sábado, 25 de junho de 2011

INICIA-SE HOJE, PELAS 14:00h A XVIII FEIRA LAICA – NA BEDETECA DE LISBOA

Aqui ficam os texto sobre o que é a Feira Laica e o Programa desta 18ª edição.
Ambos os textos foram sacados do site da Feira Laica.


FEIRA LAICA – edição independente

A Feira Laica é o evento de edição independente mais regular e com maior visibilidade pública em Portugal. Tem como objectivos basilares a promoção da bibliodiversidade e a luta contra o monolitismo cultural.

É um projecto vivo e multifacetado: partindo de uma lógica de espaço de comércio cultural alternativo e justo, tem dado visibilidade a inúmeros editores independentes, artistas gráficos e artesãos e promovido diversos eventos geradores: exposições de artes gráficas, workshops de serigrafia e tipografia, concertos, publicações, cinema de animação…

Ao longo das suas edições concentradas sobretudo em Lisboa (mas com visitas esporádicas a Palmela, Oeiras, Seixal, Porto e Coimbra), a Feira Laica tem assumido um lugar improvável na vida cultural portuguesa enquanto espaço de encontro entre os criadores e o público, numa lógica que permite a aquisição de bens culturais e criações artísticas ou artesanais, sem a existência de intermediários.

A feira é organizada por um pequeno grupo informal de editores e criadores que funcionam como foco galvanizador de uma comunidade criativa muito mais abrangente.

A QUEM SE DESTINA?

Público não determinado com interesse pela banda desenhada, ilustração, literatura, música, impressão e a edição independente em geral. Os mais pequenos também têm o seu espaço próprio com a Mini-Laica (uma feira organizada pelas crianças), contadores de histórias e outras actividades.

HÁ QUANTOS ANOS EXISTE?

Desde 2004, sendo repetida duas vezes por ano, uma no Verão (tradicionalmente na Bedeteca de Lisboa) e outra no período de Natal saltitando nos espaços lisboetas que acolhem actividades de teor Do-It-Yourself.

QUAL É O OBJECTIVO?

Criar um momento catalisador de novidades editoriais, de encontro entre editores independentes entre si e o público, de reflexão sobre a actividade criativa e editorial, de promoção de artistas gráficos e músicos.

QUEM PARTICIPA?

Editores independentes, ilustradores, autores de bd, músicos, realizadores de filmes, impressores, … nacionais e estrangeiros – no passado já nos visitaram os colectivos Glömp(Finlândia) e Stripburger (Eslovénia), autores Alberto Corradi (Itália), Mike Diana (EUA), Albert Foolmoon (França), Nevada Hill (EUA) e Guillaume Soutlages (França), e ainda as Ediciones Valientes (Espanha), Wormgod (Suécia) e Milk+Wodka (Suíça).

No campo musical já participaram projectos como Samizdata Club (evento da Thisco), Traumático Desmame, Lobster, Tiago Guillul / Lacraus, Filipe Leote, Rita Braga, Nevada Hill (EUA), Travassos, Gabriel Ferrandini, Nuno Moita, Pedro Sousa, Filho Único DJ Set, I Had Plans, Kill Me Tomorrow (EUA), Filipe Felizardo, Filho Da Mãe, Amon Düde (Finlândia), Riding Pânico, Goran Titol, Rudolfo, etc…

QUE POSSO COMPRAR NA FEIRA?

Fanzines, livros, discos (CDs e vinis), serigrafias, zines, livros de autor, k7s, entre outros objectos e artefactos que desafiam as prateleiras convencionais das livrarias.

EVENTOS

Exposições – algumas tornaram-se itinerantes como a impronunciável åbroïderij HA!que percorreu os Maus Hábitos (Dez’08), Casa da Animação (Jan/Mar’09), Biblioteca de Abrantes (Abr’09), Festival Outfest (Mai’09), Bedeteca de Beja (Fev’10), Chiado Afterwork (Mai’10) e Claustros do Instituto Politécnico de Setúbal (Jun’10) – ; concertos; Mini-Laica; murais, cinema de animação e workshops.

VII Feira Laica de Lisboa, 2007 - Bedeteca de Lisboa

XVIII FEIRA LAICA 
PROGRAMA COMPLETO

Bedeteca de Lisboa
(e ainda na Trem Azul e Matéria-Prima)
25 e 26 de Junho, entre as 14h e 20h
ENTRADA LIVRE (excepto concertos)

EXPOSIÇÕES

- na BEDETECA DE LISBOA (25 de Junho a 29 de Julho), colectiva de ilustração portuguesa de Novos Talentos com Lucas Almeida, Ricardo Martins, Margarida Borges, Lucas Barbosa, Rudolfo, André Coelho, Sílvia Rodrigues, David Campos, Uganda Lebre, José Smith, Afonso Ferreira

- na loja TREM AZUL JAZZ STORE (25 de Junho a 30 de Julho), individual de BD de Neuro
- na loja MATÉRIA-PRIMA / Bairro Alto (24 de Junho a 6 de Julho) colectiva de serigrafia Hecatombe

CONVIDADOS ESPECIAIS

- Neuro (1980), artista gráfico romeno residente em Copenhaga cujo primeiro livro será editado pela MMMNNNRRRG

- Quatro artistas do colectivo Hecatombe, grupo de artistas gráficos que trabalham em bd, ilustração e serigrafia.

FEIRA
(editores e novidades editoriais)

Este é o encontro de relevância de editores independentes, as inscrições estão abertas e já temos algumas confirmações: Ana Ventura (ilustração), Associação Chili Com Carne (bd, ilustração, literatura, ensaio), Associação Tentáculo (bd), Averno (Poesia, livros), Bedeteca de Lisboa / Livraria Municipal (bd, ilustração), Bíblia (poesia, arte), Blam Blam (zines) +Toys Are Evil (broches), Bruno Borges (zines), jornal Coice de Mula (publicações libertárias), Contra-prova (gravura, ilustração), Dedo Mau (ilustração) + zine É Fartar Vilanagem! (zines, bd), El Pep (bd), Faca Monstro + Marvellous Tone + Soopa (música), A fartura do corpo que não pede e não precisa (zine), Hecatombe (zines e serigrafia),Imprensa Canalha (ilustração), Jaime Raposo (ilustração, livro de autor), LeoteRecords (música), Massa Folhada (livros de autor), Mia Suave (poesia), MMMNNNRRRG (bd e ilustração), Narcolepsia + Cérebro Morto (música, k7), Oficina Arara (serigrafia), Oficina do Cego (impressões), Opuntia Books (graphzines), Paracetamol (zines) + Propaganda 13 (street-art, t-shirts), Ricardo Castro (jogos de cartas ilustradas & malditas!), Quarto de Jade + Serrote (livros), Thisco (musica), Tobias Serigrafias e Um grave problema de Miopia (zine).

E ainda Artesanato urbano & Vintage: Dina Ladina, Manuel Leitão, Pega-me, Rita Costa, João Bragança, a Madureira e a Noveloteca, Jorge Dutti, Mayoke, Rub-a-Duckie,… e a habitual mesa dos DISCOS e LIVROS em segunda mão com preços inacreditáveis (desde 0,1€!).

NOVIDADES EDITORIAIS

- Abria-te essa cona toda, zine de Brunão, The Milky Way, Boca Doce, Holmes Gouveia, Rámon Jamón,…
- AcontorcionistA (MMMNNNRRRG), livro de Grupo Empíreo
- A Minha Drogaria EP (Leote Records) de Presidente Drógado
- Çuta Kebab & Party (Chili Com Carne + Faca Monstro), vinil 10″
- Famous Tumours, livro de autor Jaime Raposo
- Lodaçal Comix #2 (Ruru Comix), zine bd de vários autores
- Neuro-Trip (MMMNNNRRRG), livro de Neuro

ainda quentes: Os Animais Domésticos (Quarto de Jade), livro de Maria João Worm ;Futuro Primitivo (Chili Com Carne), v/a ; Ghuna X (Marvellous Tone), LP ; Mundos em Segunda Mão, vol.1 (MMMNNNRRRG), de Aleksandar Zograf.

CONCERTOS
(Sábado)

- M-Pex e Thermidor no auditório da Bedeteca de Lisboa, das 18h às 20h. Acesso: 3 euros a favor da Thisco.
- Festa Laica com Somália e Çuta Kebab & Party (lançamento de disco vinil 10″ pela Chili ComCarne e Faca Monstro) na TREM AZUL, às 22h. Acesso: 3 euros a favor da Soopa.

Thermidor



CONCERTOS
(Domingo)

- Moca Loura e Ghuna X vs R- no jardim da Bedeteca de Lisboa, às 18h. Acesso 3 euros a favor da Mia Suave.

Sinopses: Como sempre a programação musical da Laica é versátil mas este será o ano mais eclético e “fusionista” de sempre! Começamos com a guitarra portuguesa com ritmos electrónicos dando ao Fado um estilo Up-grade, é a proposta do repetente M-PeX, seguido pela electrónica ambiental e Dark de Thermidor.

ÚLTIMA HORA: 
 durante o Sábado à tarde, Vasco Alves toca o seu “am/fm keyboard 6″ 
criando um ambiente sonoro de esquizofrenia rádiofónica.

A festa na Trem Azul irá começar mal, talvez com má-disposição mesmo graças ao Noise primitivista dos Somália! Mas alegrem-se que há mesmo FESTA com o concerto dos Çuta Kebab & Party até porque será mesmo uma Festa de Lançamento do seu disco vinil. Projecto devoto à música popular e “fast-food” euroasiáticas, protagonizado por produtores portugueses que se deixaram seduzir pela colisão entre antiguidade, modernidade, tradição e imediatismo que ambas propõem. Durante uma semana a fluxo de Falaffel, Kebabs e Narguilé, foi produzido um EP que homenageia esta cultura híbrida, evocando-a a partir de uma perspectiva ocidental, com o uso de “found tapes” oriundas de bairros turcos de cidades europeias, gravações feitas em “kebab shops” e ritmos da música tradicional turca e curda.

Domingo, é dia de carregar energias de forma lenta, e propomos Poesia musicada Moca Loura um projecto de Nuno Moura (Mariposa Azual, Mia Suave) com João Guimarães (bateria) e Ricardo Ribeiro (clarinete-baixo) em estreia universal. Poesia e música como nunca foram ouvidas (nem pelos próprios, porque reina o improviso). Depois vai ser a colisão de Dub abstracto de Ghuna X com a bateria de R- (Lobster, I Had Plans,…) tal como foram descobrindo na tournê europeia da Chili Com Carne no ano passado.

Dunga, Dont Cry

FILMES
(Sáb. 16h, auditório da Bedeteca)

No auditório da Bedeteca de Lisboa, cerca de 40 minutos:

João Tocha (Portugal) : Pedro Zamith : O Walt Disney Underground
Toffeur (França) : Promotion Canopée
André Ruivo (Portugal) : It’s moving
Mina Anguelova (Portugal) : A Little Song About My Diseases, 1) Psoriasis, 2) Candida Albicans, 3) Cannibalistic Bulimia
Laur Balaur (Roménia) : Deep in Space
Vladimir Palibrk (Sérvia) : Dunga Don’t Cry (imagens)
GRRR (Suiça) : Punk Machine
Javier Fabregas (Espanha) : Infinite girlfriend (vídeo-clip de Mincemeat or Tenspeed)

WORKSHOP

Construção de paínel solar por João Almeida e também como adaptar equipamento já existente para funcionar com energia solar – ex.: telemóveis. Domingo, 16h, cerca de 30m. (Dom. 16h, auditório da Bedeteca)

ANIMAÇÃO INFANTIL

- Noveloteca de Ana Madureira «Eu seguro a meada, tu enrolas o novelo e dobando vamos contando. De uma conversa fiada a dois nasce um livrinho. Assim se faz a Noveloteca, uma biblioteca de novelos e novelas.Actividade para todas as idades.»Sábado e Domingo a partir das 16h

- Mini-Laica São convidados feirantes de palmo e meio para divertirem-se a vender as suas bugigangas por um preço que vai até 1€, e ainda, podem trocar entre si brinquedos e outros objectos. Público-alvo: Crianças e jovens até aos 13 anos. Nº de participantes: 10 feirantes. Horário: 15h ás 18h

- “Pequenos Artistas” Ao longo da feira, as crianças e adolescentes que quiserem ganhar algum “cacau”, podem utilizar o espaço dedicado aos feirantes mais pequenos, aMini Laica, e criarem pequenas/ grandes obras de artes e por à venda. Como por exemplo: Pintar um quadro, cartão postal, construir brinquedos, transformar um objecto noutra peça, etc. Só têm que dar azos a imaginação. Público Alvo: Público em geral a partir dos 8 anos. Horário: a parti das 15 horas. Material: Papel cavalinho A3, cartolina, telas, materiais a reciclar, objectos diversos, tintas, recortes de revistas e jornais, lápis de cor e de cera, cola.

- Pescaria: “BD é Fixe” Por apenas uma pequena história, os visitantes mais pequenos podem desfrutar de uma sessão de pescaria no lago do Jardim e ganhar fabulosos prémios, basta para isso, fisgar um peixe premiado. Horário: a partir das 15h30.

- “Espelho, Espelho meu…” Um espelho estrategicamente posicionado na feira servirá de apoio para aqueles visitantes que quiseres fazer o seu AUTO-RETRATO. Público Alvo: Público em geral. Horário: a parti das 15 horas. Material: Papel cavalinho A3, lápis de carvão, lápis de cor preta.

- Aqui há contos Sessões de histórias promovidas pela Bibliotecas dos Olivais

VII Feira Laica, 2007 - Bedeteca de Lisboa

________________________________________________________

Por impossibilidade do editor, a Pedranocharco não poderá estar presente na Laica deste ano na Bedeteca de Lisboa.
As nossas desculpas pela ausência forçada.
________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page