domingo, 22 de julho de 2012

O BDjornal #29 SÓ SAIRÁ EM OUTUBRO


A capa quase definitiva...

O BDjornal #29
SÓ SAIRÁ EM OUTUBRO

Devido a alguns problemas técnicos (como a falência da gráfica que o imprimia, mas não só), o BDjornal #29, que deveria ter saído no Festival de Beja, só sairá no Festival da Amadora. O atraso deveu-se também à complexidade e extensão do dossier Jean Giaraud/Moebius, que ocupará cerca de 35 páginas deste BDj (contendo as primeiras pranchas de Jean Giaraud assinadas como Moebius, por exemplo), entre outras coisas, que demoraram uma eternidade a chegar-nos às mãos.

Para aguçar um pouco o apetite dos leitores do BDjornal, adiantamos alguns dos temas incluídos neste número:

  • Abrimos com as entrevistas aos autores de Dog Mendonça e Pizzaboy, o argumentista Filipe Melo e o desenhador Juan Cavia – que nos facultou alguns desenhos originais e inéditos, a que se seguem as análises, por Pedro Cleto, dos livros publicados em Portugal, assim como das histórias curtas publicadas na Dark Horse Presents
  • O já referido Dossier Jean Giraud/Moebius, que além do que dizemos acima, incluirá os desenhos enviados pelos desenhadores portugueses que quiseram associar-se à nossa iniciativa, no Kuentro, em homenagem ao autor falecido em Março deste ano e que incluirá um desenho de Jorge Coelho, que não chegou a ser publicado no blogue. 
  • Depois, a biografia inédita, pesquisada e escrita por Leonardo De Sá, de José Abel, um português prematuramente falecido aos 45 anos, que se dedicou sobretudo ao cinema de animação, mas que também realizou banda desenhada, tendo sido mesmo o único português publicado pela Humanoïdes Associés, da qual Giraud foi um dos fundadores. Um outro texto, de João Miguel Lameiras, dá-nos a conhecer a curta obra deste autor. 
  • Outra biografia, esta do cartoonista e autor de BD português, Adolfo Rodríguez Castañé – A sua verdadeira Biografia, também por Leonardo De Sá. 

  • Um texto de Osvaldo Macedo de Sousa, sobre o Centenário do Salão dos Humoristas de 1912
  • A entrevista de André Oliveira a Paulo Monteiro, director do Festival Internacional de BD de Beja
  • A reportagem de José Carlos Francisco da exposição de homenagem a Sergio Bonelli no Festival MAB do Porto
  • A continuação das biografias dos Desenhadores de Tex Willer
  • Uma história curta de Tex, La Preda, escrita por Mauro Boselli e desenhada por Fabio Civitelli, de quatro páginas, inédita em português. 
E MUITAS OUTRAS MATÉRIAS ...

História de Adolfo Rodríguez Castañé no Pim Pam Pum!, sacada do blogue de Leonardo De Sá, ver aqui:  Histórias dos Quadradinhos


_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page