quarta-feira, 18 de maio de 2011

XVII SALÃO INTERNACIONAL MOURA BD – A REPORTAGEM POSSÍVEL


... reportagem possível porque, infelizmente não tendo havido a possibilidade de nos deslocarmos a Moura, tivémos que confiar a reportagem fotográfica a Leonardo De Sá, a que se juntaram fotos enviadas por Osvaldo Macedo de Sousa (da Humorgrafe), a maioria das quais realizadas no dia 7. O texto foi obtido por via do que esteve escrito no Programa e complementado por algumas conversas telefónicas, com as personagens acima referidas e com Carlos Rico, director do Salão.

O Salão Internacional Moura BD, na sua décima sétima edição realizou-se em simultâneo com a Feira do Livro de Moura, entre 22 de Abril e 8 de Maio, adoptando um figurino que não lhe era o habitual, ou seja, instalados, um e outra, numa enorme tenda montada na Praça Sacadura Cabral, bem no centro da cidade. E se o Moura BD já tinha, em comum com Angoulême, o hábito de decorar as ruas da sua cidade com pendões alusivos ao Salão, agora, instalado nesta grande bulle, poderá também vir a reivindicar um dia, quem sabe, um título parecido com Un (petit) Monde de Bulles...


Sob o tema Viajantes de Papel, o programa contou com as exposições de Victor Mesquita; Tito (nome por que é conhecido Tiburcio de la Llave, castelhano de Toledo); Carlos Roque; Coleccionando… Tintin; Alexandre, o Herculano (organização conjunta entre a CM Moura e o GICAV); Carlos Laranjeira, 20 Anos de Humor (cartoon e caricatura – produção Humorgrafe); Agim Sulaj, Um Viajante de Humores e Humanidades (cartoon – produção Humorgrafe); Viajantes de papel na lusofonia (BD e cartoon – produção Humorgrafe); Para além do Patinho – exposição individual de Rui Cardoso (coordenação do projecto: Museu Jorge Vieira, de Beja); O Lince Ibérico, por José Garcês (colaboração da Liga Para a Protecção da Natureza); 15.º Concurso de BD e Cartoon (selecção dos melhores trabalhos concorrentes); 12.º Concurso Escolar de Banda Desenhada (exposição de todos os trabalhos concorrentes).

As actividades paralelas desdobraram-se por sessões de caricatura ao vivo (parceria com a FECO Portugal – Associação de Cartoonistas), sessões de cinema de animação para escolas e público em geral (parceria com o Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho), “workshop” de cinema de animação para jovens (dinamizado pelo mourense André Infante), lançamento de álbuns e fanzines de banda desenhada (com a colaboração da Polvo Editora e da Liga Para a Protecção da Natureza), sessões de autógrafos (com Victor Mesquita, Tito, Monique Roque, José Garcês, Rui Cardoso, elementos FECO Portugal, etc.), homenagens e entrega de prémios dos concursos de BD e Cartoon, Espaço Ludoteca com actividades diárias para a pequenada, visitas das escolas do concelho e o tradicional espaço de vendas BD (álbuns, fanzines, catálogos e desenhos originais de Victor Mesquita).

Estiveram presentes nos dias 22, 23 e 24 de Abril, formalizando a geminação do Moura BD com as Jornadas Profesionales de Comic de Granada, cinco autores granadinos, representantes das Jornadas: Clara Soriano, Carlos Hernández Sánchez, Miguel Angel Alejo, Rosa Molina e Maria Luisa Rodrigo. Nos dias 7 e 8 de Maio foram homenageados Victor Mesquita (Troféu Balanito de Honra para autor português), Tito (Troféu Balanito de Honra para autor estrangeiro) e Carlos Roque (Troféu Balanito Especial – homenagem a título póstumo).

Foram editados, além do habitual programa do Salão, o 8.º Caderno Moura BD, dedicado a Victor Mesquita e o n.º 3 da Coleção J.M., Vitor Péon e o «Western» - De Tenver Bill a «Tomahawk» Tom, de Jorge Magalhães e os catálogos das exposições da Humorgrafe, Ajim Sulaje – Um Viajante de Humores e Humanidades e Viajantes de Papel na Lusofonia Gráfica, ambos de Osvaldo Macedo de Sousa.

Vamos às fotos:

 Aspectos do exterior e interior da grande tenda instalada na Praça Sacadura Cabral, onde se instalaram as exposições do Salão, em condomínio com a Feira do Livro de Moura.

Em cima, à esquerda: Baptista Mendes visita uma das exposições. À direita: conversa entre Álvaro, José Ruy, Geraldes Lino e Luís Diferr, com Carlos Rico ao fundo. Foto de conjunto, em baixo: Osvaldo Macedo de Sousa, Luís Diferr e Carlos Rico; atrás: Baptista Mendes, Luís Valadas, Zé Manel, José Ruy, Leonardo De Sá, Geraldes Lino e Álvaro. Foto da direita: Carlos Rico com Zé Manel.

 Pormenor da exposição Alexandre, o Herculano, dedicada às adaptações em banda desenhada, da obra literária de um dos maiores vultos da cultura portuguesa.

Em cima, exposição Alexandre, o Herculano.  Em baixo, exposição dedicada a Carlos Roque.

 Em cima, exposição Carlos Roque e em baixo a dedicada à obra de Victor Mesquita.

 Aspectos da exposição sobre a obra de Victor Mesquita.

 Exposição dedicada à obra de Tito.

 Exposições da Humorgrafe - Viajantes de Papel na Lusofonia Gráfica. Em baixo, à direita, Osvaldo Macedo de Sousa em conversa com o Presidente da Câmara de Moura, Dr. José Maria dos Prazeres Pós-de-Mina. 

Em cima, à esquerda: Baptista Mendes, Luís Valadas e Carlos Rico. O almoço do último sábado, 7 de Maio, decorreu, como habitualmente, no Restaurante O Celeiro. Em cima, à mesa: Leonardo De Sá, Luís Valadas, Baptista Mendes e Zé Manel. Em baixo à esquerda: Geraldes Lino, o cantor e poeta Manuel Freire (nosso vizinho aqui das Caldas da Rainha) e Victor Mesquita. À direita podem ver-se Carlos Almeida (representante do GICAV, de Viseu), com o filho - que por sinal foi vencedor do Concurso de BD do Salão, na categoria A - e depois, Nelson Dona (Director do Festival de BD da Amadora) e Luiz Beira.

 Em cima, à esquerda e de frente: Jorge Magalhães e Catherine Labey. À direita: João Amaral, José Pires, José Ruy e a esposa. Em baixo, à esquerda: Paulo Monteiro (Director do Festival de BD de Beja - g'anda bigodaça, hem?), Susa Monteiro, Véte e Carlos Páscoa. À direita: Victor Mesquita e Zé Oliveira (da FECO).

 Momento da entrega dos Troféus Balanito, no Cine-Teatro Caridade, a Monique Roque (viúva de Carlos Roque), Victor Mesquita e Tito, com a Vereadora da Cultura da C.M. de Moura, Maria José Silva, enquanto Carlos Rico, ao microfone, ia dizendo coisas.. À direita, Carlos Rico e Paulo Monteiro, a trocar galhardetes, presume-se...

À esquerda, o cartoonista alentejano Finha, Miguel Angel Alejo e o Presidente da C.M.C., Dr. Pós-de-Mina. À direita, Miguel Angel Alejo e Zé Oliveira.

 Os caricaturistas presentes na Festa da Caricatura.

Festa da Caricatura.  À esquerda: Pedro Manaças, Onofre Varela e Zé Oliveira. À direita, Carlos Hernandez e Clara Soriano (autores granadinos).

Em cima, à esquerda, Onofre Varela Junto aos seus desenhos na exposição Viajantes de Papel na Lusofonia Gráfica. À direita, Carlos Rico, Osvaldo Macedo de Sousa e Victor Mesquita. Em baixo, à esquerda, Pedro Manaças, Carlos Rico, Monique Roque e Osvaldo Macedo de Sousa. À direita, momento de descontração de alguns dos visitantes em passeio pela cidade.

Caricatura de Pedro Manaças, dos "Cabecilhas de Moura 2011": Miguel Angel Alejo, Osvaldo Macedo de Sousa às costas de  Carlos Rico...

Os livros de Osvaldo Macedo de Sousa, edições da Humorgrafe/Câmara Municipal de Moura

As edições do Moura BD.
___________________________________________________________ 

Nota: o Kuentro esteve parado durante quase dez dias, devido não só à trapalhada que aconteceu com o Blogger durante a semana passada, mas também devido à sobrecarga de trabalho do editor, com afazeres profissionais, mais a paginação e edição do livro LI MOONFACE, de Fernando Relvas, a ser lançado no próximo Festival de Beja, dia 28 e também com a paginação e edição do BDjornal #27, a sair no mesmo dia 28. 
As nossas desculpas aos visitantes habituais.
___________________________________________________________


1 comentário:

  1. Meu caro Jorge:
    A reportagem está porreira (tem uma ou outra gralha nas legendas das fotos, mas sem muita importância) mas convém dizer que, contráriamente ao que esteve anunciado, a exposição de José Garcês sobre o álbum "O Lince Ibérico" não chegou a ser montada porque não havia a garantia de que o álbum estivesse pronto a horas de se fazer o lançamento oficial (como, infelizmente, acabou por suceser). De qualquer modo, essa exposição (com o lançamento oficial do álbum patrocinado pela Liga de Proteção da Natureza) vai mesmo acontecer em Moura no próximo dia 3 de Junho (sexta-feira). Na próxima semana enviarei informação mais detalhada mas fica já aqui a notícia em primeira mão.

    Carlos Rico

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page