sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AMANHÃ - DIA 16 DE NOVEMBRO: INAUGURAÇÃO DO PARQUE DA BD - TURMA DA MÓNICA / MAURÍCIO DE SOUSA - NA AMADORA

AMANHÃ - 16 DE NOVEMBRO
INAUGURAÇÃO DO PARQUE DA BD – TURMA DA MÔNICA / MAURÍCIO DE SOUSA 
NA AMADORA

Será inaugurado no próximo sábado, dia 16, o Parque da BD - Turma da Mónica, do autor "português" Maurício de Sousa, no local onde existiu a antiga Fábrica da Cultura, instalação que albergou nove dos melhores Festivais de BD da Amadora de sempre. As aspas no "português" servem para acentuar a crítica que temos feito à escolha da Câmara da Amadora em favor deste autor, em desfavor de autores portugueses (curiosamente muitos deles nascidos, ou residentes, na Amadora, ou mesmo em Lisboa) que produziram figuras da BD infantil portuguesa e que mereceriam, em nosso entender, a atenção prioritária daquela autarquia para uma obra desta natureza.
_______________________________________________

Segundo uma notícia em: local.pt/inauguracao-do-parque-da-bd-turma-da-monica-mauricio-de-sousa-na-amadora

AMADORA – A 16 de novembro, sábado, tem lugar pelas 10.00h a inauguração do Parque da BD – Turma da Mônica / Maurício de Sousa, e durante o dia, há muita animação no local e insufláveis para as crianças.

O parque, com cerca de 4 mil metros quadrados, foi construído no espaço onde se situava a Fábrica da Cultura, local onde durante vários anos foi realizado o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

No ano em que se celebra o 50.º aniversário da Mônica, personagem incontornável da história da banda desenhada, e num concelho conhecido pela divulgação da 9.ª arte, a Amadora tem agora um parque na cidade em homenagem ao criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, que esteve associado a todo o processo de construção deste novo espaço verde. (...)

A antiga Fábrica da Cultura na primeira fase de demolição...


______________________________________________________

 
Locations of visitors to this page