quinta-feira, 21 de julho de 2011

BDpress #276: HARRY POTTER NA BANDA DESENHADA – Pedro Cleto no Jornal de Notícias

O Harry Potter da MAD

Jornal de Notícias, 14 Julho 2011

HARRY POTTER EM BANDA DESENHADA

F. Cleto e Pina

Com a saga cinematográfica de Harry Potter a chegar ao fim – o último filme estreou hoje [14/07/2011] – está a fazer grande sucesso na internet uma outra adaptação, esta em banda desenhada.

Da autoria de Lucy Knisley, uma norte-americana natural de Chicago, onde nasceu há 26 anos e onde se formou em 2007 na School of the Art Institute, surpreende por resumir cada um dos livros numa única página de BD (com excepção do último, dividido a meio, tal como no cinema), como pode ser apreciado no blog da autora: AQUI.


Desenhadas em estilo cómico – o que não impede que todos os protagonistas sejam facilmente reconhecíveis – as histórias assim recriadas, em tom monocromático, revelam muito humor e um grande poder de síntese por parte da autora, que reproduziu as cenas mais importantes de cada um deles.

Knisley, que já tinha feito uma outra banda desenhada sobre a saga Crepúsculo, compilou igualmente todas as suas pranchas numa única página gigante de BD, que intitulou “The SummHarry”.

Entretanto, aproveitando a estreia do filme, nos Estados Unidos, na semana passada, foi posto à venda um número especial da revista MAD na qual “os idotas do costume”, com a habitual ironia e nonsense, parodiam Harry Potter e o universo desenvolvido por J. K. Rowling.

E se na internet se encontram facilmente outros exemplos de sátiras a Harry Potter, quase sempre na forma de cartoon ou tiras, o caso mais sério relacionado com a obra de Rowling na área do humor, é uma série de quatro volumes intitulada “Harry Cover”. Publicada no mercado francófono pela Delcourt, entre 2005 e 2010, tem argumentos de Pierre Veys e desenho de Baka (no primeiro tomo) e Esdras (nos restantes). A sua acção decorre na escola de feitiçaria de Poudrozieu, onde Harry Cover com os seus amigos Pron e Hormonne têm de enfrentar o repugnante Boldemorve…







Este texto pode também ser visto no blogue As Leituras do Pedro!!!
______________________________________________________________

Imagens da responsabilidade do Kuentro
______________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page