sábado, 20 de agosto de 2011

LUANDA CARTOON #4: BDpress especial - UM SONHO TORNADO REALIDADE. EM ANGOLA, DOIS IRMÃOS COLOCAM DE PÉ UM SONHO DE MUITOS ANOS - João Mascarenhas no blogue d'O Menino Triste


UM SONHO TORNADO REALIDADE. EM ANGOLA, DOIS IRMÃOS COLOCAM DE PÉ UM SONHO DE MUITOS ANOS.

TUDO PELO AMOR À BANDA DESENHADA.
OLINDOMAR ESTÚDIO / LUANDA CARTOON

João Mascarenhas

Quando se fala do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação Luanda Cartoon, tem que se referir obrigatoriamente os nomes de Lindomar e Olímpio de Sousa, e consequentemente o “Estúdio Olindomar”.

É exactamente sobre o Estúdio Olindomar que quero hoje falar. Não vou falar para já do Festival em si, já outros o têm feito e a imprensa tem sido prolífera em bons artigos sobre o mesmo. Vou falar do Estúdio Olindomar e de uma paixão, de uma GRANDE paixão. Ninguém pode imaginar a paixão que os dois irmãos angolanos têm pela Banda Desenhada. Só quem os conhece. Paixão essa que os tem levado a apostar naquilo que amam e acreditam, colocando nela todo o seu viver de cada dia, movendo mundos e fundos para que o Luanda Cartoon seja efectivamente uma referência no mapa da Banda Desenhada.

Legado recebido do artista Henrique Abranches, o amor pela Banda Desenhada e o seu ensino logo se tornou num desejo de criarem um estúdio onde isso mesmo se pudesse concretizar.

Assim nasceu o Estúdio Olindomar, que funcionou durante alguns anos em instalações provisórias. Durante o corrente ano, um espaço independente e próprio tornou-se realidade. Actualmente, o Estúdio Olindomar está localizado numa moradia de dois pisos, na Terra Nova, em Luanda. A moradia é pertença da família Sousa, e no Estúdio existe o ambiente ideal e as condições para que os desejos dos dois irmãos sejam uma realidade. Inclusivamente, existe espaço para uma BeDeteca, que será a primeira em Luanda, e cujo acervo já conta com alguns exemplares interessantes e que irá ser incrementado substancialmente através de acções particulares de que falaremos aqui em futuros posts.
.
Acredito que seja difícil perceber, para quem não conhece o Lindomar e o Olímpio, como é que aquela moradia não foi arrendada ou vendida, de forma a realizar dinheiro. Essa poderia ser uma solução muito fácil, numa cidade onde o arrendamento e venda de habitação são muito proveitosos. Mas não, os irmãos Sousa (com a colaboração dos elementos do Estúdio) fizeram obras, pintaram, repararam e agora o Estúdio Olindomar é uma REALIDADE!

Faço votos para que o Estúdio Olindomar possa ter o sucesso e os apoios que merece, pois a Banda Desenhada (e a animação) angolana só têm a ganhar com esse êxito. Este é um bom exemplo em como os sonhos se podem tornar realidade!




João Mascarenhas, pela segunda vez consecutiva presente no Luanda Cartoon
___________________________________________________________

Imagens da responsabilidade do Kuentro, sacadas, com a devida vénia em 
João Mascarenhas Facebook
___________________________________________________________


 
Locations of visitors to this page