sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TERTÚLIAS BD DE LISBOA – ANO XXVI – 325º ENCONTRO – 04 Agosto 2011 e ALGUNS APONTAMENTOS DO 324º ENCONTRO, DE 5 JULHO 2011



Mais um Encontro da TBDL (à sombra do destroço do velho Capitólio - futuro (?) Teatro Raul Solnado), desta vez com um “Convidado Especial”, o Grupo R’lyeh Dreams, que lançou recentemente Voyager #1 e que esteve representado neste 325º Encontro da TBDL por Rui Ramos. Este Grupo editou em 2008 Murmúrios das Profundezas (que teve preview no BDjornal #23 – Agosto de 2008, o que Geraldes Lino – talvez por lapso – não refere na apresentação que podemos ver no Programa deste Encontro).

Autores do Grupo R’lyeh Dreams:

Diogo Campos (argumentista), Diogo Carvalho (argumentista e desenhador), Luís Belerique ( idem, idem), Luís Maiorgas (desenhador), Nelson Nunes aka Cocas (desenhador), Phermad (desenhador), Ricardo Reis (argumentista, não confundir com o Ricardo Reis, desenhador de Lisboa), Rui Ramos (argumentista e desenhador, além de mentor de ambos os projectos), Salvador Pombo (desenhador).

Não estivemos presentes no Encontro anterior, o 324º, de 5 de Julho, mas Geraldes Lino facultou-nos o Programa desse encontro e o Tertúlia BDzine #163, onde saíu um inédito do Convidado Especial desse Encontro, Nelson Martins, co-autor com Valéry Der-Sarkissian, do álbum Tout Sur Les Celibataires, que vai, ao que tudo indica ser editado em Portugal pelas Edições Asa. Daí que este post sobre a Tertúlia BD de Lisboa possa ser considerado um “duplo” post, uma vez que se apresenta o programa, a Biografia do Convidado especial, o respectivo TBDzine e o Comic Jam realizado nessa data.




Algumas fotos:

Rui Ramos, o solitário representante do Grupo R’lyeh Dreams





Desenhos em toalhas de mesa...

Comic Jam:


Participaram neste Comic Jam:

1. Rui Ramos (representante do projecto "Voyager")
2. João Raz
3. André Silva
4. A. Rechena ("Dona Zarzanga")
5. Petra Marcos
6. Nelson Martins

Estiveram presentes neste 325º Encontro:
1. Adelina Menaia
2- Álvaro
3. Ana Saúde
4. Ana Vidazinha
5. André Conceição
6. André Silva
7. António Amaral
8. Bruno Martins
9. Célia Pesseto
10. Falcato
11. Figueiredo
12. Geraldes Lino
13. Helder Jotta
14. Hugo Teixeira
15. João Antunes
16. João Paulo Sá-Chaves
17. João Raz
18. Luís Graça
19. Machado-Dias
20. MALS
21. Manuel Valente
22. Miguel Ferreira
23. Milhano
24. Nelson Martins
25. Nuno Amado "Bongop"
26. Nuno Duarte "O Outro Nuno"
27. Paulo Amado
28. Pedro Bouça "Hunter"
29. Petra Marcos
30. Rechena
31. Rui Domingues
32. Rui Ramos
33. Sandra Rosa
34. Vítor Nascimento
______________________________________________________


APONTAMENTOS SOBRE A TERTÚLIA BD DE LISBOA - ANO XXVI - 324º ENCONRO 
 05 JULHO 2011



NELSON MARTINS

Biobibliografia

Nelson Manuel Gonçalves Martins nasceu em Alhos Vedros, a 14 de Abril de 1973.

Obteve o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, completado em 1996.

Trabalha actualmente como freelancer de webdesign, animação e ilustração.

Desde muito cedo que sentiu gosto por fazer banda desenhada, não sendo de estranhar que tenha participado em 1987 no V Concurso Nacional de Banda Desenhada, organizado pelo Clube Português de Banda Desenhada, em que obteve o 1º Prémio. E em 1991 foi o vencedor, na categoria de BD, do evento "Pavarte", organizado pela Escola Secundária Padre António Vieira.

Dando o seguimento possível a essa tendência, colaborou regularmente no suplemento DN Jovem, do jornal Diário de Notícias, com bandas desenhadas autoconclusivas de prancha única e cartunes, entre 1990 e 1995. Neste suplemento obteve, em 1994, o 1º Prémio no concurso "Mundial de Futebol".

Também nessa década de noventa colaborou no jornal Correio da Manhã, numa secção aberta aos leitores (tal como acontecia no DN Jovem), onde foram impressas bandas desenhadas e cartunes de sua autoria. E no semanário regional setubalense Actual, nos anos 1991 e 1992, publicou bedês curtas.

Numa área que cedo o interessou, o humorismo por imagens, alcançou o Prémio Humor no VII Salão Livre/94, com uma bd de prancha única.

Voltou a fazer BD na primeira vez que colaborou num fanzine, oComtrastes (nº1 - Out. 93), editado pelo agora bem conhecido João Fazenda, colega então nas Belas Artes. A sua colaboração consistiu numa bd de duas pranchas, a preto-e-branco, intitulada "A Fotografia".
Repete agora, dezoito anos mais tarde, a colaboração num fanzine, oTertúlia BDzine (nº 163 - Julho 2011), com uma bd em quatro pranchas, a cores, "Lig & Mandu - Os Crápulas da Montanha - A Alegoria do Palhaço", em que teve a colaboração no argumento de Pedro Couto e Santos.

Mas o grande momento na sua ainda curta carreira na BD deu-se em Junho de 2010, ao ser editado em álbum, na Bélgica (pela Joker Éditions) a banda desenhada Tout sur les Célibataires ("Tudo sobre os celibatários", ou antes, entrando pelo registo humorístico, poder-se-á traduzir o título livremente por "Tudo sobre os solteirões"), em que teve a colaboração do argumentista Valéry Der-Sarkissian.

Tem participado na internet com regularidade. Em co-produção com Pedro Couto e Santos desenhou tiras de BD para a série "Os Especialistas", na revista online Digito.pt em 1998; a série "País dos Sapos", para o Sapo.pt; e aquela mesma série "Os especialistas" também para o Sapo.pt (canal de tecnologia), presente em http://www.nitrodesign.com/especialistas.

Ainda na internet, a sua colaboração actual é para a DGIDC - Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, através de uma tira semanal de BD no site" http://www.seguranet.pt/

O seu portefólio está alojado em http://www.tintadachina.com/

Reconhecimento público: hoje, 5 de Julho de 2011, é o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, com direito a Diploma de Incentivo.


 


Colaboraram neste Comic Jam de 5 de Julho 2011:

Nelson Martins (Convidado Especial)
Pepedelrey
Falcato
Rui Batalha
João Sequeira
Álvaro

Registo de presenças no 324º Encontro da TBDL:

1. Abílio Pereira
2. Álvaro
3. Ana Saúde
4. Ana Vidazinha
5. António Amaral
6. Bruno Martins
7. Falcato
8. Geraldes Lino
9. Helder Jotta
10. Hugo Teixeira
11. João Sá-Chaves
12. João Sequeira
13. Luís Graça
14. Luís Ramos
15. Manuel Canário
16. Manuel Valente
17. Maria José Pereira
18. Miguel Ferreira
19. Milhano
20. Moreno
21. Nelson Martins (Convidado Especial)
22. Nuno Duarte "O Outro Nuno"
23. Nuno Neves
24. Paulo Gonçalves
25. Paulo Marques
26. Pedro Bouça "Hunter"
27. Pepedelrey
28. Rui Batalha
29. Rui Domingues
30. Rui Rôlo
31. Sandra Rosa
32. Simões dos Santos
33. Teresa Cardia


Mural no Parque Mayer...
____________________________________________________________
Imagens da responsabilidade do Kuentro, 
agradecendo as informações colhidas no blogue Divuldando BD de Geraldes Lino.
___________________________________________________________

 
Locations of visitors to this page