quarta-feira, 31 de julho de 2019

GIDEON FALS - VOLUME UM - O CELEIRO NEGRO

GIDEON FALS
VOLUME UM
O CELEIRO NEGRO 

Jeff Lemire (argumento), Andrea Sorrentino (desenho) e Dave Stewart (cor) 


Texto da contracapa: 

A história de um misterioso edifício, que talvez venha de outro mundo, e que apareceu e reapareceu ao longo da história, arrastando a morte e a loucura na sua passagem.

Norton Sinclair é um jovem perturbado, marginal e algo paranóico. Convencido de que o lixo urbano da sua cidade esconde as chaves de uma vasta conspiração, ele acumula, classifica e apresenta as suas conclusões alucinadas sobre um misterioso Celeiro Negro à Dra. Xu, a psiquiatra que o segue desde que saiu do hospital. E, noutro lugar da pequena cidade de Gideon Falls, o padre Fred vai conhecer a nova comunidade pela qual ficou responsável, depois do súbito desaparecimento do anterior padre. Mas, durante a primeira noite que passa no local, o sinistro Celeiro Negro vai assinalar uma série de eventos perturbadores ... e nenhum dos dois está preparado para aquilo que vai encontrar dentro desse Celeiro.

A nova série de terror de Jeff Lemire (Descender, Velho Logan, Black Hammer) e Andrea Sorrentino (Old Man Logan)! Mistério rural e terror urbano colidem nesta reflexão profunda sobre a obsessão, a doença mental e a fé.

Reúne os números # 1-6 da série Gideon Fals.


DEIXO AQUI O TEXTO DA EDIÇÃO BRASILEIRA DESTE LIVRO:

Sinopse

Gideon Falls acompanha a vida de um jovem recluso que é obcecado por catar no lixo “artefatos” de uma conspiração que parece existir apenas na sua cabeça.

A obra também apresenta a vida de um fracassado padre católico que chega a uma pequena cidade cheia de segredos obscuros.

As histórias de ambos vão se entrelaçar em torno de uma misteriosa lenda, trazendo a morte e a loucura em seu rastro.

Positivo/Negativo

Embora o celeiro seja um elemento coadjuvante na maioria dos trabalhos de Jeff Lemire, aqui ele é protagonista. O que era somente uma lenda, torna-se um delírio palpável e um mistério que assombra a vida de dois homens: o paranoico Norman, sempre em busca de objetos que possam comprovar suas teorias, e, em paralelo, um padre que é enviado para a pequena cidade de Gideon Falls.
O celeiro negro, com suas aparições e segredos, irá unir os dois personagens – que buscam entender a sequência de estranhos eventos que está assombrando suas vidas.

O roteiro tem mistério, agilidade, questionamentos pertinentes sobre a fé e a razão, personagens interessantes que revelam-se gradualmente e uma trama muito bem organizada e consistente.

O desenho de Sorrentino, quando trata da realidade, não agrada muito – principalmente pelos “ruídos” no preto e por seus personagens “congelados”. Porém, quando a trama entra nos sonhos, delírios e no terror do celeiro, tudo que se deseja é ficar admirando a sua técnica.

Há sequências frenéticas e psicadélicas, com representações atormentadoras. Além disso, as cores de Dave Stewart são igualmente incríveis nesses momentos, abusando do vermelho, que se torna quase um sinal de alerta ao longo da história.

Apesar das ressalvas em relação ao desenho do Italiano, a sua narrativa gráfica é fluida e, ao mesmo tempo, dosa bem a condução do suspense.

A dupla de criação, já famosa por Arqueiro Verde e Velho Logan, cria uma história envolvente, com momentos sombrios e psicologicamente perturbadores.
A edição é com capa dura, boa impressão e traz uma galeria de capas variantes.

Talita Grass









Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page