Filipe Melo e ‘Os Vampiros’
foram os grandes vencedores
dos Galardões BD 2016
no Comic Con Portugal 2016
É incrível! No momento em que estava a escrever uma entrevista a Filipe Melo sobre este livro para o próximo BDjornaleco, eis que dou com esta notícia - pena não acertar na mouche ao jogo, eh, eh...:
_____________________________________________________
Escrita por Filipe Melo e desenhada por Juan Cavia, a obra ‘Os Vampiros‘, editada pela Tinta-da-China este ano, foi a grande vencedora do Galardões Anual Comic Con BD, cujo palmarés foi anunciado nesta quinta-feira, na Exponor, em Matosinhos, onde decorre a Comic Con Portugal até dia 11 de Dezembro. O autor e a sua obra foram os grandes vencedores ao vencerem os prémios para os quais estavam nomeados.
Dotado de um prémio pecuniário de dois mil euros, o Galardão Anual Comic Con BD distingue a melhor obra do ano, mas os as distinções não se ficaram por aqui. Também o seu autor, o músico, realizador e escritor Filipe Melo, foi distinguido com o Galardão Excelência na Escrita de BD pela sua novela gráfica que explora os medos e o terror psicológico vivido num tema distinto dentro da banda desenhada, a Guerra Colonial.
Situada na Guiné, em 1972, e baseada em factos supostamente reais, na obra ‘Os Vampiros‘ um grupo de soldados portugueses é profundamente afectado por vicissitudes da guerra. Este grupo tem em si uma densidade psicológica patente, trazida para a BD pelo trabalho de estudo e pesquisa desenvolvido por Filipe Melo, através de testemunhos de ex-combatentes e outros registos históricos.
Nos restantes prémios, Osvaldo Medina, pelo seu trabalho em ‘Kong The King‘ venceu o prémio Excelência na Ilustração de BD. Já Altemente #1, de Mosi, venceu o galardão Excelência na Criação de Curtas de BD enquanto o prémio Excelência na BD em Português de Autores Estrangeiras foi para ‘Eu, Assassino‘, dos espanhóis Altarriba e Keko.
__________________________________________________
Não quero deixar de assinalar a tremenda inépcia do Amadora BD (como sempre) ao ignorar este livro nos premiados do ano, que para mim é mesmo "o melhor do ano". Mas sei como funciona a escolha dos premiados no Amadora BD (já fiz parte do juri), e isto nada tem a ver com o Nuno Saraiva, que podia vencer este prémio em qualquer altura. Mas um livro como Os Vampiros não vai repetir-se e Nuno Saraiva não vai parar de fazer BD para os jornais!!! Portanto...
Filipe Melo e Juan Cavia vão ainda estar presentes nos restantes dias do Comic Con no âmbito da obra ‘Os Vampiros‘ nas seguintes datas e horas:
Juan Cavia e Filipe Melo
Sexta, dia 9
12h – Sessão de autógrafos desenhados
Sábado, dia 10
13h30 – Sessão de autógrafos desenhados
Domingo, dia 11
14h15 – Sessão de autógrafos desenhados
16h30 – Painel Q&A – ‘Os Vampiros’ (45m)
____________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário