quarta-feira, 17 de abril de 2019

O INCÊNDIO NOTRE-DAME A CAPA DE CHARLIE HEBDO É UMA PROVOCAÇÃO A MACRON

Reformas - "Eu começo pela carpintaria"

O INCÊNDIO DE NOTRE-DAME
A CAPA DE CHARLIE HEBDO 
É UMA PROVOCAÇÃO A MACRON 

Promessa de restauração da catedral de Notre Dame, no dia em que o país esperava respostas para os protestos dos Coletes Amarelos, gera críticas.

Acapa desta terça-feira do jornal satírico Charlie Hebdo reporta ao incêndio na Catedral de Notre-Dame, materializando uma crítica ao presidente francês Emmanuel Macron.

Sobre um fundo vermelho, a publicação usa uma caricatura de Macron, em que os seus cabelos formam a catedral em chamas. Nela não se esquece a promessa de Macron, que na noite passada garantiu que o monumento será reconstruído.

A promessa é o alvo da crítica da publicação, fazendo referência às reformas que o país tanto pede. Isto porque a tragédia fez com que Macron adiasse o discurso onde iria anunciar as medidas relacionadas com os sucessivos protestos dos coletes amarelos.

A capa já está a dar que falar com muitos a consideraram que se trata de uma opção de mau gosto, tendo em conta a inigualável perda a que França e o mundo assistiram ontem.

A revista está, segundo a própria indica, disponível em 50 quiosques de Paris.

Jornal satírico francês é conhecido pela abordagem controversa a temas da actualidade.
O jornal satírico francês Charlie Hebdo foi um dia mais cedo para as bancas (normalmente, sai às quartas-feiras) devido a incêndio que deflagrou na catedral de Notre-Dame, na capital parisiense. A publicação colocou o presidente francês, Emmanuel Macron, na capa da edição desta semana aludindo ao incêndio no monumento histórico.

Macron surge em fundo vermelho, em forma de caricatura, com os cabelos em chamas, no formato da catedral de Notre-Dame. Em reação ao acontecimento da noite passada, o presidente garantiu prontamente reconstruir o monumento e adiou um discurso à nação onde iria anunciar medidas para responder aos protestos dos "coletes amarelos".

A par com alguns críticos, o jornal critica esta postura de Macron pode dar prioridade ao incêndio em detrimento de um protesto que dura há meses no país. Como habitualmente a capa está a gerar controvérsia. Há quem apoie a crítica, outros consideram esta uma opção de mau gosto, tendo em conta a perda de parte de um património cultural inigualável, Património Mundial da Humanidade desde 1991.

 Como era o edifício da Notre Dame...
... e como ficou.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page