O COLEGA DE SEVILHA
UMA AVENTURA DE PITANGA
Texto e Desenho de Arlindo Fagundes – Cor por José Pedro Costa
A acção de O Colega de Sevilha passa-se entre Tanger e o sul de Espanha, com o nosso herói a ver-se envolvido no transporte e tráfego de mão de obra clandestina para a Europa.
O Colega de Sevilha é o terceiro álbum das aventuras de Pitanga, depois de La Chavalita e de A Rapariga do Poço da Morte e o primeiro a ser editado a cores.
Pitanga, que usa um quase interminável cachecol com bolas pretas, vive com Armando, o seu braço direito que, embora cego, vê muita coisa em que outros não reparam, sendo um pouco destravado a falar. Esta banda desenhada, criada por Arlindo fagundes, evidencia um estilo e consistência narrativa muito originais, com predominância de um humor muito pessoal, aliado ao seu habitual e vigoroso traço negro.
Autor de banda desenhada, ilustrador, capista, caricaturista, ceramista, cineasta, pintor, professor, Arlindo Fagundes frequentou o curso de desenho e pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa tendo-se diplomado como realizador de cinema no Conservatoire Libre de Cinéma Français em 1973, aquando do seu exílio político em França.
Assina como realizador alguns documentários para a RTP e, como caricaturista, colabora com vários periódicos.
Em 1997 é-lhe outorgado o 1.º Grande Prémio de Design Artesanal na Bienal de Vila Nova de Cerveira.
Tem sido o ilustrador e capista da colecção juvenil Uma Aventura, com textos de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Ler texto de Pedro Cleto em http://asleiturasdopedro.blogspot.com/2019/05/pitanga-o-colega-de-sevilha.html
Arlindo Fagundes
Sem comentários:
Enviar um comentário