domingo, 3 de abril de 2016

382º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – 5 DE ABRIL 2016 – CONVIDADO ESPECIAL: NUNO LOURENÇO RODRIGUES



382º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
5 DE ABRIL 2016
CONVIDADO ESPECIAL: 
NUNO LOURENÇO RODRIGUES
 

Nuno Lourenço Rodrigues aka FUSÃO, Lisboa 1989. Sou ilustrador e designer freelancer. Residente no The Lisbon Studio desde 2014.

Grande parte do meu trabalho tem sido desenvolvido na área de Design Gráfico, criando imagens para eventos principalmente. No entanto procuro cada vez mais trabalhar e ser reconhecido como ilustrador. Desde sempre que a minha busca e ambição foi evoluir em desenho, neste momento estou à procura de oportunidades e de conquistar o meu lugar ao sol.

Julgo que o que gosto mesmo é de desenhar monstros. Esta é uma temática que nunca desilude pois há milhões de histórias que se podem contar e também tenho a liberdade para desenhar qualquer coisa.

Tenho participado em antologias de banda desenhada mas o objectivo é lançar as minhas próprias histórias que habitam o meu imaginário desde miúdo. O sonho é um dia poder partilhá-las com o mundo através de uma grande editora.

Projectos para o futuro já os há (alguns) mas como o segredo é a alma do negócio…espero ter novidades e poder partilhar o meu trabalho para breve!

A Banda Desenhada é uma constante na minha vida. Sou acima de tudo um fã desta arte e dos seus protagonistas. Tudo começou como qualquer um, com os clássicos Turma da Mônica e BD Disney, desenhos nos cadernos, etc…mas a verdadeira revolução foi aos 11 quando fui introduzido a Calvin & Hobbes, ao FIBDA e ao fórum Central Comics (onde fiquei conhecido por Nuno Rodriguezzzz)… na mesma altura João Fazenda foi convidado para dar um workshop de BD à minha turma, foi o meu primeiro contacto com um autor de BD. Desde então tive um grande apetite por conhecer mais e estar ligado ao meio.

As minhas influências são em grande parte de pessoas com quem tive oportunidade de me cruzar e histórias de sucesso que de uma forma ou de outra me inspiram e fazem-me querer acompanhar e não perder o comboio.

Desde os colegas de escola\universidade Mike Aymes, André Moraes, Carina Julião, João Leal Pereira, Ricardo Bessa, Wooz Beinstein com os quais sempre gostei de ter uma competição saudável.
A artistas que tenho a felicidade de conhecer (e muitos partilhar estúdio) - Derradé (primeiro autografo), Filipe Andrade, Daniel Maia, Pedro Brito, Ricardo Cabral, Jorge Coelho, Joana Afonso, Ricardo Reis, Ricardo Drumond.

E claro as grandes referências - Jamie Hewllet (Gorillaz, Tank Girl), Akira Toryama (Dragon Ball), Humberto Ramos, Dave Mckean, JungGi Kim, Pascal Campio, Cinema e Filmes de Animação (todos).

Publicações

Antologias:
2005 - Volta a Portugal em BD (com João Leal Pereira - IPJ)
2006 - Café e Cigarros (Argumento Ana Carina - Bedeteca Beja)
2015 - Cadavre Exquisito (Central Comics)
2015 - Portugal 2055 (Argumento Bruno Pinto)
2015 - Casulo (Argumento André Oliveira - KP Books)

A solo:
2015 - The Square World (Arte e argumento - El Pep Books)
Formação:
Licenciatura - Design de Comunicação - Faculdade de Belas Artes de Lisboa - 2007 - 2010
Licenciatura - Design Gráfico - University of East London - 2009 / 2010
Mestrado - Animação e Ilustração - Kingston University - 2011 - 2012
Designer Gráfico e Ilustrador freelancer desde 2010
Designer Gráfico - Jardim Botânico da Ajuda entre 2012 e 2014



__________________________________________________________


 
Locations of visitors to this page