segunda-feira, 8 de julho de 2019

BDpress #501 – recorte de imprensa do jornal Público de 30 de Junho de 2019 – PALMIRA O OUTRO LADO

BDpress #501 (seria talvez mais apropriado chamar-lhe FNpress) 
recorte de imprensa do jornal Público de 30 de Junho de 2019 

PALMIRA O OUTRO LADO
EM FORMATO FOTO-NOVELA 
(de grande qualidade gráfica, sublinhe-se)
DE CARLOS SPOTTORNO E GUILLERMO ABRIL

PALMIRA O OUTRO LADO – É uma reportagem fotográfica em formato foto-novela (não banda desenhada como o jornalista do Público afirma, parecendo que não conhecem as diferenças, justamente naquele jornal...) da lavra dos foto jornalistas Carlos Spottorno e Guillermo Abril. Trata-se de uma grande reportagem nas ruínas romanas de Palmira, sobre os efeitos da guerra civil na Síria que começou em janeiro de 2011.

Por outro lado o Público, publica esta foto-novela na sua edição em papel, em doze páginas da edição impressa. Páginas essas que foram organizadas de modo a poderem ser destacadas e dobradas ao meio, formando um pequeno caderno de vinte páginas, descartando-se aqui as duas últimas páginas que saíram no formato de duas páginas inteiras do jornal. No entanto na sua edição on-line, o Público publica toda esta fotonovela organizada de outro modo, que preferi utilizar aqui, por ser mais simples e, já agora mais legível neste formato online.

RECORTES DO JORNAL PÚBLICO



É um grande trabalho de Carlos Spottorno e Guillermo Abril, que merece ficar aqui no Kuentro, como um BDpress (ou antes FNpress).


Carlos Spottorno é um documentarista com formação artística que focou os seus principais projectos pessoais em assuntos relacionados com mudanças de poder, economia e questões sociais que moldam o mundo real. Nascido em Budapeste em 1971, Carlos foi criado em Roma, Madrid e Paris. Formou-se em pintura e gravura na Accademia di Belle Arti di Roma e passou alguns anos no mundo da publicidade como Director de Arte. Mudou a sua actividade para a fotografia em 2001 e desde então produziu numerosos projectos, tanto pessoais como contratados, como fotógrafo e cineasta.


Guillermo Abril nascido em Madrid em 1981 é um reporter castelhano. Licenciado em Direito e Económicas e mestre em jornalismo por El País-Universidade Autónoma de Madrid, trabalha desde 2007 no El País Semanal, em cujas páginas escreveu dezenas de crónicas, perfis e reportagens. Recebeu o prémio World Press Photo (2015) pela sua participação na curta metragem documental A las Puertas de Europa. É co-director, co-guionista e compositor da banda sonora do filme documental The Ressurrection Club.
______________________________________________________________

PALMIRA
O outro lado

Após sete anos de guerra, 400 mil mortos e milhões de refugiados, dois jornalistas atravessaram a Síria até às ruínas romanas de Palmira. Nesta reportagem levam-nos até um enclave arqueológico único, símbolo da convergência entre Oriente e Ocidente. Originalmente divulgado na revista El País Semanal e na Süddeutsche Zeitung Magazin, este trabalho foi reconhecido em Maio com um Europen Press Prize, inovação

Por Carlos Spottorno e Guillermo Abril



























































Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page