segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

368º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – AMANHÃ 3 FEVEREIRO 2015

368º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
ANO XXIX
AMANHÃ 3 FEVEREIRO 2015





Ricardo Venâncio é um ilustrador de Lisboa que cresceu nos anos 80, no meio de edições brasileiras de BD de super-heróis, Príncipe Valente, desenhos animados aos Sábados de manhã e todo o tipo de fantasia a que pudesse ter acesso.
 
Apesar do desenho não ter sido o seu hobby principal durante a infância, havia sempre um lápis e papel por perto, nem que fosse para criar uma aventura da sua versão do Batman ou dos X-Men. A educação formal em Artes veio no Ensino Secundário, ingressando na Escola António Arroio, onde fez o Curso Geral de Artes. Em 1997/98, frequentou o Curso de Ilustração do CITEN na Fundação Gulbenkian e um ano depois foi admitido no estúdio franco-belga NeuroPlanet, onde teve formação e trabalhou como storyboarder para animação.

Em 2004, Ricardo ingressou no mercado da ilustração comercial, trabalhando para clientes como Jornal de Notícias, Jornal i, Expresso, Visão, Men’s Health, Penthouse Portugal, Porto Editora, Guerra e Paz, etc.

Em 2006, foi convidado pela banda Blasted Mechanism a criar o visual do álbum Sound In Light, incluindo os fatos de palco, capa do CD e production design de um dos vídeos promocionais.

Em 2009, publicou Defier pela editora El Pep, em 2010 participou na publicação colectiva The Lisbon Studio MAG #1, em 2011 desenhou a segunda parte do livro La Centurie des Convertis, da editora francesa Fauvard Editions (com cores do também português Manuel Morgado), e mais recentemente, teve histórias publicadas nas colectâneas Zona Desenha, KaBOOMbox, do grupo Brand New Nostalgia, Apocalypse Tarot e Racconti Indiani da editora italiana Passenger Press, e Crumbs da editora Kingpin Books. 

Em 2013, juntamente, com o colega Jorge Coelho, Ricardo participou também na ilustração da colectânea da série de filmes Zatoichi, the Blind Swordsman, da Criterion Collection.

Entre 2005 e 2007, fez parte do estúdio da Bica, ao lado de João Lemos, Nuno Plati e Ricardo Tércio. Entre 2007 e 2011, integrou o colectivo do The Lisbon Studio.

Actualmente, Ricardo trabalha maioritariamente como storyboarder para publicidade e professor de Desenho e Storyboard na Etic, enquanto prepara o seu contínuo “work in progress”, um webcomic autoral chamado Hanuram, the Golden.

Em Fevereiro, prepara-se também para colorir a mini-série The Ludocrats, escrita por Kieron Gillen e Jim Rossignol, e desenhada por David Lafuente, para a Image Comics.

Ricardo vive em Lisboa com a sua gata Sumi entre blocos de desenho e livros, e não gosta particularmente de falar ou escrever sobre si na terceira pessoa.

___________________________________________________________

 
Locations of visitors to this page