quarta-feira, 3 de abril de 2013

BDpress #358: VIDA DE STEVE JOBS EM VERSÃO MANGA e (última hora): MORREU FRED



VIDA DE STEVE JOBS 
EM VERSÃO MANGÁ 

Público online, 25/03/2013 

Uma revista japonesa começou a publicar, em capítulos, a história da vida de Steve Jobs em formato mangá, a banda desenhada típica do Japão.

A banda desenhada é uma adaptação da biografia autorizada escrita pelo americano Walter Isaacson e a narrativa arranca do ponto de vista do biógrafo.

O primeiro capítulo chegou nesta segunda-feira às lojas, na edição de Abril da revista Kiss (que, apesar do nome, é escrita em japonês). Mas as primeiras páginas foram também colocadas AQUI online. Mostram Isaacson a falar com Jobs enquanto caminham (as longas caminhadas para conversas eram uma das características do fundador da Apple descritas na biografia oficial) e o empresário lhe pede para que seja o seu biógrafo.

Depois das reticências iniciais, Isaacson acaba por aceitar escrever o livro e a narrativa recua para os tempos de infância de Jobs, em que este se debate com a questão de ter sido adoptado, avançando depois rapidamente para o período da faculdade em que o protagonista conhece o outro fundador da Apple, Steve Wozniak.

A Kiss, que traz uma chamada de capa para a banda desenhada, é uma revista mensal destinada ao público jovem feminino.





______________________________________________________

___________________ ÚLTIMA HORA ___________________

MORREU O AUTOR FRANCÊS 
DE BANDA DESENHADA FRED
CRIADOR DE "PHILÉMON" 

Frédéric Othon Aristidès "Fred" (1931-2013)

Sol online, 3 de Abril, 2013 

O autor francês de banda desenhada Fred, um dos nomes da BD franco-belga, criador da série "Philémon", morreu na terça-feira, aos 82 anos, anunciou hoje a editora Dargaud. 

Fred, nome artístico de Frédéric Othon Aristidès, de ascendência grega, nasceu em Paris, em 1931, e estreou-se no desenho humorístico numa publicação para crianças, mantendo, durante vários anos, colaborações com vários jornais franceses. 

En 1966, René Goscinny, então editor na revista Pilote, publicou "La Clairière des trois hiboux", o primeiro episódio protagonizado por uma das personagens mais conhecidas criadas por Fred, Philémon. 

Entre as obras publicadas, além da série Philémon - da qual está editada um volume em Portugal - contam-se, por exemplo, "Le Petit Cirque", "A história do corvo de ténis", "A história do contador eléctrico" e "O diário de Jules Renard lido por Fred", títulos também editados no mercado nacional. 

Fred foi um dos poucos autores de banda desenhada a ser duas vezes premiado no festival de Angoulême, em 1980 e em 1994, ano em que foi distinguido com o álbum "A história do corvo de ténis". 

Em Portugal foi premiado como o melhor autor estrangeiro, no Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1995 e 1997. 

O autor francês também trabalhou em televisão e em cinema. Foi conselheiro do Governo francês para a área da banda desenhada.




______________________________________________________

PUBLICIDADE

Explicações de Geometria Descritiva 
por explicador experiente licenciado em Arquitectura em 1993.
Do 10º, 11ª, 12º anos e faculdade.
Preparação para exame.


______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page