sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BDpress #373: MAURÍCIO DE SOUSA E OSAMU TEZUKA JUNTOS PELA ECOLOGIA - PEDRO CLETO NO J.N.



HERÓIS DE MAURÍCIO DE SOUSA E DE OSAMU TEZUKA JUNTOS PELA ECOLOGIA 

Jornal de Notícias, 28, Julho de 2012 

F. Cleto e Pina 

Esta semana é* distribuída em Portugal a revista Turma da Mônica Jovem #43, na qual as versões adolescentes de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, vivem uma aventura em conjunto com Kimba, o leão branco, AstroBoy e outros heróis criados pelo japonês Osamu Tezuka.

Considerado o pai do manga (banda desenhada japonesa) moderno, Tezuka (1928-1989), conheceu Maurício de Sousa nos anos 1980, tendo os dois criadores de quadradinhos ficado amigos e tido vários encontros no Brasil e no Japão, tendo mesmo projectado uma história em conjunto, que acabou por não se concretizar devido à morte prematura do criador japonês. “Na época em que conversámos, a ideia era fazer uma animação juntando os nossos personagens”, explicou Maurício de Sousa, mas recentemente, após contactos com a família de Tezuka, “achamos melhor começar com uma publicação aos quadradinhos, para depois vermos a possibilidade de fazer um desenho animado também”.

O resultado é “Tesouro Verde” uma história em duas partes, que une os heróis mais emblemáticos dos dois criadores na luta pela preservação da Amazônia e que tem por objectivo alertar os mais jovens para a importância da sustentabilidade.

A Turma da Mônica Jovem #43, lançada há seis meses no Brasil e agora disponível também em Portugal, antecipava a ECO+20, um encontro internacional de temática ecológica, organizado pelas nações Unidas, que teve lugar no Rio de Janeiro em Junho passado.
__________________________________

(*) Nota do Kuentro:  "Esta semana é" refere-se obviamente à data em que o texto saiu no J.N., uma vez que este recorte já tem mês e meio, mas quanto a mim, vale a pena colocá-lo aqui.

Capas da "Turma da Mónica Jovem" #42 e #43




__________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page