quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

INTEGRAL – AS AVENTURAS DE PAIO PERES (1)



INTEGRAL
AS AVENTURAS DE PAIO PERES (1)

Tal como ficou prometido – não pôde começar no dia 17, mas é hoje – damos aqui início à publicação de todas as páginas dos dois álbuns de As Aventuras de Paio Peres, O Espião e Missão em Al-Mahadan, esgotados haverá talvez uns 12 anos.

Trata-se, acima de tudo, de uma muito pequena homenagem a Joaquim Benite, falecido no passado dia 5.

Não só porque ele apadrinhou (em conjunto com Romeu Correia – escritor e dramaturgo almadense, falecido em 1996) e apresentou os álbuns aquando do seu lançamento em Junho de 1995. Foi também alvo de uma brincadeira dos autores, no segundo álbum, Missão em Al-Mahadan, encarnando a personagem Yoachim Ben-Hytte, um judeu apaixonado pelas artes cénicas dos gregos e romanos, mas que, devido à proibição muçulmana do teatro, se dedicava profissionalmente à apanha e comercialização de figos, pertencendo no entanto, a um grupo clandestino (em Al-Ashbounah - Lisboa) que fazia representações teatrais, o que daria azo, no terceiro álbum – que nunca chegou a ser desenhado –, a perseguições mirabolantes dos esbirros do governador árabe da cidade, pelo bairro de Al-Hamma...

Por outro lado quisemos também oferecer esta pequena prenda de Natal aos nossos leitores, para lhes tirar de cima, por alguns instantes, o peso da bendita crise que nos arranjaram.

As Aventuras de Paio Peres começaram a ser publicadas no jornal Outra Banda, do Seixal, em 27 de Fevereiro e 1992, ocupando espaço nobre na página sobre banda desenhada (Outra Banda Desenhada) que então iniciámos nesse jornal. A história foi suspensa na 19ª prancha em 30 de Outubro de 1992, quando terminámos a colaboração no Outra Banda. Contudo, Victor Borges continuou a desenhar pranchas e, a certa altura começámos a procurar editor para a história. Como, apesar de algumas promessas, nenhuma das casas editoras se chegou à frente para a edição, optámos por negociar com a Câmara Municipal de Almada um apoio, que se veio a traduzir na fundação da Pedranocharco Publicações, Lda. e a consequente edição dos dois álbuns de As Aventuras de Paio Peres.

Dado que o apoio da CMA era apenas para UM álbum de banda desenhada, resolvemos realizar um álbum prévio, a que chamámos O Espião – aliás o título correcto é As Aventuras de Paio Peres, segundo as crónicas de Frei Trasimundo de Antuzede, sobre um espião de Afonso Anriques, rei dos portucalenses, ou simplesmente O ESPIÃO... – inventando-se um início que não constava da história original publicada no Outra Banda: o episódio passado no mosteiro em que Frei Trasimundo dita as crónicas ao seu jovem frade-escriba.

É esse episódio (10 pranchas) que apresentamos hoje, seguindo-se amanhã a sequência que havia sido o início da história originalmente, como se pode ver nas páginas do jornal Outra Banda que publicamos abaixo. Prevemos terminar a publicação dos dois álbuns aqui no Kuentro, no dia 27 de Dezembro.

À esquerda, a página do "Outra Banda" onde se iniciou a publicação de As Aventuras de Paio Peres.
À direita, reprodução do original da primeira prancha.

As duas últimas páginas publicadas no "Outra Banda"
______________________________________________

As Aventuras de Paio Peres
segundo as crónicas de Frei Trasimundo de Antuzede, sobre um espião de Afonso Anriques, rei dos Portucalenses, ou simplesmente

O ESPIÃO
J.Machado-Dias (arg.) e Victor Borges (des.)
(1)


Ilustração das guardas













(Continua...)

_________________________________________________________

ATENÇÃO: Para se aproveitar toda a dimensão das imagens e poder ler-se bem os balões, recomendamos que se clique em cima das mesmas e, quando esta abrirem no visualizador do blogue, se clique de novo em cima da imagem, com o botão direito do rato, escolhendo a opção “abrir imagem num novo separador”. Aí pode ser usada a lupa para ampliar mais as imagens. Mas atenção que o novo separador abre por trás dos outros – ver a barra no topo do monitor.

_________________________________________________________

2 comentários:

  1. Curiosamente, acabei agora mesmo de ler os dois albuns aqui referidos (foram adquiridos no miau) e resolvi fazer uma pequena pesquisa à procura das capas para fazer um pequeno comentário no forum de livros BBdE.

    Gostei imenso do segundo volume, sobretudo pelas excelentes referencias a Almada que estão no album. Nomeadamente a referencia a Joaquim Benite e também a referencia aos UHF.

    Parabéns aos autores, lamentando a sua não continuação

    É interessante também a lista de livros a publicar existente na contracapa. :-)

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que ainda havia livros do Paio Peres à venda por aí. Obrigado pelos parabéns. Quanto à lista de livros nas contracapas, a coisa foi pensada como uma série e já estava até escrito o argumento para o 3º álbum, mas as divergências entre os 3 sócios da Pedranocharco e o custo da edição, obrigou a parar tudo. Se bem que ainda se fez uma pequena história - como um intermezzo - de que só tenho alguns desenhos, nomeadamente o desenho que inicia o post de ontem aqui no Kuentro.

    Ainda tentei pegar na série com outro desenhador, mas o tipo estava cheio de problemas e, depois de fazer alguns esboços, abandonou o projecto. Enfim, sem verbas, não há hipótese, claro...

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page