sexta-feira, 29 de abril de 2016

OS VAMPIROS – NOVO LIVRO DE FILIPE MELO (argumento) E JUAN CAVIA (desenhos)


OS VAMPIROS
NOVO LIVRO 
DE FILIPE MELO (argumento) 
e
 JUAN CAVIA (desenhos)

Depois do êxito da trilogia de "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" (cerca de 30 000 exemplares vendidos) e do lançamento, no passado dia 9 de Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy, publicados pela revista americana Dark Horse Presents de Setembro a Dezembro de 2011, o músico e realizador Filipe Melo regressa à banda desenhada na companhia do desenhador argentino Juan Cavia, com Os Vampiros.

Deixo aqui um excerto do texto de Pedro Cleto, sobre Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy, publicado a 13 de Abril, no seu blogue http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/2016/04/os-contos-ineditos-de-dog-mendonca-e.html, com a devida vénia: “Suponho que a génese deste livro é conhecida: num gesto editorial que demonstra profissionalismo e conhecimento do meio, antes de lançar nos Estados Unidos o primeiro volume da trilogia das aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy, a Dark Horse decidiu apresentá-los aos (futuros) leitores através de histórias curtas na sua revista Dark Horse Presents.


O pedido/convite foi feito a Filipe Melo que – demostrando igualmente o profissionalismo, criativo e não só, que presidiu a todo este projecto – correspondeu, mergulhando para isso nas origens de Dog Mendonça e mostrando (sem querer?) o enorme potencial que a personagem tinha – e ainda tem…

Aos três capítulos iniciais previstos no convite, que acompanham Dog desde o nascimento em Tondela até à chegada a Lisboa, após um longo périplo pela Europa, então sob o domínio nazi, acabaria por se juntar um quarto relato – devido à falta de uma entrega por outro autor (pouco profissional?) – que permitiu descobrir como Dog resolveu o problema do lendário monstro do Loch Ness.”

Como extra, Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy, da Tinta-da-China, conta ainda com ilustrações originais de quatro autores portugueses a abrir os quatro capítulos: Joana Afonso, Ricardo Cabral, Jorge Coelho e Filipe Andrade.

O REGRESSO DE FILIPE MELO À BANDA DESENHADA


Do Press Release da editora Tinta-da-China:

OS VAMPIROS
Argumento: Filipe Melo
Desenhos: Juan Cavia
Editora: Edições Tinta-da-china
Edição capa dura – 250 páginas

Datas de Lançamento: 
28 de Maio – Festival de BD de Beja
29 de Maio – Feira do Livro de Lisboa

SINOPSE

"Os Vampiros" é uma história de ficção passada na Guiné em 1972, durante a guerra colonial. Um grupo de nove soldados portugueses atravessa a fronteira para o Senegal para uma operação aparentemente simples. No entanto, à medida que avançam pelo mato, estes soldados vão mergulhar num verdadeiro pesadelo.

Inspirado pela canção homónima de José Afonso, este livro é o resultado de quatro anos de pesquisa e a história é baseada em mais de cinquenta horas de depoimentos, testemunhos de ex-combatentes. É uma reflexão sobre o subconsciente, sobre a guerra e sobre o medo.

SOBRE FILIPE MELO:

Filipe Melo dedica-se à música e à banda desenhada. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. Colaborou, como pianista ou arranjador, com músicos como Camané, Legendary Tigerman, Carlos do Carmo, GNR, Deolinda e Old Jerusalem. O seu hobby e a sua maior paixão é o cinema. Escreveu, produziu e realizou vários projectos de culto: I’ll See You in My Dreams, vencedor do Fantasporto 2004 e Um Mundo Catita, série de televisão exibida na RTP. Realizou ainda videoclipes, documentários e anúncios publicitários.

Em 2011, foi convidado para escrever para a Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller, Dave Gibbons e Mike Mignola. Actualmente, lecciona na Escola Superior de Música.

SOBRE JUAN CAVIA:

Trabalha como director de arte para cinema e publicidade, destacando-se a sua participação como set designer no fillme El Secreto de Sus Ojos, vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.


___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page