sábado, 29 de junho de 2019

COLOMBO NÃO DESCOBRIU AMÉRICA NENHUMA!!!


DE UMA VEZ POR TODAS:
 COLOMBO 
NÃO DESCOBRIU A AMÉRICA!!!
Não consigo compreender porque razão se continua a referir sistematicamente o nome de Cristóvão Colombo na questão da descoberta “da América”. Ainda hoje li um artigo na revista da National Geographic sobre a comemoração do V Centenário de Leonardo Da Vinci, que começa exactamente assim: “No ano em que Colombo descobriu a América...”
De uma vez por todas: CRISTÓVÃO COLOMBO NÃO DESCOBRIU AMÉRICA NENHUMA!!! – Descobriu ilhas daquilo que considerava serem as Índias, mais concretamente a ilha de Cipangu (o Japão de Toscanelli)! E morreu absolutamente convencido disso mesmo! Mais tarde, passaram-se até a designar durante algum tempo as ilhas das Caraíbas e das Bahamas, como “Índias Ocidentais”, mas os indígenas americanos ficaram, para todo o sempre a ser designados como “índios” ("indians" – indianos, em inglês) devido a esse erro!!!

Mapa de Toscanelli (1474), mostrando a ilha de Cipangu - o Japão - em cima do actual México.

Mapa mostrando as quatro viagens de Colombo, onde se pode ver que nas últimas duas, o genovês tocou o continente Americano (América do Sul) e do Centro (América Central), ficando convencido de que se tratava de grandes ilhas.

Pormenor do mapa de Waldseemüller de 1507 onde pela primeira vez foi escrito o nome América para nomear o continente que Vespúcio designou como Novus Mundus.
Quem descobriu na verdade o continente americano foi Américo Vespúcio (Amerigo Vespucciquando viajou ao longo da costa do Brasil em 1501 e ao perceber que aquele continente não podia fazer parte da Ásia (ainda não se conhecia o oceano Pacífico) designou-o como Novo Mundo. Mais tarde seria atribuído a esse continente o nome América, como tributo ao seu verdadeiro descobridor: Américo Vespúcio.

Deixo aqui um pequeno excerto do meu livro (em fase de revisões) Sob o Signo do Pelicano
no qual, obviamente tenho que referir Colombo:

(...) Contudo, ainda em Junho de 1483, o genovês Cristoforo Colon foi ao encontro do rei João II na igreja da Luz, em Carnide, para lhe apresentar o seu projecto de chegar às Índias, navegando para ocidente no oceano Atlântico e que o conselho do rei viria a rejeitar. O genovês baseava-se no mapa de Paolo dal Pozzo Toscanelli (de 1474) sobre o qual escrevemos mais atrás, em que aquele geógrafo italiano colocava a ilha de Cipangu – o Japão – na zona do actual México. Ninguém conhecia nessa época a existência do oceano Pacífico, bem entendido.

Mas é preciso dizer-se que este Cristoforo Colon, ou Cristóvão Colombo, ou Colón, é a personagem histórica mais controversa e fugidia que conhecemos na história portuguesa e que se prestou já a uma série de livros e artigos, de pelo menos sete autores, publicados na imprensa e na internet, conjecturais e discutíveis sobre a sua nacionalidade de origem. De italiano de Génova a português, passando por galego ou catalão, não há quem não meta uma colherada no assunto da sua nacionalidade. O próprio contribuiu para a confusão ao não querer que se conhecesse o local onde nascera, tal como escreveu na sua biografia oficial, o seu filho bastardo Fernando Colombo, nascido do enlace com Beatriz Enriquez enquanto viveu em Castela. Até o seu apelido aparece grafado em pelo menos quatro versões, acrescentando-se-lhes a versão em latim, como Colombo, Colomo, Colon, Colón, Columbus...


Para complicar as coisas, num documento da corte de Castela é designado como "portugués" e nas palavras do próprio quando, escrevendo aos reis de Castela, se refere a Portugal como "mi tierra".

Contudo, os documentos históricos dizem, por outro lado, que Colombo seria genovês e se estabeleceu em Lisboa em 1476, não tendo rompido os seus laços com Génova, nomeadamente porque ficou a trabalhar como agente da casa comercial Centurione. Sabe-se também que vivia na ilha da Madeira em 1479, casando com Filipa Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, cavaleiro da casa do duque de Viseu, o infante Henrique, o Navegador. Daquele casamento nasceu o único filho legítimo de Colombo, Diogo. Mas neste aspecto, as coisas também não são muito lineares, uma vez que Bartolomeu Perestrelo era um nobre e não era possível, nessa época, a filha de um homem da nobreza casar com um plebeu.

E, para terminar esta questão dúbia, faço notar que a abreviatura Xpoval Colon, consta de um documento do rei João II para Colombo, em que Xpoval será a abreviatura de Crispoval?

Para atrapalhar ainda mais a biografia do homem, começou a aparecer uma facção de “historiadores”, que afirmam a pés juntos e com centenas de páginas publicadas em livros, que Colombo era português e mesmo um espião do rei João II. 

Escrito isto, diga-se que a resposta do rei à proposta do genovês para chegar às Índias viajando para ocidente,  foi convencer o navegador a ir apresentar essa mesma proposta aos reis católicos, de Castela e Aragão... Isto talvez para, na minha modesta opinião, baralhar as cartas sobre a questão das explorações marítimas e afastar os castelhanos das terras africanas que vinham sendo descobertas pelos portugueses. 

Toda esta polémica envolveu, a certa altura uma carta de João II ao navegador, quando este já estava em Castela, tratando-o por “Nosso especial amigo em Sevilha”(...)





Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page