do Outro Mundo, uma colectânea de histórias de ficção científica publicada pela editora Escorpião Azul em 2017, com a banda desenhada Prelúdio da Tempestade.
Ao presente, encontro-me a desenvolver pela mesma editora o projecto independente Star Legacy, tendo o primeiro livro Ecos de um Passado Distante sido publicado em 2018. Esta edição foi o culminar de um longo projecto que teve início há muitos anos e só agora foi possível trazê-lo a público, ainda que alguns dos meus trabalhos anteriores (nomeadamente Protector da Fé, Mile High Club e Prelúdio da Tempestade) já antevissem este universo, ainda que se passassem em períodos cronologicamente diferentes.
O meu projecto imediato para o futuro passa como tal pelo desenvolvimento e publicação integral desta história na sua totalidade.

https://www.facebook.com/jlmonteirodforge/
http://jmonteiro.deviantart.com/
http://quadradinhosbd2.blogspot.com/2011/07/jmonteiro.html

Rafael Bordalo Pinheiro, Uma Vida em Desenhos

Rafael Bordalo Pinheiro foi um dos mais importantes artistas de final do século XIX, senhor de uma obra que atingiu grande brilhantismo, sobretudo nas peças de cerâmica artística que modelou na fábrica que ajudou a fundar, e nos desenhos humorísticos que publicou nos jornais de que foi proprietário. Para compreender a sua obra é importante conhecer também o artista, a sua biografia e a forma entusiástica como viveu a vida. Este livro conta-nos esse percurso através da banda desenhada, arte em que Bordalo foi um dos pioneiros em Portugal.

Argumento de:
Bruno Pinto
Biólogo e comunicador de ciência, focando o seu trabalho em comunicação de temas ambientais em diferentes formatos. É argumentista de três livros de banda desenhada (sobre lince-ibérico e alterações climáticas), estreando-se com a presente obra num tema fora da sua área de formação.

Carlos Silva
Carlos Silva é escritor e editor, com uma predileção por ficção especulativa. Podem encontrar o seu nome em obras como Lisboa no Ano 2000 e Anjos. Depois de escrever parte do argumento do presente livro desenvolveu um peculiar interesse por vegetais e animais em faiança.

Desenhos de:
FIL
Investigador na área de museologia e ciências biológicas, é editor e autor de banda desenhada e ilustrador nos tempos livres. Fundou em 2009 a antologia “Zona” da qual é editor. Tem participado em várias publicações com ilustrações e bandas desenhadas curtas. É sócio fundador da Associação Tentáculo que tem tido como principal actividade a publicação de trabalhos criativos, sobretudo na área da banda desenhada e ilustração.

Filipe Duarte
O seu interesse por banda desenhada manifestou-se muito cedo, resultando numa carreira prolífica. Como editor da Znok, publicou várias de suas próprias histórias. Mas também teve colaborações em fanzines/revistas como “Kzine”, “Zona Monstra”, “Zona Nippon”, revista australiana “something Weird” com o argumento do americano Kurt Belcher e Portugal 2055. Recentemente publicou a novela gráfica “A última Nota” em colaboração com escritor André Mateus.

Miguel Santos
É um ilustrador freelancer e os seus trabalhos estão ligados aos géneros da Ficção Científica, Terror e Fantasia. Como autor BD, tem contribuído assiduamente nas publicações da Associação Tentáculo: Zona e Portugal 2055. Fui também coeditor da revista Zona Contacto. O seu trabalho foi publicado nas revistas Bang!, Gerador e na webmagazine Messengers from the Stars. É o autor dos livros Ermal, quando a guerra fria aqueceu e Ermal, Terra e Sangue, bem como da BD curta A Gesta do Monstro, que integra o álbum Humanus da Escorpião Azul.

Rui Alex
Gosta de experimentar todos os estilos, é entusiasta e encantado pelo Fantástico e Ficção-Científica. Produziu algumas bandas desenhadas curtas e é colaborador assíduo de fanzines como “Zona”, “Celacanto” e “Almanaque Steampunk

Sofia Pereira
Ilustradora, designer gráfica e adepta do diário gráfico. Colaborou com fanzines e publicações nacionais, ilustração para jogos, produziu bandas desenhadas curtas e conta com duas publicações independentes em nome próprio.

Xico Santos
Trabalha como arquitecto de dia, brinca com artes gráficas à noite. Contribui com histórias curtas debanda desenhada para alguns livros da “Zona”, para a revista “Gerador” e para o livro sueco “Gränslöst Mod”. Desenhou o livro”Vil - A Tragédia de Diogo Alves”, nomeado para melhor desenho emelhor argumento (André Oliveira) para álbum português no FIBDA2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page