domingo, 21 de agosto de 2011

BDpress #284: MORREU JEAN TABARY O CRIADOR DE IZNOGOUD, O VIZIR QUE QUERIA SER CALIFA NO LUGAR DO CALIFA...


Público online, 20, Agosto, 2011

MORREU JEAN TABARY, CRIADOR 
(COM ARGUMENTOS DE GOSCINNY) 
DO ANTI-HERÓI MAIS AMBICIOSO DA BD FRANCESA

Por Hugo Torres

Jean Tabary nasceu em Estocolmo, em 15 de Março de 1930 e faleceu em 18 de Agosto de 2011, 
em Pont-l'Abbé-d'Arnoult.

Os franceses têm uma expressão para a ambição desmedida: “je veux devenir calife à la place du calife”. Foram buscá-la à ardilosa personagem Iznogoud, que recusa conformar-se com o segundo lugar na hierarquia do califado de Bagdade. Jean Tabary, desenhador que criou este anti-herói com René Goscinny, morreu na quinta-feira, aos 81 anos.
Tabary continuou a trabalhar em Iznogoud mesmo após a morte de Goscinny, em 1977 (tal como Albert Uderzo fez com Astérix). Houve uma inflexão nas histórias do vizir, que passaram a ser mais longas, detalhadas e a explorar uma única ideia por álbum, mas tanto Tabary como os seus fãs não deixaram cair Iznogoud, cujo último álbum é de 2004 (La faute de l'ancêtre).

O anti-herói é provavelmente o maior sucesso do desenhador francês, tanto que passou a jogo de computador (1987), série de desenhos animados (1995) e filme em live-action (2005). Mas a história de Tabary (n. Estocolmo, 1930) não começa nem acaba em Iznogoud. Aliás, foi Totoche que tornou o seu trabalho conhecido internacionalmente.

Totoche começou a ser publicado em 1959. É a segunda criação com assinatura de Tabary, que se estreou com Richard et Charlie, em 1955. Iznogoud surgiu em 1962, no mesmo ano em que arrancaram as aventuras de Valentin le vagabond (este também com Goscinny). Corinne et Jeannot, que começou a chegar às bancas em 1966, fecha a lista.

“Ainda é cedo para começarmos a pensar no futuro sem ele, mas é evidente que vamos tentar fazer com que todas as suas criações cheguem de novo ao maior número possível de pessoas, para que se descubra a riqueza de tudo o que fez”, disse à agência EFE a filha do desenhador, Muriel, que gere com os dois irmãos as Editions Tabary.

Jean Tabary será sepultado em Pont-l'Abbé-d'Arnoult, França, onde vivia há mais de 30 anos.
__________________________________________________________





Edições portuguesas de Iznogoud  Goscinny (arg) Jean Tabary (des), (Edições Asa):







 
Locations of visitors to this page