quarta-feira, 17 de abril de 2013

BDpress #365: PORTUGUESAS VENCEM CONCURSO DE MANGÁ EM INGLATERRA


PORTUGUESAS VENCEM 
CONCURSO DE BANDA DESENHADA [MANGÁ]
EM INGLATERRA 


JPN - Jornalismo Porto Net, 6 Abril 2013 

Por Filipa Barbosa 

Duas portuguesas foram as vencedoras da Manga Jiman 2012, uma competição internacional de banda desenhada. Gisela e Sara, venceram cerca de 70 participantes com o trabalho "I Love You". 


Gisela Martins e Sara Ferreira, atualmente a residir em Inglaterra, decidiram participar na Manga Jiman Competition, um concurso de banda desenhada de manga no Reino Unido, promovida pela Embaixada do Japão.

As jovens desenvolveram "percursos profissionais independentes" durante algum tempo mas, em 2011, decidiram agrupar-se e montar um estúdio freelance no Reino Unido. "Somos as diretoras artísticas do trabalho uma da outra, acreditamos que as diferenças de estilo entre as duas complementam o trabalho final e permitem-nos alcançar um número maior de clientes", contam ao JPN.

O gosto pelo desenho "esteve sempre presente" e, graças às animações "que passavam na televisão, o interesse aumentou". Sara e Gisela passaram várias horas "com a cassete de vídeo pausada, a fazer desenho à vista", recordam. Mais tarde, com recurso a livros de banda desenhada japonesa e manuais de desenho, foi mais fácil "começar o projeto autodidata e desenvolver" um estilo e uma aprendizagem "mais séria".

"Não estávamos preparadas para conseguir chegar tão longe"

A oportunidade de participar no Manga Jiman, surgiu através de uma simples pesquisa. "Estávamos à procura de eventos de anime e manga em Inglaterra e encontrámos blogues ingleses a falar sobre o concurso. Assim que descobrimos que não havia limitações quanto à nacionalidade dos participantes, decidimos imediatamente tentar a nossa sorte", afirmam.

A vitória no concurso significou "dois sonhos tornados realidade": o Manga Jiman contribuiu para que as artistas se sentissem reconhecidas e permitiu-lhes que viajassem "a países de origem de artistas" que admiram. "Somos humildes no que fazemos e estamos mais focadas em trabalhar o que torna complicado apostar na auto-promoção. Ter alcançado a vitória trouxe-nos a oportunidade de partilhar o que fazemos com muitas mais pessoas do que conseguiríamos pelos nossos próprios meios", contam as jovens.

"Estamos com energias renovadas e mais confiança nas nossas capacidades"

O Manga Jiman apresenta uma diferente temática a cada ano e, em 2012, "Ganbare", que significa "dá o teu melhor", "não desistas" ou "vai em frente", foi o tópico principal. Esta escolha deveu-se, essencialmente, a todas as dificuldades passadas recentemente pelo Japão.

A peça "I Love You" acabou por lhes valer o primeiro prémio no concurso e conta a história de um rapaz, Brian, "que desde pequeno se apaixonou por Sophie". "Ao longo dos anos tenta, sem sucesso, confessar os seus sentimentos por ela até que finalmente ganha coragem para o fazer", contam.

Depois da vitória há novos projetos em vista: as duas jovens estão a desenvolver duas histórias "originais" e participam "na criação de uma antologia" para o concurso de 2013, com os anteriores vencedores do Manga Jiman. Sara e Gisela encontram-se ainda a colaborar com o Iberanime Lx 2013, um evento dedicado a todos os fãs da cultura pop japonesa, onde vão estar presentes em vários workshops.


 

_____________________________________________________

O texto original está escrito de acordo com o "Aborto Ortográfico" em vigor - ao que parece entretanto  suspenso, devido à recusa de Angola e ao adiamento do Brasil -, mas como de costume, respeitamos o modo como estão escritos os textos originais.

_____________________________________________________

 
Locations of visitors to this page