sexta-feira, 8 de agosto de 2014

BDpress #424: BD INUNDA BANCAS NACIONAIS DE NOVO – Pedro Cleto no JN


BD INUNDA BANCAS NACIONAIS 
DE NOVO 

Jornal de Noticias, Terça-Feira 24/6/14

F. Cleto e Pina (Pedro Cleto)

• Após longa ausência, publicações de banda desenhada ressurgem
• Mensalmente, estão disponíveis cerca de uma dezena de títulos
________________________________________________________

REVISTAS BRASILEIRAS

Como aconteceu quando abundavam as revistas portuguesas, regularmente chegam aos quiosques nacionais diversas edições de banda desenhada brasileiras. Entre as edições da Panini, com o humor da Turma da Mônica e os super-heróis da Marvel e DC Comics ou da Mythos Editora, com os westerns Tex e Zagor e o policial de contorno humano J. Kendal – Aventuras de uma criminóloga, são cerca de meia centena de títulos, quase para todos os gostos e bolsas. Estas revistas, apesar de alguns problemas de distribuição e dos cerca de seis meses de atraso que trazem em relação à publicação no Brasil, aumentam bastante a oferta, que crescerá em setembro.

________________________________________________________

Durante décadas, títulos como "Mosquito", "Cavaleiro Andante", "Mundo de Aventuras", "Tintín" ou "Jornal do Cuto" acompanharam-nos. Agora, após longa ausência, as revistas de BD voltam aos quiosques lusos.

Desde o início do ano, mensalmente, são cerca de uma dezena de títulos, a que se devem juntar outras revistas que, não sendo exclusivamente de BD, também publicam histórias aos quadradinhos, como a "Disney Júnior", a "Winx Club" ou a "Invizimals".

Se, durante décadas, as revistas de BD constituíam o principal divertimento dos mais novos, com a diversificação das ofertas de entretenimento - televisão, videojogos - e o crescimento do segmento dos álbuns, a banda desenhada foi perdendo visibilidade e leitores. Assim, se entre os anos 40 e 80, era normal chegar a um quiosque e encontrar dezenas de títulos para todos os gostos, idades e bolsas, na última década quase desapareceram.

Títulos como "Mosquito" ou "Mundo de Aventuras", com mais de 1500 números publicados, ou "O Papagaio", "Diabrete", "Cavaleiro Andante", "Camarada", "Zorro", "Tintin", "Jornal do Cuto" ou "Jornal da BD", que marcaram indelevelmente os leitores, tiveram sempre a companhia de edições menores (na qualidade, no papel, no preço), mas igualmente populares, como "Condor", "Falcão", "Mickey", "Pato Donald" e outros, que ajudavam a garantir um espaço regular nos escaparates e a indispensável visibilidade.

No regresso, as "hostilidades" foram reabertas há cerca de ano e meio, quando as revistas "Disney", após interregno de meia dúzia de anos, voltaram a ser publicadas em Português. A oferta Disney inclui a "Comix" (que é semanal), a "Hiper" (mensal), a "Disney Especial" (com edições temáticas - está à venda a que é dedicada às aventuras futebolísticas de patos e ratos), a "BIG" (com histórias clássicas) e a "Minnie & Friends".


HÁ MAIS CUIDADO EDITORIAL, MELHOR PAPEL E MAIS POSTOS DE VENDA

Esta, dirigida especialmente às meninas, revela uma atenção especial da Goody para com as leitoras mais jovens - que durante muito tempo foram esquecidas por quem editava quadradinhos -, que, ao entrar na adolescência, encontram também mensalmente uma outra edição Disney. É a "Real Life", centrada nas aspirações amorosas de três jovens londrinas, às voltas com o rapaz ideal e com as potencialidades e perigos das redes sociais.


Para leitores de todas as idades surgiu a "Simpsons Comics", com histórias inéditas da família mais amarela da televisão.


Este ano, aliás, tem sido pródigo em novas edições aos quadradinhos, pois, desde fevereiro, estão disponíveis edições dos principais super-heróis da Marvel, Vingadores, X-Men e Homem-Aranha Superior, correspondentes ao reinício do seu universo designado como Marvel Now. São revistas mensais que têm, regularmente, companhia de uma edição especial, com mais páginas e arcos completos que nalguns casos complementam as publicações mensais. Neste mês, os apreciadores de super-heróis poderão ler "Capitão América: 'Perdido na Dimensão X".



Também nos hipermercados

Em relação a tempos idos, há algumas mudanças nas revistas de BD: maiores cuidados editoriais, melhor papel, um maior respeito pelas obras originais e a diversificação dos pontos de venda, uma vez que a diminuição de bancas e quiosques faz com que surjam também em hipermercados e em cadeias de livrarias, facilitando a procura a quem deseja reencontrar os heróis que o acompanharam na infância e juventude.

___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page