terça-feira, 29 de julho de 2014

JÁ É CONHECIDO O VENCEDOR DO CONCURSO “TOMA LÁ 500 PAUS E FAZ UMA BD” DA CHILI COM CARNE


JÁ É CONHECIDO 
O VENCEDOR DO CONCURSO 
“TOMA LÁ 500 PAUS E FAZ UMA BD” 
DA CHILI COM CARNE

José Smith Vargas

Os cinco membros do Juri desta edição do concurso interno da CCC, Toma lá 500 paus e faz uma BD já decidiram sobre o projecto vencedor!

E o vencedor é o trabalho Móraria de autoria de José Smith Vargas, livro que irá reunir seis "ensaios gráficos" sobre a "gentrificação" do bairro lisboeta da Mouraria, alguns em parceria com o escritor Miguel Castro Caldas.

Composto por 49 páginas será lançado em 2015 na Colecção LowCCCost e cujas primeiras 24 páginas já podem ser vistas aqui: http://issuu.com/mmmnnnrrrg/docs/moraria

Foram entregues seis propostas para este concurso, menos duas que a edição anterior mas como afirmamos no ano passado, este concurso tem como objectivo fazer um livro o que obriga a uma maior organização e trabalho da parte dos concorrentes do que fazer apenas 4 páginas - como é normal noutros concursos de BD em Portugal e no estrangeiro.

Tendo havido menos tempo entre os dois concursos o saldo continua a ser positivo porque continuamos a receber boas propostas! Mas ao contrário do ano passado em que o Júri se dividiu nas votações, desta vez a escolha sobre José Smith Vargas foi unânime!!!

O trabalho foi escolhido não só pelas qualidades dos textos, narração e desenhos mas também pelo tema social e político que lhe está inerente: a lenta destruição de um bairro popular em Lisboa disfarçada de "progresso", "animação de rua", "estímulos económicos" e outras tretas que visam apenas tirar os mais pobres de uma zona catita no centro da capital para depois colocar condomínios fechados, hotéis, lojas "gourmet" e casas de Fado para turista ver e algumas esquinas para os betos vomitarem sardinhas com cervejas. A Associação Chili Com Carne tinha de incentivar um projecto destes, de imortalizar esta BD na vã esperança que não se repitam estes erros urbanos.

A Associação Chili Com Carne agradece a todos os sócios que participaram nesta segunda iniciativa.

Sobre o autor vencedor deste segundo concurso:

José Smith Vargas [n. 1981, Lisboa] Frequentou durante o ano de 2000 um curso de banda desenhada na Fundação Calouste Gulbenkian e licenciou-se em 2007 em pintura na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. A partir daí distanciou-se do universo das artes plásticas (leia-se arte contemporânea) para operar em terrenos mais transversais e comunicativos como o cartaz, a ilustração, a BD, o mural e o design.

Desde muito cedo que colabora com a Chili Com Carne - desde a seminal antologia Mutate & Survive (2001) até à recente Zona de Desconforto - e nas revistas Buraco e Alambique; e publica uma prancha regular no jornal Mapa.

Em 2011 integra a pequena produtora Associação Terapêutica do Ruído onde produz cartazes para concertos e outros materiais gráficos - ainda na área da música, participou em várias bandas como Mal D'Vinhos, Focolitus e Casal de Leste. Desenvolve oficinas na área da banda desenhada. Tem em preparação uma adaptação de reportagens do escritor Raul Brandão.





_____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page